Cozinha com coifa: 59 inspirações deslumbrantes e um guia completo

homify Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Uma cozinha planejada sempre conta com um equipamento que faz o ar e ambiente ficarem sempre limpinhos – a coifa. Neste livro de ideias, trazemos as principais informações sobre ela e 59 fotos de cozinhas com coifa para inspirar você tanto na hora de buscar funcionalidade quanto na hora de pensar na decoração do ambiente. Prepare-se para se deslumbrar com todas elas!

O que é a coifa?

Um elemento sempre presente nas cozinhas planejadas é a coifa. Este equipamento renova o ar do ambiente ao eliminar odores e fumaças e, assim, contribuem também para a conservação do mobiliário e dos eletrodomésticos, já que previnem a acumulação de gordura nas superfícies. Como se pode ver, sua presença é sempre bem-vinda!

Atualmente, o mercado tem à disposição diversos modelos de coifa que não apenas cumprem sua função de exaustão, como também atuam como objetos de design. Mas é preciso ter em mente que a instalação da coifa deve ser planejada desde o projeto de reforma ou construção. O modelo do equipamento precisa ser escolhido a partir da posição e das medidas da coifa, incluindo aí os dutos. Dessa forma, é possível prever o espaço que será destinado ao aparelho e à sua tubulação mesmo que ele só venha a ser instalado posteriormente, evitando obras futuras.

Como funciona a coifa?

A coifa funciona como um exaustor, tratando o ar e enviando-o para fora do ambiente. Isso exige a instalação de um duto metálico que geralmente fica escondido sob um forro e que tem como função direcionar a fumaça e os resíduos para o exterior. Por isso, ela não é indicada para cozinhas muito pequenas ou de apartamentos, onde a instalação do duto pode ser inviável. Nesses casos, deve-se usar um depurador, um equipamento mais compacto que filtra a gordura e os odores e devolve o ar para o ambiente.

Para se determinar a potência de sucção da coifa, devem ser considerados fatores como dimensões do ambiente e intensidade e tipo de uso, especialmente no que se refere às frituras. Por exemplo, se o uso do fogão é intenso, se há preparo constante de frituras ou se há uma churrasqueira no mesmo ambiente, a coifa deve ter maior potência.

Outra situação a ser levada em conta é a existência de muitas portas e janelas no ambiente ou de cozinha americana, casos em que a limpeza exige maior poder de sucção. Portanto, seja qual for o caso, é sempre conveniente que um profissional especializado seja consultado logo no início do projeto.

Quais são os tipos de coifa?

Existem basicamente dois tipos de coifa, o de parede e o de teto. O primeiro é recomendado quando o fogão fica junto a uma parede, que é a situação mais comum em cozinhas menores. Nesse caso, é preciso consultar um especialista que possa verificar se a parede é suficientemente resistente para suportar o peso do equipamento. Também é recomendável que, caso a coifa atue como exaustor, os dutos sejam instalados na mesma parede. Convém lembrar que o aparelho deve ficar a pelo menos 50 mm de distância de paredes laterais ou armários. Este tipo de coifa, vale ainda dizer, pode se apresentar em modelos diversos, desde os mais compactos até os mais encorpados e imponentes. 

Já a coifa de teto – também chamada de coifa de ilha – é utilizada em cozinhas com fogão ou cooktop em ilhas de cocção e deve, por causa do peso, ser instalada diretamente no teto e nunca no forro. O estilo moderno das ilhas centrais vem se tornando uma tendência no Brasil, o que vem fazendo crescer a procura por coifas deste tipo.

Um terceiro tipo de coifa que também pode ser encontrado no mercado é a coifa suspensa, ideal para quem adora um design moderno e totalmente diferente dos tipos convencionais. Alguns modelos têm iluminação configurada por controle remoto, uma característica que os torna objetos altamente decorativos.

Por fim, a coifa de embutir é destinada àqueles que não querem que este equipamento esteja presente na decoração da cozinha. Geralmente, a coifa é colocada dentro do mobiliário e o armário deve ser adequado para recebê-la.

Quais as medidas das coifas disponíveis no mercado?

As coifas disponíveis no mercado apresentam tamanhos que vão de 60 cm a 120 cm. Para os fogões de quatro bocas, recomenda-se os modelos menores de até 70 cm. Já os fogões de cinco ou seis bocas pedem coifas de 80 cm, 90 cm ou 120 cm.

É preciso lembrar ainda que a distância mínima recomendada entre a coifa e o fogão é de 65 cm para modelos elétricos e 75 cm para fogões a gás, mas, por outro lado, essa distância nunca deve exceder 85 cm.

​Como é a manutenção de uma coifa?

A manutenção da coifa é facilitada pelo fato de o ar ser eliminado diretamente no exterior, o que significa que não há acúmulo de gorduras e outros resíduos. A limpeza da coifa, aliás, também é mais fácil por causa dos materiais com que esses equipamentos são feitos, aço inox e alumínio. 

A seguir, apresentamos uma seleção de fotos de coifas em cozinhas dos mais variados estilos. São fotos de cozinhas com coifas de parede e de teto e, no que diz respeito a materiais, cozinhas com coifas de vidro, aço e alumínio. Nas imagens de coifas de teto, o destaque é para as cozinhas planejadas com coifa e cooktop. Confira!

1. Cozinha com coifa de teto e cooktop

2. Cozinha com coifa de teto e ilha com bancada de refeições

3. Cozinha com coifa de teto e ilha com fogão

4. Cozinha planejada com coifa de parede

5. Cozinha com coifa de teto e ilha com cooktop

7. Cozinha com coifa de teto circular e cooktop

8. Cozinha com coifa de teto e ilha com cooktop

9. Cozinha com coifa de vidro e ilha com cooktop

10. Cozinha planejada com coifa de parede

11. Cozinha moderna com coifa de teto e bancada com cooktop

12. Cozinha moderna com coifa suspensa e ilha com cooktop

13. Cozinha rústica com coifa suspensa e cooktop

14. Cozinha com coifa de teto e ilha com bancada de refeições

15. Cozinha gourmet com coifa de parede em destaque

16. Cozinha com coifa de teto, ilha com cooktop e mesa anexa

17. Cozinha com coifa de teto e ilha com cooktop e bancada

18. Cozinha gourmet com coifa de teto circular

19. Cozinha com coifa de teto, ilha com cooktop e mesa anexa

20. Cozinha gourmet com coifa de teto de design moderno

21. Cozinha com coifa de teto circular e ilha com cooktop e bancada

22. Cozinha pequena com coifa de parede compacta

23. Cozinha em estilo industrial com coifas de parede

24. Cozinha moderna com coifa de teto e ilha com bancada de refeições

25. Cozinha com coifa de parede sobre fogão

26. Cozinha com coifa de parede

27. Cozinha pequena com coifa de parede

28. Cozinha com coifa de parede e bancada com cooktop

29. Cozinha com coifa de teto sobre ilha central

30. Cozinha gourmet com coifa de parede

31. Cozinha moderna com coifa de teto e bancada com cooktop

32. Cozinha moderna com coifa de teto sobre bancada com cooktop

33. Cozinha com coifa de parede sobre fogão

34. Cozinha com coifa de teto sobre ilha com bancada de refeições

35. Cozinha com coifa de vidro no teto sobre bancada com cooktop

36. Cozinha com coifa de vidro no teto sobre ilha com bancada

37. Cozinha em estilo industrial com coifa de teto e cooktop

38. Cozinha com coifa de parede

39. Cozinha com coifa embutida

40. Cozinha com coifa de parede em vidro

41. Cozinha moderna com coifa de teto circular sobre ilha com cooktop

42. Cozinha moderna com coifa de teto e bancada com cooktop

43. Cozinha com coifa de teto e ilha central com cooktop

44. Cozinha com coifa de parede e cooktop

45. Cozinha com coifa de parede

46. Cozinha com coifa de parede sobre fogão

47. Cozinha com coifa de parede em vidro e cooktop

48. Cozinha com coifa de parede e cooktop

49. Cozinha com coifa de parede e cooktop

50. Cozinha campestre com coifa de teto e ilha com cooktop

51. Cozinha moderna com coifa de teto sobre bancada com cooktop

52. Cozinha com coifa de teto e ilha central

53. Cozinha com coifa de parede e cooktop

54. Cozinha com coifa de vidro sobre ilha com cooktop

De qual cozinha com coifa você gostou mais?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista