16 ideias simples para a decoração do seu quintal | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

16 ideias simples para a decoração do seu quintal

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Jardins modernos por Floret Arquitectura Moderno
Loading admin actions …

A decoração é uma prática interessante… O conceito de decoração é subjectivo, sujeito a premissas pessoais e a gostos exclusivos. No entanto os conceitos de equilíbrio e harmonia pelos quais a decoração se rege são mais universais o que significa que, mesmo que não se goste do estilo, há combinações com melhores probabilidades de funcionar do que outras.

Mas, pondo de parte as considerações filosóficas, é fácil para qualquer pessoa identificar-se com uma decoração quando a vê. É por isso que é tão importante ver muitas imagens quando se procuram ideias de decoração!

Isto é válido para decorações de interior, assim como para as decorações de exterior. Aliás os preceitos são os mesmo para ambos os ambientes, a grande diferença reside na necessária resistência que os materiais de exterior devem apresentar para poderem sobreviver à exposição prolongada aos elementos. E se há objectos a que o passar dos anos dá uma patina muito agradável, também há outros que têm de ser substituídos com alguma regularidade por se deteriorarem.

Hoje falamos de decoração para o seu quintal, jardim ou terraço, e temos uma boa selecção de imagens com boas dicas para o inspirar, mas se quiser ver tudo sobre decoração não deixe de visitar o site da homify!

1 – Elementos de antigamente a dar beleza ao presente

Começamos por uma ideia que fica espectacular e até pode sair bastante barata: – um banco feito com a cabeceira de uma antiga cama de ferro!

Esta ideia de paisagismo da autoria do gabinete PFS – Arquitectura não é propriamente nova, mas é a sua utilização num contexto de total modernidade que cria o contraste que a distingue. Aqui está a prova de que é possível utilizar elementos antigos e históricos na decoração de quintal de uma casa de linhas muito modernas, sem que o contraste fique desagradável. Só é preciso equilíbrio, acrescentando uma boa moldura verde e alfguns elementos rústicos, como as traves de madeira a fazer o pavimento e os canteiros.

2 – Um pouco da cultura pop

Neste pátio com decoração assinada pelo gabinete Floret Arquitectura a alegria da cultura pop dá o mote para criar um pátio único, de descontracção e convívio.

As cadeiras coloridas dão vida à madeira rodeada por pedra rústica e vegetação esparsa, bem escolhida, mas é o candeeiro a fazer lembrar um anuncio de outdoor dum qualquer restaurante vintage americano, que dá o toque de originalidade mais marcante ao conjunto. No total este é um espaço com excelentes condições de utilização, e até alguma privacidade, mesmo estando rodeado por prédios! 

3 – Um jardim vertical, uma decoração que traz mais natureza ao seu pátio

Um jardim vertical é o topo das tendências de decoração de exteriores! O jardim vertical traz ao seu pátio aquilo que um bom jardim deve ter – espaço verde – numa área muito reduzida, onde outro tipo de cultivo ou jardinagem seriam impossíveis.

Este jardim da imagem, da autoria do gabinete Pedro Parente Vasconcelos – Arquitectura Paisagista de Vila Pouca de Aguiar, é construído pela sobreposição de vasos com encaixes específicos, e é um modo simples e rápido de fazer um jardim vertical extremamente decorativo para o seu pequeno pátio!

4 – Uma cama de baloiço, para descansar com estilo

Uma cama de baloiço é o supra-sumo de tudo o que significa descansar ao ar livre, e acompanhada de uma cadeira de baloiço é conforto para dois! 

Esta imagem de um pequeno pátio projectado pela Homestories passa uma imagem de absoluta tranquilidade e recolhimento, que só a boa decoração transmite. Aqui a cama de baloiço foi suspensa de uma figueira existente no espaço, mas não precisa de ter uma árvore grande para ter um elemento destes no seu pátio! Actualmente há imensas opções de camas, cadeiras e sofás de baloiço para exterior, em diversos materiais, que têm um suporte próprio ou podem ser suspensas de uma viga ou de um tecto.

5 – Serenidade oriental, conforto moderno

Falámos delas na imagem anterior, mas nesta concretizamos: uma cadeira de baloiço com suporte próprio dispensa árvores, paredes e tectos, dando-lhe uma grande liberdade na disposição de todos os elementos no espaço.

Mas nesta imagem queremos debruçar-nos também num outro elemento do conjunto: – a grande escultura representando a cabeça de Buda, que dá a este pátio um ar que transcende o mero relaxamento e convida à meditação e à espiritualidade. Actualmente há todo um mercado dedicado ao acessórios de decoração para exterior, e é importante que saibamos escolher. Esta estátua de grandes dimensões é adequada para um pátio com uma área muito generosa, mas seria impensável num espaço mais pequeno.

O cuidado com as dimensões dos elementos e sua distribuição na área não é um exclusivo da decoração de intriores!

6 – Uma peça de design exclusivo

CASA AGUD Jardins modernos por TERRA JARDIM Moderno
TERRA JARDIM

CASA AGUD

TERRA JARDIM

Para quem gosta de exclusividade nada toca mais o coração de que uma obra de arte única. Claro que esta não é uma  forma de fazer decoração de quintal gastando pouco, mas é sem dúvida uma forma muito elegante!

Neste quintal e jardim da imagem, da autoria do TERRA JARDIM, a zona da piscina foi embelezada com um painel decorativo em aço corten feito específicamente para este projecto. Quer mais exclusividade e luxo?

7 – Uma pérgula, para conforto e muito estilo

Uma simples ideia, com milhares de formas para ser concretizada! Instalar uma pérgula no quintal é dotá-lo de decoração funcional, e isso é um bem inestimável. Afinal, que não adora descansar à sombra, a ouvir os grilos e a desfrutar da brisa suave?

Esta pérgula é uma versão moderna, compacta e elegante de um clássico dos espaços exteriores, e é perfeita para instalar num pátio de dimensões mais reduzidas.

8 – Potes e ânforas

Os potes e ânforas de barro são decorações de exterior que datam do período clássico, dos pátios de gregos e romanos, mas nem por isso perderam o seu apelo estético. Apesar de serem muitas vezes considerados como clichés, a inclusão destes elementos no conjunto decorativo do seu pátio ou jardim não precisa de ser acompanhada de mau gosto. 

Opte por vegetação abundante e faça as ânforas aparecer discretamente. Evite sobrecarregar o espaço, escolhendo mobiliário simples e pouco acessório extra.

9 – Vasos e luzes

Os vasos podem ser o elemento definitivo que estabelece o estilo no seu espaço exterior. 

Lá fora é um espaço de privilégio para aumentar o contacto directo com a natureza, plantar, semear e podar, mas todos sabemos que o terreno disponível nem sempre colabora. Os vasos são então a solução para decorar e plantar, pelo que a sua escolha é crucial.

Nesta imagem do gabinete Tangerinas e Pêssegos é fácil perceber como os vasos escolhidos, simples e até um pouco toscos, ajudam a criar a atmosfera descontraída que se vive neste pequeno terraço. Mas há aqui outro elemento fundamental: – a luz! 

Instalar um bom sistema de iluminação no seu pátio vai garantir uma utilização mais confortável no período nocturno. Acrescentar algumas velas e tochas vai criar um ambiente romântico, mágico, diferente. Seja ousado!

10 – Canteiros especiais

Travessa Teca para criar pequenas divisões Jardins campestres por Fabistone Campestre
Fabistone

Travessa Teca para criar pequenas divisões

Fabistone

À semelhança dos vasos, também a construção dos canteiros pode ser um elemento diferenciador na decoração do seu pátio. Usar traves de madeira é uma ideia excelente, criando uma estética mais natural, mas quando as condições atmosféricas não ajudam, imitações perfeitas como esta da Fabistone são a solução!

11 – Mistura eclética

O estilo ecléctico é capaz de produzir resultados espectaculares em vários ambientes, incluindo os de exterior, mas também é o mais difícil de equilibrar. Este pátio da autoria do SHI Studio mostra-nos como é possível equilibrar objectos modernos e antigos, rústicos e industriais, com mestria para criar uma estética alegre e descontraída com muito estilo.

12 – Relaxamento total

Incluir fontes, lagos ou espelhos de água no seu espaço exterior é um método muito eficaz de criar um espaço relaxante, perfeito para contemplar e desfrutar de momentos de paz. É claro que tem os seus custos, sobretudo no que diz respeito à manutenção, mas desde o tempo dos romanos que se reconhecem os benefícios da água, e que esta se tornou num elemento altamente apreciado na decoração, por isso não descarte esta ideia.

13 – Vegetação e padrões no chão

Ter um quintal bem decorado não é uma questão de dinheiro. É relativamente simples de ter uma bonita decoração de quintal gastando pouco!

Este pequeno pátio foi decorado de forma muito simples usando apenas alguns elementos bem trabalhados. O chão foi coberto com dois materiais diferentes em cor e textura, casca de pinheiro e seixos brancos, para criar um bonito efeito visual. Alguns acessórios simples, como lanternas, uma pequena estátua, uma cadeira e vegetação verde, completam o cenário de forma modesta, mas muito bela.

14 – Canas de bambu

As canas de bambu têm uma beleza muito particular e são óptimas para criar cercas que providenciam um pouco de privacidade em pátios mais expostos.

15 – Nas asas da criatividade

Terraço com aromáticas e citrinos Varandas, alpendres e terraços modernos por STILL urban design Moderno
STILL urban design

Terraço com aromáticas e citrinos

STILL urban design

As andorinhas são símbolos de fidelidade e regresso ao ninho, e fazem parte do folclore português graças às conhecidas figurinhas de loiça de Bordallo. Se antes era comum adornarem as fachadas das casas, durante algum tempo foram vistas como sinal de falta de gosto, e hoje em dia são usadas em vários tipos de decorações com um toque bem nacional, como neste quintal decorado pela STILL urban design.

16 – O chão é decoração

Slabstone Varandas, alpendres e terraços industriais por Margres Industrial
Margres

Slabstone

Margres

Por último uma sugestão muito simples e fácil de concretizar: – faça do pavimento a estrela do seu pátio! Siga uma via mais minimalista, reduza o elemento vegetação ao essencial, e aposte na estética do pavimento. Será mais fácil de manter um pavimento combinado com relva, como nesta ideia da Margrés, do que um frondoso jardim tropical!

Quer mais ideias para o seu espaço exterior ficar perfeito? Não perca o artigo ’15 canteiros lindos para o seu pequeno jardim’.

Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!