Conheça 9 Estilos De Decoração Perfeitos Para Casas E Apartamentos | homify

Conheça 9 Estilos De Decoração Perfeitos Para Casas E Apartamentos

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Apartamento em Itaipava Giselle Wanderley arquitetura Salas de estar campestres
Loading admin actions …

Sabemos que decorar uma casa requer uma atenção especial por causa dos diferentes estilos de decoração de interiores que, principalmente encontramos em revistas, em sites especializados, em feiras do setor e etc. Nós da homify estamos aqui para te ajudar para que você escolha o estilo  de decoração que seja de acordo com o seu estilo de vida e com a sua personalidade  e para que você saiba diferenciar cada um. 

Se você pensa em reformar completamente a sua casa, não pode deixar de acompanhar o nosso livro de ideias de hoje. Você ficará por dentro dos principais estilos de decoração e dos projetos dos profissionais da nossa plataforma, que certamente, vão te encantar e servir de inspiração. Aqui você irá descobrir que cada elemento para compor um espaço tem um fator que determinará o estilo decorativo tanto externo como interno da sua residência. 

É importante se planejar, criar uma lista, analisar valores, conferir lojas online ou lojas perto da sua casa. Depois de fazer o seu plano, você está liberado para se divertir nas compras e apostar em elementos para criar um ambiente perfeito como um cenário de cinema ou novela. No entanto, você não precisa comprar algo que está na moda ou seguir uma tendência, pois tudo muda a cada momento e nem sempre é possível renovar a decoração da sala de estar a cada estação. 

Lembre-se também que existem centenas de profissionais altamente qualificados que podem te auxiliar a ter a sua decoração dos sonhos. O papel dos designers de interiores é justamente encontrar as soluções de decoração que transmitam a sua personalidade de maneira harmoniosa e inteligente. 

Aposte em estilos mais versáteis e fáceis para compor uma decoração harmoniosa e os mescle. Por exemplo: contemporâneo e moderno, campestre e rústico, minimalista e clean entre outros. Não queremos que você faça uma salada de fruta e nem que siga cada tendência, mas queremos te ajudar a criar com profissionalismo um espaço totalmente confortável para você relaxar e se sentir à vontade sozinho ou com a sua família.

Por isso, selecionamos 9 ideias de ambientes decorados com os mais diversos estilos de decoração que vão te inspirar.

1. Estilo campestre

Casa da Serra Duo Arquitetura Cozinhas campestres Madeira Bege
Duo Arquitetura

Casa da Serra

Duo Arquitetura

Vamos começar com o estilo campestre que também lembra o estilo rústico, ambos estão ligados com a natureza: elementos naturais e com a simplicidade da vida no campo. Decorar qualquer cozinha com o estilo campestre torna o ambiente muito acolhedor e com uma sensação gostosa de sossego. 

A cortina de renda é um item marcante do estilo campestre que você pode inserir na parte da pia e na janela. O estilo também valoriza a paleta de cores neutras para proporcionar a sensação de um ambiente maior.

Tradicionalmente, o estilo campestre está associado a antigas casas de campo, por isso tem o nome campestre e, embora seja esse o seu habitat natural. Hoje, não importa se você vive no campo, na fazenda ou em uma grande cidade, pois você pode criar um ambiente completamente com o ar do campo no seu apartamento – mesmo que seja localizado no centro da cidade.

Mas, não esqueça do principal elemento: a madeira – é um material marcante, por isso, você não pode deixá-la de fora da decoração, especialmente em uma peça com um aspecto mais rústico. Aposte também nos itens de tapeçaria com estampas florais, nas plantas e peças de couro, como uma poltrona ou um sofá.

Sempre sonhou em ter uma mesa de madeira na sua casa? Não perca então o nosso livro de ideias com uma seleção especial com 19 mesas de madeira para todos os estilos de decoração.


2. Estilo escandinavo

O estilo escandinavo tem atraído seguidores pelo mundo e a sua origem vem do norte da Europa, mais precisamente Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega. Com inverno muito rigoroso, as pessoas passam a maior parte do tempo em suas casas, por isso, exige uma decoração com cores claras ou com tons pastel. Além disso, os revestimentos com toque suave também contribuem para deixar os ambientes mais acolhedores, como vemos nessa cozinha.

Aqui, uma decoração infalível: a madeira aparece de um jeito moderno, em um bonito contraste com o branco do armário.

A mistura entre clássico e contemporâneo sempre rende boas ideias para completar a decoração escandinava, como nessa sala de estar. A parede ganhou um revestimento em madeira na cor clara e móveis de linhas retas. Repare na simplicidade da composição dos quadros e da escolha de cada peça decorativa: a mesinha azul deixou a sala completamente charmosa.

MOOD- Apartamento Interlagos Estúdio MOOD Salas de estar minimalistas
Estúdio MOOD

MOOD- Apartamento Interlagos

Estúdio MOOD
Este projeto de sala em estilo escandinavo conta móveis brancos que são pincelados por detalhes em madeira clara. Aqui as linhas retas predominam.

3. Estilo minimalista

O estilo minimalista é incrível, pois tem a capacidade de agradar qualquer pessoa. O minimalismo é um estilo que se utiliza o mínimo de peças na decoração. A ideia é usar apenas o necessário para que os espaços tenham boa funcionalidades. 

A metade do armário escuro, com visual cinzento, serve de pano de fundo e cria um constraste interessante com a madeira clara dos móveis nesta cozinha.

projeto apartamento flat contemporâneo ABHP ARQUITETURA Salas de estar minimalistas Madeira Cinza
ABHP ARQUITETURA

projeto apartamento flat contemporâneo

ABHP ARQUITETURA

As cores são neutras, com predominância de branco, preto e cinza, além da iluminação natural. Os contrastes ficam por conta de algumas peças coloridas, como o sofá na cor bege. No estilo minimalista os móveis são baixos, elegantes e simples. Os acessórios são poucos, mas devem ser marcantes, como um quadro na parede ou uma obra de arte para trazer vida ao ambiente. 

4. Estilo contemporâneo ou moderno

Fotos para Habbite Engenharia - Ipanema l RJ ArielCPhoto Cozinhas modernas
ArielCPhoto

Fotos para Habbite Engenharia – Ipanema l RJ

ArielCPhoto

É impossível não se apaixonar por esta cozinha no estilo moderno e contemporâneo, que mistura materiais e matizes neutras. O projeto faz parte de um pequeno apartamento com ambientes integrados e apresenta uma composição com armários e prateleiras na cor branca. A bancada de madeira serve de base para dividir a cozinha da sala de jantar, além disso, o material da bancada é o mesmo que reveste o tampo da mesa com uma proteção em vidro.

O charme do ambiente fica por conta das lindas cadeiras brancas. As cores das paredes são claras, combinadas com tetos brancos. 

Sala de Estar homify Salas de estar modernas
homify

Sala de Estar

homify

Esta sala de estar prova que não é preciso ter muitos elementos coloridos para criar uma decoração elegante e charmosa. A inusitada parede vermelha dispensa o uso de itens chamativos, o que deixa o visual do ambiente mais leve. 

O vermelho, apesar de forte, não aparece em um tom vibrante, criando uma composição elegante em combinação com o branco do sofá.

5. Estilo tropical

No estilo tropical, as principais cores são azul, lilás, rosa, verde, branco, amarelo, branco e bege. Para não pesar a decoração e deixá-la extravagante, escolha três ou quatro desses tons para aplicar na cozinha e utilize-os com elementos neutros.

Outra opção também é variar entre tons escuros e mais claros dessas cores – por exemplo, se as paredes da sua cozinha possuem uma textura escuro ou vibrante, aposte em móveis neutros, como uma mesa de vidro e cadeiras com desenhos simples. E deixe a cor vibrante por conta das flores e plantas.

Um estilo tropical moderno pode ser descrito como despojado e limpo nesta sala de estar. Os objetos estampados são presença obrigatória em qualquer ambiente que tenha a decoração tropical, como estampas com borboletas, samambaias, palmeiras, pássaros, abacaxis, frutas em geral e até listras são as opções mais utilizadas, e é possível aplicá-las em almofadas, papéis de parede, roupas de cama, poltronas, vasos e onde mais você tiver vontade e deixar o seu ambiente alegre.

Esta sala de estar com uma ótima iluminação natural conta com uma decoração clean que ganha um toque tropical quando pontuada por itens coloridos que nos remetem à natureza como as estampas das almofadas.

6. Estilo rústico

Apartamento Rústico Sofisticado Camarina Studio Cozinhas rústicas
Camarina Studio

Apartamento Rústico Sofisticado

Camarina Studio

Se você é apaixonada por esse estilo, então saiba que não é muito difícil segui-lo e compor a decoração para sua cozinha. Os acessórios que melhor transmitem a atmosfera da vida rural para dentro de um apartamento são aqueles elementos que parecem antigos ou desgastados.

Armários de cozinha com um ar vintage são itens típicos do estilo rústico. Hoje, é possível encontrar diferentes revestimentos que dão uma aparência real de alvenaria, como vemos na imagem: parede da pia revestida com tijolinho e utensílios à vista.

O estilo rústico traz a natureza, frescor e leveza para dentro do seu apartamento. As cores mais utilizadas para a decoração dos ambientes são aquelas inspiradas em elementos naturais como os tons pastéis, tons de cinza que lembra o cimento queimado e estampas florais. O tijolo aparente também é um detalhe que faz parte do estilo rústico e que pode ser inserido na parede da sala de estar de um apartamento ou revestir com vinil.

7. Estilo industrial

Você não precisa fazer isso em sua casa, basta apenas inserir um detalhe e outro para compor o ambiente, como: luminárias suspensas, cor cinza ou preta na parede, eletrodomésticos de aço inox e uma mesa com uma tonalidade marcante.

MM apartment Studio ro+ca Salas de estar industriais
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

Somos apaixonados pelo o estilo industrial, ele está cada vez mais presente no décor contemporâneo, trazendo um pouco do charme urbano para dentro das nossas casas e apartamentos. A moda começou em Nova Iorque, os moradores transformaram antigos galpões em lofts modernos e ambientes integrados de tirar o fôlego. Entre as principais características deste estilo estão os espaços amplos e rudimentares, com suas estruturas expostas em contraste com uma decoração simples e ao mesmo tempo elegante.

Sala de Estar homify Salas de estar industriais
homify

Sala de Estar

homify

Uma maneira rápida de incorporar o estilo industrial na decoração, sem alterar a estrutura da casa, é fazendo uma leve mudança nos acessórios: invista em lâmpadas suspensas, como vemos na imagem e bancos de madeira. Você também pode aplicar papel de parede ou pintura para criar um efeito de tijolos ou concreto à vista, caso você queira dar mais personalidade para a sala de estar.

8. Estilo eclético

Apartamento 07 PB Arquitetura Cozinhas ecléticas
PB Arquitetura

Apartamento 07

PB Arquitetura

Sabe aquela vontade de comprar uma cadeira que não combina em nada com o restante da bancada da cozinha? Se a sua reação em uma situação desse tipo é comprar a cadeira de design diferente e ser feliz, então saiba que você faz parte do tipo dos ecléticos. Uma decoração eclética pode ser muito divertida e proporcionar um ambiente cheio de vida. Mas, saiba que a decoração eclética também é dotada de uma boa dose de complexidade e uma excelente dose de bom senso. 

É preciso criar um ambiente em harmonia, com peças bem selecionadas para o ambiente não parecer uma espaço de achados e perdidos. Você pode acrescentar na cozinha um item marcante que chame de imediato atenção.

Nesta proposta, temos uma mistura de diferentes estilos que resulta em uma sala de estar confortável e limpa visualmente.

O mural da entrada oferece uma sensação agradável e acolhedora para a decoração eclética, com iluminação suspensa, prateleiras de ferro e com tudo à vista.

9. Estilo clássico

O estilo clássico requer uma cozinha com uma decoração limpa e parcialmente ou completamente branca. Os móveis para o espaço também podem conter estruturas torneadas, sendo especialmente fabricados em madeira escura, como mostra a imagem. Para quem prefere clarear o décor, há modelos de mobílias ideais para o estilo clássico produzidas na cor branca ou pode simplesmente pintar de branco.

Para compor a decoração da sala de estar, sugerimos investir em uma cortina com tecidos finos, como por exemplo, seda, e em tonalidades bege, cinza, dourada e branca são ótimas alternativas para o ambiente que segue a linha mais clássica. Se você deseja inserir uma peça que chama atenção, então, nada melhor do que uma poltrona estampada para criar um belo contraste com o sofá branco.

Já esta sala de estar além de contar com uma decoração clássica com tons claros, também conta com muitos detalhes em dourado e um projeto de iluminação que destaca detalhes únicos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os estilos que vimos neste livro de ideias, você já pode entrar em contato com um

arquiteto de interiores

para conversar e ver qual estilo de decoração combina mais com você e com as necessidades da sua casa. Com certeza um profissional saberá colocar em prática tudo aquilo que você sempre sonhou para a sua casa.


Qual estilo de decoração combina com você? Deixe seu comentário
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!