Decoração com velas: saiba como apostar e veja 16 ideias

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Decoração com velas: saiba como apostar e veja 16 ideias

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Amarelo na Decoração por Cena De.Coração Moderno
Loading admin actions …

Segundo dados históricos, estima-se que as primeiras velas foram produzidas cerca de 50.000 anos a.C., eram feitas com gordura animal no estado líquido e usavam fibras de plantas que funcionavam como pavio. E os primeiros vestígios arqueológicos encontrados em cavernas apontam para o uso delas com formato de bastão no Egito e na Grécia antiga. Os gregos acreditam que a chama, quando era observada ininterruptamente, permitia a visão dos deuses e espíritos. A vela também foi muito utilizada durante a Idade Média para iluminar igrejas, mosteiros e salões. Por muito tempo, foi considerada um artigo de luxo na Europa, especialmente em Paris, em 1292. A cidade descobriu uma forma de fazer dinheiro e contava com mais 71 fabricantes de velas.

Ao longo da história, a vela teve inúmeros formatos. Ainda no século 13, ela chegou ser feita de duas formas: gordura animal e cera de abelha. Em 1854, surgiu a parafina, mas não temos conhecimento de quem foi o seu inventor, pois, foi um produto utilizado por toda a humanidade, quando não existia outro meio de iluminar os ambientes e estabelecimentos. As velas são fabricadas com estearina e parafina ou substâncias derivadas do petróleo, mas deixou a função de ser iluminação por necessidade e, hoje, tem a função de item decorativo. Afinal, são itens muito versáteis e funcionam muito bem em espaços externos e ambientes internos – sem restrições. 

As velas também não podem ficar fora da decoração das datas ou momentos especiais, como Natal, aniversários, casamentos e outras ocasiões marcantes da nossa vida moderna. E a principal vantagem das velas é que elas são econômicas e não desperdiçam energia. Por isso, se você gosta de ambientes com iluminação intimista, as velas podem ser uma excelente opção para a decoração. Elas diferentes utilidades: iluminar, decorar, perfumar o ambiente e ainda dão um toque charmoso para a sala de estar, quarto, banheiro, sala de estar, entre outros espaços.

Além disso, existem várias maneiras de utilizar as velas. Elas podem ficar suspensas, em garrafas de vidro, em taças, castiçais, copos, vasos e candelabros. Além disso, você também pode combiná-las com outros acessórios decorativos, como arranjos de flores, plantas e frutas e, também, apostar nas coloridas ao invés de sempre optar pelas brancas. 

Lembre-se que aqui na homify temos os melhores decoradores de interiores para te ajudar e tornar a sua decoração especial, além de ambientação temática. 

Agora, convidamos você a seguir conosco e se inspirar nas diferentes formas de inserir a vela na sua decoração.

1. Decoração temática com velas em copos de vidro

Cilindros com Velas Flutuantes por Cena De.Coração Moderno Vidro
Cena De.Coração

Cilindros com Velas Flutuantes

Cena De.Coração

Como mencionamos, existem diversas maneiras de utilizar as velas na decoração de interiores ou temáticas. Elas podem ficar flutuando dentro de um copo com água ou apenas dentro de um suporte para decorar o ambiente. Nesta proposta, as velas foram decoradas com pétalas de rosas-amarelas e com um tecido branco.

2. Velas na entrada

Para dentro de casa, elas também podem ganhar um suporte diferente para o ambiente ter uma aparência mais elegante. Quando você optar pela vela branca é importante inserir um detalhe colorido para criar um ponto de contraste no ambiente, como vemos na imagem.

3. Arranjos de flores com velas

Mesa de Convidados por Cena De.Coração Rústico
Cena De.Coração

Mesa de Convidados

Cena De.Coração

As velas e as flores são combinações lindíssimas para decorar um ambiente em uma data especial ou apenas para proporcionar para deixar o ambiente da sua casa agradável. A vela branca é a mais usada na decoração para criar um clima intimista e para combinar com a decoração colorida. 

A vela branca também costuma ser usada em batizados e outras ocasiões religiosas, pois, simboliza pureza. 

4. Decoração com velas e vidros

A vela ainda é item indispensável em qualquer casa ou apartamento, porque na falta de energia é à vela que recorremos. Por isso, você pode inserir em diferentes áreas da sua casa. Aqui, vemos em diferentes formatos no hall de entrada. A decoração rústica dá um toque único para o ambiente. A vela combina perfeitamente com os adornos na cor branca.

5. Vela na entrada no aparador de raiz de imbuia

Quer dar um toque diferente na decoração e ter uma vela de emergência? Esta pode ser proposta ideal para você. O tronco de raiz de imbuia e o charme da decoração, mais uma vez vemos a vela branca em harmonia com o arranjo de orquídeas.

A cor branca e importante para criar um ambiente limpo e sem pesar na decoração, especialmente porque o tom também proporciona um ar mais elegante para o ambiente.

6. Velas na mesa de jantar

Salas de jantar campestres por homify Campestre

O estilo campestre também combina muito bem com velas e você pode inserir mais na mesa de jantar. Nesta proposta a beleza da decoração está nos diferentes formatos e tamanhos das velas.

O azul da mesa de jantar dá o toque de cor necessário para o ambiente, além da leveza do verde das plantas em determinados pontos da sala de jantar.

7. Velas coloridas e perfumadas

Estava sentido falta de uma vela colorida? Aqui, temos uma em harmonia com a branca, mas observe que tem um outro acessório combinando com o vermelho. É importante combinar a tonalidade da vela com outro detalhe da mesma cor, assim não causa a sensação de uma decoração aleatória.

8. Velas na mesinha de dentro

Jardim Paulista | Residenciais Salas de estar modernas por SESSO & DALANEZI Moderno
SESSO & DALANEZI

Jardim Paulista | Residenciais

SESSO & DALANEZI

Neste ambiente, a sutileza está na mesinha de vidro com as duas velas finas. Aqui, o que mais chama atenção são as luminárias suspensas e os adornos coloridos que proporcionam um ambiente acolhedor. E a função da vela entra mais como algo intimista na decoração.

9. Mesa de jantar com duas velas decorativas

Na sala de jantar, a mesa ganha destaque com o conjunto de velas como adorno entre as duas orquídeas. Em épocas de festas ou momentos especiais, insira velas em arranjos maiores para deixar o ambiente mais requintado e elegante. Para um jantar a dois, as velas pequenas fazem toda a diferença. E, para jantares com amigos e familiares também acrescentam muito charme, além de proporcionar um ambiente intimista e agradável.

10. Velas para relaxar e meditar

Neste lindo ambiente, foram utilizados um conjunto de três velas grandes sem suporte, posicionados na mesa de madeira. A combinação das velas com a cortina branca proporciona um clima agradável para relaxar.

A flor amarela também proporciona um toque de cor que o espaço precisa na medida certa.

11. Decoração com velas suspensas

Uma ideia legal para espaços grandes é usar uma parede divisória de ambientes, que delimita a área de ingresso à propriedade. Uma boa pedida para essas áreas são os tapetes, que fazem uma ótima combinação com essas lanternas de madeira e vidro.

12. Para um banho relaxante na banheira

Refúgio na Montanha - Casa Cor MG 2014 Banheiros rústicos por Gláucia Britto Rústico
Gláucia Britto

Refúgio na Montanha – Casa Cor MG 2014

Gláucia Britto

A vela também é conhecida para criar um ambiente relaxante, por isso que é muito utilizada no banheiro, no quarto antes de dormir e na hora de meditar. 

Apesar de ser algo simples, a vela faz a diferença em qualquer decoração, pois sem a vela você terá a sensação que sempre falta algo dentro da sua casa.

13. Para decorar o banheiro

Uma opção para banheiros são essas pequenas gaiolas que ficam um charme quando as velas estão acesas. Nesta imagem, elas estão na bancada do vaso sanitário, mas elas também podem ser colocadas em cima da pia ou em bancadas.

14. Velas no banheiro

Banheiros rústicos por homify Rústico

Se você tem uma banheira em casa, o uso das velas pode ajudar a criar um clima de spa e deixar seu banho mais relaxante, já que a atmosfera fica mais envolvente com os pontos de luz em diferentes locais. Uma outra boa opção é colocar as gaiolas suspensas, deixando o banheiro ainda mais encantador.

15. Decoração com velas em taças

Castiçais e taças decoradas criam um efeito interessante no quarto. São acessórios simples e versáteis, mas que fazem a diferença em qualquer decoração e ambiente. E, você não precisa comprar suportes para as velas, aqui temos o exemplo perfeito para você usar o que tem em sua casa.

16. Castiçais sobre mesas decoradas

Móveis ricos em detalhes combinam super bem com castiçais transparentes, pois são neutros e realçam a decoração da mesa de jantar. Além disso, o vidro dá um ar de limpeza para o ambiente. Esses castiçais também dão proteção à vela e, por isso, são mais seguros. Mas, não indicamos para quem tem crianças em casa.

Gostou das ideias de como usar as velas na decoração de interiores? Deixe seu comentário
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!