7 jardins com formatos incríveis!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Se tem espaço sobrando no lar, por que não decorar? Aproveitar as oportunidades de incrementar e deixar o seu lar mais especial sempre vale a pena. E uma ótima forma de fazer isto, é apostar na presença de um jardim. Seja externo, interno, suspenso ou vertical, a presença de um jardim no lar só traz benefícios. Com a presença das plantas, o seu lar terá um ambiente mais fresco, além de você poder colher no próprio lar, as flores que cultivar os temperos que cuidar e, quem sabe, os frutos que colher. As vantagens são muitas e você só tem a ganhar.

Uma das dúvidas quando optamos pela decoração do lar com um jardim, é o formato que ele poderá ter. Para responder a esta questão, é necessário ter em conta o tamanho do espaço disponível, o local que você escolheu para abrigar as plantas e, claro, as espécies que deseja cultivar. Uma ajuda que fará toda a diferença neste momento, será a consultoria com um profissional paisagista. Este profissional poderá dar os melhores direcionamentos, conforme as condições de sua casa, para que você saiba quais as medidas que deverá tomar para que o seu jardim fique exatamente como você deseja. 

Com a intuição de já aguçar a sua inspiração, separamos aqui 7 ótimas referências de projetos de jardins incríveis realizados por alguns dos nossos profissionais. São diferentes tipos de jardins, tanto para a área externa, quanto para pequenos espaços no lar que, certamente, ajudarão você a chegar no formato ideal de jardim para o seu lar. Algumas ideias são direcionadas para espécies floridas, enquanto outras, poderão ser muito úteis caso você deseje plantar e colher hortaliças e temperos. 

Por isso, convidamos você a, mais uma vez, ver conosco esta coletânea de excelentes ideias que sempre fazem toda a diferença no lar. Aproveite cada uma destas sugestões, anote as que você mais gostar e comece o quanto antes o seu novo jardim! 

Jardim de entrada

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin de Flores

Terra

Nada melhor do que morar em um local onde é possível enfeitar de forma especial a passagem de entrada do lar. Se você tem a sorte de possuir um espaço para quintal em casa, então comece hoje mesmo a planejar o seu novo jardim para sentir a diferença que esta decoração pode fazer. Um jardim bem cuidado com flores e outras espécies ornamentais, deixa a entrada do lar mais acolhedora e convidativa, facilitando o bem estar de todas as pessoas que chegam ao seu lar. 

Neste projeto, a decoração com o jardim ficou incrivelmente linda. O profissional instalou pequenas pedras em formatos não uniformes para marcar o caminho, enquanto a grama foi plantada ao redor destas pedras, marcando delicadamente a passagem. Ao redor, as espécies coloridas de flores diferentes trazem um encanto singular para toda a passagem. É importante observar o cuidado do paisagista ao escolher a mesma espécie para ficar à margem do caminho, deixando tudo perfeito. 

Envidraçado

Cobertura Duplex Edificio Mandarim - Condomínio Peninsula: Jardins de inverno modernos por Cadore Arquitetura
Cadore Arquitetura

Cobertura Duplex Edificio Mandarim – Condomínio Peninsula

Cadore Arquitetura

Os jardins de inverno – ou jardins internos, como também são chamados – são as melhores opções para decorar o seu apartamento e substituem perfeitamente os tradicionais jardins de quintal. As possibilidades de decoração com este formato de jardim são tão amplas quanto as opções com jardins tradicionais e, com o auxílio de um bom profissional, você poderá chegar a ótimos resultados, mesmo tendo pouco espaço no seu lar.

Neste projeto moderno do escritório Cadore Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ), a escolha por um jardim de inverno envidraçado no espaço embaixo da escada, é uma ótima referência sobre o quanto a criatividade e a experiência de um profissional são fundamentais para chegar a bons resultados. O espaço foi decorado com mudas de bambu, fáceis de cultivar a fazer manutenção, oferecendo uma composição decorativa perfeita ao ambiente integrado. 

Horta vertical

MÃO NA TERRA, in Belo Horizonte. BR (2015): Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, in Belo Horizonte. BR (2015)

Luiza Soares - Paisagismo

Cultivar dentro do próprio lar as espécies que poderemos consumir, é uma excelente forma de ter por perto temperos e hortaliças completamente livres de agrotóxicos. Para isto, muitas possibilidades interessantes podem ser utilizadas como referências para, não só o cultivo de temperos de qualidade, como também aproveitar boas ideias para incrementar a decoração.

Neste ótimo projeto da paisagista Luiza Soares, de Contagem (MG), vasos suspensos foram espalhados sob o teto vazado feito de madeiras, enquanto que, caixotes de frutas foram colocados nas paredes e reutilizados para o cultivo de temperos. O belo resultado ofereceu uma decoração singular e muito sustentável ao espaço, trazendo um resultado incrível! 

Cactos

Fáceis de serem cuidados, com uma ótima variedade de variedade de espécies de diferentes tamanhos e lindos para decorar o lar: os cactos são opções perfeitas para quem não tem muito tempo, mas não abre mão da presença de plantas na decoração. 

Neste lindo projeto também da paisagista Luiza Soares, de Contagem (MG), a utilização de diferentes espécies de cactos na extremidade da escadaria, somando os vasos e luminárias suspensas na cor amarela, proporcionou ao pequeno espaço uma composição decorativa alegre e criativa, fazendo com que, o ambiente antes ignorado, pudesse ser transformado em um ótimo jardim interno para o lar. 

Na parede

É muito comum que a falta de espaço, especialmente nos apartamentos, deixe muito difícil o cultivo de jardim. No entanto, erroneamente muitas pessoas limitam a criatividade ao chão do lar. Uma possibilidade muito interessante de decoração com jardim, é utilizar uma das paredes do lar. E para isto, não é necessário muito espaço, basta ter criatividade e ter boas referências de decoração. 

Uma ótima referência de decoração com plantas, sem dúvidas, é esta ótima ideia da paisagista Marisa Lima, de São Paulo (SP). Utilizando estrados de madeiras envernizadas, a profissional distribuiu de maneira perfeita os vasos de flores pelo espaço, oferecendo um visual moderno e muito interessante à decoração. 

Dica: uma forma de chegar a este tipo de projeto, é utilizar paletes de madeira, muitas vezes descartados, como base para a organização das plantas. Siga a ideia! 

Suspenso na varanda

Apartamento Bairro de Higienópolis: Jardins ecléticos por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Nesta imagem, mais um jardim suspenso muito interessante e bonito para a decoração. Utilizando caules finos de madeiras descascadas e secas, o teto ficou ótimo com uma composição vazada, onde foram pendurados diversos vasos de barro com samambaias. A presença de outros pequenos vasos com espécies menores, como cactos e a ótima tina de madeira, deixou incrível esta varanda projetada pelo escritório Carmello Arquitetura, de São Paulo (SP). 

Moderno

Por fim, um projeto lindíssimo de jardim externo, criado pelo escritório Paulinho Peres Group, de São Leopoldo (RS), que utilizou pedras distribuídas em formato sinuoso sobre o gramado, marcando um caminho perfeito entre os elementos decorativos que dão um clima perfeito ao quintal do lar. 

Qual destes é o mais lindo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!