Casa Cor 2014: Cozinhas modernas por Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores

Conheça os diversos tipos de iluminação para decoração de ambientes

Flavia Flavia
Loading admin actions …

A iluminação é um dos fatores mais importantes para garantir o conforto de qualquer ambiente, seja ele residencial ou comercial. A luz é essencial para todos os aspectos do dia a dia: desde a preparação dos alimentos, a leitura, os estudos e a realização de outras atividades diárias. Por isso, calcular exatamente a quantidade necessária de luz para cada local garante o conforto para os cômodos da casa, seja na sala de estar ou no banheiro.

São diversos os benefícios da criação de um projeto luminotécnico adequado. Um deles é deixar a iluminação artificial da sua casa funcional e bonita, e em muitos casos realizar a economia de energia no seu apartamento ou casa. 

Neste livro de ideias a homify você encontra o tipo de iluminação certa para a sua casa. Com estas dicas, você vai deixar o local bonito, bem iluminado e confortável, e contribuir para uma atmosfera perfeita. Com a iluminação certa, você pode valorizar os ambientes do seu lar e deixar as tarefas diárias mais agradáveis. Entre as opções, estão diversos tipos de de iluminação, seja natural ou artificial. Confira:

Veja também: dicas de iluminação para banheiros pequenos.

Tipos de iluminação residencial

Iluminação: Salas de jantar modernas por AL11 ARQUITETURA
AL11 ARQUITETURA

Iluminação

AL11 ARQUITETURA

Existem três tipos principais de iluminação residencial: iluminação direta, iluminação indireta e iluminação difusa. Através de diversas técnicas, é possível usá-los nos mais diferentes cômodo, criando espaços flexíveis e versáteis. Um ponto importante na hora de realizar o projeto é pensar que cada proposta e ambiente pede um tipo de iluminação específica, que pode se enquadrar nos três tipos citados anteriormente. Vale lembrar que a iluminação artificial vai complementar os diversos tipos de iluminação natural que os ambientes recebem, tornando-os ainda mais agradáveis.

Lembramos que a iluminação pode ser utilizada nos mais diversos casos, como para ressaltar algum elemento, separar ambientes, definir áreas de circulação, e diversos outros. Com todas as ideias em mente, o arquiteto ou designer de interiores ou irá realizar o seu projeto luminotécnico, através de uma planta do local com as especificações de lâmpadas, luminárias e os pontos elétricos necessários na hora da construção ou reforma. Uma dica é, independente do tipo de iluminação que você quer criar, optar por lâmpadas de LED, que são uma alternativa econômica, durável e de boa qualidade.  

Veja a seguir os três principais tipos de iluminação da arquitetura para projetos de luminotécnica. 

Iluminação direta

Neste tipo de iluminação residencial, a luz que incide diretamente sobre algum ponto do ambiente. Neste caso, é comum ter uma luminária ou abajur focando em algum aspecto específico da casa, como um criado mudo, uma escrivaninha ou até uma poltrona dedicada a leitura. Esse tipo de luz é indicado para criar uma região clara que facilite a execução de trabalhos diários, como estudos, costura, leitura, entre diversos outros. Um abajur é indicado neste caso, caso você goste de ler ao deitar, por exemplo.

Iluminação indireta

Na iluminação indireta, a luz reflete na superfície branca e se distribui pelo ambiente. Este caso é comum a casas que possuem forro de gesso, por exemplo, como é o caso desta cozinha. Este tipo de iluminação é suave, costuma iluminar cômodos inteiros e é mais aconchegante, independente do cômodo que ele está instalado.

Iluminação difusa

PROJETO DE ILUMINAÇÃO – RESIDENCIAL: Salas de jantar modernas por Boutique dos Lustres
Boutique dos Lustres

PROJETO DE ILUMINAÇÃO – RESIDENCIAL

Boutique dos Lustres

A iluminação difusa distribui uniformemente a luz no ambiente. Ela também é bastante utilizada em salas, quartos e banheiros. Além disso, ela é uma boa escolha para mesas de jantar e bancadas, por exemplo. 

Exemplos de projetos de iluminação

Nesta sala de estar, a iluminação é um dos destaques, assim como a decoração sofisticada. O local transmite uma atmosfera interessante quando todas as suas luzes são acesas. Esta luminária moderna no centro do cômodo torna a composição da área mais elegante, cria um ponto focal no meio da sala, sem deixar de lado o aconchego e o conforto visual.

Neste ambiente a iluminação tornou o local atraente para quem utiliza o espaço no dia a dia. Os lustres criam um efeito diferenciado e conferem o tom certo à decoração, exalando elegância e relaxamento para os encontros descontraídos com amigos e familiares.

Esta sala de estar mistura diversas técnicas de iluminação para criar um ambiente confortável e atraente. No teto, luzes em led embutidas no gesso trazem sofisticação e um toque de elegância ao local, decorado com referências modernas. 

Esta sala de estar possui um home theater como objeto central, e é rodeado de móveis em tons amadeirados, que trazem sofisticação ao ambiente. As diversas técnicas de iluminação usadas nesta sala ajudam a equilibrar todos os alementos e deixar o local ainda mais acolhedor.

De qual projeto você mais gostou? Conte para nós nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!