Decoração colorida: 29 maneiras de dar vida à sua sala de estar

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Decoração colorida: 29 maneiras de dar vida à sua sala de estar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apartamento com história no Flamengo: Salas de estar  por Da.Hora Arquitetura,
Loading admin actions …

Há muita gente que tem medo de errar ao usar as cores na decoração. Mas é muito mais fácil e intuitivo do que parece. Neste livro de ideias, você vai conhecer 29 maneiras de vitalizar a sala de estar com cores quentes e frias aplicadas a elementos da decoração, como revestimentos de parede, mobiliário, tapetes, almofadas, quadros e muito mais. Até mesmo plantas e flores podem transformar a sala de estar apenas por causa das suas cores peculiares aliadas a formas suaves. Confira!

1. Pontos de cor

As cores não precisam entrar na sala de estar em doses maciças. Pontos de cor na decoração, como no exemplo da imagem acima, contra uma base branca ficam simplesmente lindos sem comprometer a leveza do ambiente. 

2. Quadros coloridos

Apartamento Vila Nova Conceição: Salas de estar  por Marcella Loeb,
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

A composição de quadros pode apresentar molduras e ilustrações bem coloridas, o suficiente para vitalizar o espaço. Na imagem acima, a cor aparece também nos móveis em diferentes tons de azul contrastando com a poltrona amarela.

3. Com pintura

A pintura das paredes em cores vibrantes já basta para transformar completamente uma sala de estar em tons neutros. Na imagem acima, a parede amarela faz parceria com almofadas na mesma cor e contrasta com a parede lateral vermelha. 

4. Com escultura em neon

MM apartment: Salas de estar  por Studio ro+ca,
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

Que tal ousar na sala de estar com uma escultura em neon? No exemplo acima, a sala em estilo industrial joga com a escultura em neon amarela para destacar o delicioso sofá rosa. Experimente outras cores de acordo com o seu espaço. 

5. Em pequenas doses

Decorado Apartamento Ária das Artes: Salas de estar  por CORA ARQUITETURA,
CORA ARQUITETURA

Decorado Apartamento Ária das Artes

CORA ARQUITETURA

Mesmo quem tem medo de introduzir cores na decoração pode fazer uso delas em pequenas doses sem errar. Aqui os tons neutros do mobiliário ganham alguma cor com as poucas almofadas na combinação elegante de vermelho e preto. 

6. Azul e vermelho

Apartamento do Homem Moderno - Morar Mais por Menos Vitoria 2015: Salas de estar  por Cristiane Locatelli Arquitetos & Associados,
Cristiane Locatelli Arquitetos & Associados

Apartamento do Homem Moderno – Morar Mais por Menos Vitoria 2015

Cristiane Locatelli Arquitetos & Associados

A clássica combinação entre vermelho e azul pode aparecer nos revestimentos da sala de estar. Na imagem acima, a primeira cor está na parede de tijolinho e no tapete, enquanto a segunda cor toma conta da cozinha integrada.

7. No tapete

As cores podem fazer a sua aparição na sala de estar em apenas um objeto. No caso acima, este objeto é o tapete cuja estampa traz várias tonalidades de cores. Ele é um complemento perfeito para o móvel cor de vinho diante dele.

8. Cores complementares

Na decoração, uma boa maneira de ter bons resultados é trabalhar as cores complementares. Nesta imagem, o sofá verde vai bem com as almofadas amarelas e a mesinha lateral laranja faz bonito contraste com a mesa de centro turquesa. 

9. Cores vibrantes

As cores vibrantes têm a capacidade de vitalizar o espaço, mas devem ser usadas em proporções harmoniosas. Na imagem acima, o vermelho se conjuga com o branco no tapete e o amarelo pinta o banquinho e as almofadas. 

10. Plantas

Apto. João: Salas de estar  por RSRG Arquitetos,
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

Quem quer colocar cor na decoração sem medo de errar pode apostar no verde das plantas. Elas dão vida ao ambiente e combinam com todas as demais cores, como o azul, o vermelho e o preto desta sala de estar leve e em estilo moderno. 

11. Cores neutras e quentes

Apartamento, Maceió Al: Salas de estar  por Cris Nunes Arquiteta,
Cris Nunes Arquiteta

Apartamento, Maceió Al

Cris Nunes Arquiteta

A decoração sofisticada em cores neutras como cinza e preto pode adquirir um toque de modernidade com a introdução de detalhes em amarelo, como as almofadas desta sala de estar espaçosa e de decoração sóbria.

12. Cores frias

Casa ReFit: Salas de estar  por Ferraro Habitat,

A combinação de cores frias com a madeira clara resulta em ambientes aconchegantes como esta sala de estar rústica em que convivem uma parede de lousa verde escolar na área da cozinha e um guarda-corpo turquesa na área da escada.

13. Mais pontos de cor

Na ampla sala de estar que vemos na imagem acima, a técnica dos pontos de cor localizados em objetos da decoração aparece nas almofadas laranja do primeiro sofá e nas almofadas vermelhas do sofá aos fundos do espaço. 

14. Estampas

A pequena sala de estar da imagem acima tem como cor básica o cinza, mas as almofadas coloridas e com estampas variadas quebram a monotonia da cor neutra. Outros pequenos objetos em cor podem ser acrescentados à decoração.

15. Azul e madeira

Uma combinação muito bonita é aquela entre superfícies em madeira e outras na cor azul. Na imagem acima, a sala de estar apresenta diversas tonalidades de azul no sofá, no tapete e na estante, que conta ainda com outros pontos de cor.

16. Tapete vermelho

Alguns elementos de decoração podem ser suficientes para introduzir cor na sala de estar. É o caso, no exemplo acima, deste tapete vermelho: ele complementa perfeitamente a decoração neutra e dispensa objetos em outras cores fortes.

17. Cinza e azul

A combinação entre cinza e azul fica bem discreta na decoração, mas com alguma vivacidade. Nesta sala de estar, o pequeno sofá cinza recebeu almofadas azuis lisas e estampadas que o tornam muito mais acolhedor.

18. Laranja e azul

Ateliê do Mestre Cervejeiro: Salas de estar  por Sarau Arquitetura,
Sarau Arquitetura

Ateliê do Mestre Cervejeiro

Sarau Arquitetura

Uma parede pintada de laranja pode realçar toda a decoração de uma sala de estar, especialmente se esta cor for combinada com a cor azul, que neste exemplo aparece no tapete e em outros elementos decorativos. 

19. Flores

Sítio em Itaúna - MG: Salas de estar  por Beth Nejm,
Beth Nejm

Sítio em Itaúna – MG

Beth Nejm

Uma maneira simples de agregar cores vibrantes à decoração sem comprometer o projeto básico é lançar mão das flores. Na imagem acima, as vistosas flores laranja enfeitam o ambiente e se harmonizam com o painel laranja fixado à parede.

20. Azul e branco

Forro com esteira trançada de Bambu: Salas de estar  por BAMBU CARBONO ZERO,
BAMBU CARBONO ZERO

Forro com esteira trançada de Bambu

BAMBU CARBONO ZERO

Azul e branco é uma combinação clássica para casas de praia ou lazer, evocando o céu e o mar. Como na imagem acima, essas cores podem ser ainda acompanhadas por materiais naturais que tornam o ambiente aconchegante. 

21. Vermelho e laranja

Jardim Paulista | Residenciais: Salas de estar  por SESSO & DALANEZI,
SESSO & DALANEZI

Jardim Paulista | Residenciais

SESSO & DALANEZI

Uma sala de estar em estilo industrial pode ganhar vida com elementos decorativos em cores vibrantes. No exemplo da imagem acima, a poltrona vermelha dialoga tanto com as almofadas laranja quanto com a parede de tijolinho. 

22. Verde, branco e madeira

Uma combinação que cria um ambiente natural é entre o amarelado da madeira e o verde. Na imagem acima, a poltrona verde encontra correspondência nas cadeiras na mesma cor e contrasta harmoniosamente com o pequeno móvel em madeira.  

23. Móveis em uma só cor

Sala de estar: Salas de estar  por Vida de Vila,
Vida de Vila

Sala de estar

Vida de Vila

Um jeito discreto e bonito de decorar a sala de estar é escolher uma única cor para o mobiliário, mas brincando com as diferentes tonalidades dessa cor. Na imagem acima, as poltronas e o armário com distintos tons de azul se harmonizam. 

24. Ambientes integrados

Sala com iluminação e ventilação zenital: Salas de estar  por THEROOM ARQUITETURA E DESIGN,
THEROOM ARQUITETURA E DESIGN

Sala com iluminação e ventilação zenital

THEROOM ARQUITETURA E DESIGN

No caso de ambientes integrados, é importante ter em conta a combinação das diferentes cores presentes nos espaços envolvidos. Na imagem acima, a sala de estar destaca a cor da madeira, que ganha vida com o amarelo da bancada de refeições.

25. Cor em foco

A cor pode estar em um foco específico no ambiente. Nesta sala de estar em tons claros, ele fica no quadro de cores vivas sobre o sofá e é complementado pelas cores azul e amarela usadas em parte da decoração como cortinas e almofadas. 

26. Cinza, vermelho e azul

Trincas de cores também são um bom recurso na decoração, como nesta sala de estar em que mobiliário e objetos decorativos se apresentam em diferentes tonalidades de cinza, vermelho e azul, sempre acompanhadas de branco. 

27. Vermelho e amarelo

Residência RD: Salas de estar  por fatto arquitetura,
fatto arquitetura

Residência RD

fatto arquitetura

Cores quentes e vibrantes como vermelho e amarelo também ficam melhor se concentradas em certos objetos da decoração, como no quadro, nas almofadas e outros elementos desta sala de estar moderna com branco como base.

28. Um único elemento em cor

Salas de estar  por homify

Um único elemento em cor já faz grande diferença na decoração, seja em cores frias ou quentes. Nesta sala de estar com predomínio de tons neutros, a poltrona e o banquinho na cor turquesa são o grande charme do ambiente.

29. Cores fortes

Salas de estar  por homify

Nesta sala de estar moderna e descontraída, a parede azul turquesa serve de fundo para a composição de quadros em cores fortes. O pequeno sofá roxo complementa maravilhosamente o tom turquesa da parede. 

Você tem alguma dica de cor na decoração?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!