Como construir um jardim selvagem?

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

O jardim selvagem é uma alternativa sustentável para você construir um local verde em sua residência . Este termo é caracterizado por priorizar plantas nativas e manter a biodiversidade do local sem intervenções radicais na paisagem. Ao optar por um jardim como este, você ajuda a conservar espécies que pertencem àquele local e combina a arquitetura com o espaço natural do entorno. 

A maneira que o homem organiza e interfere nos espaços, pode muitas vezes resultar em perdas para o meio ambiente, reduzir e alterar completamente a paisagem nativa. No entanto, o conceito do jardim selvagem baseia-se na menor interferência possível, preservando e resgatando espécies da flora local. Tal interferência implica na abstenção do uso de fertilizantes químicos e inseticidas, pois desta maneira, preserva-se a existência de uma fauna que se alimenta das plantas.

homify traz algumas dicas para que se possa combinar a arquitetura de sua residência com alguns conceitos de jardinagem sustentável. Assim você poderá ter o sua pequena floresta em seu jardim e se sentir em equilíbrio com a natureza!

Formas

Vista sobre patamar da piscina: Jardins ecléticos por Atelier Jardins do Sul
Atelier Jardins do Sul

Vista sobre patamar da piscina

Atelier Jardins do Sul

A escolha de plantas mais arbustivas ou uma vegetação silvestre mais densa, como já dissemos, depende de fatores locais. No entanto, a fauna determina muitas características e compõe uma desenho do espaço. Se o seu jardim possui  piscina ou um refúgio central, delimite espaços para caminhos, decks e escadas, apare a grama no entorno ou construa pequenas demarcações como muros baixos. Estas podem ser algumas das alternativas para delimitar áreas e evitarem com que a vegetação se espalhe em lugares impróprios.

Como criar um jardim selvagem?

O jardim selvagem não significa um local desordenado, em termos gerais, tudo tem um espaço apropriado, porém se desenvolverá de forma natural. Flores e árvores silvestres, podem se desenvolver, você pode fazer uma pesquisa de clima e solo para identificar quais plantas são as mais apropriadas e que provém da região em que sua residência se localiza. 

Locais adequados

O jardim pode ser dividido em zonas, para abrigar maior variedade de espécies de plantas e animais. Busque incorporar plantas e frutos silvestres que possam servir de alimentos, folhas e outros tipos de matéria orgânica servem como nutriente sob o solo. Para atrair pequenos animais selvagens também é necessário manter zonas úmidas com água limpa, poças e lagos são indicados. Além disso, troncos, arbustos, pedras e outros tipos de superfícies servem como abrigos para a fauna local.

Materiais

Este tipo de ambiente, pode ser construído com uma organização inicial, procure espécies de vegetações diferentes que nutram o solo e sejam nativas do local. A interferência deve ser mínima, sem o uso de químicos e fertilizantes, deixe o jardim crescer e florescer de modo mais natural, a poda ocorre como pequena manutenção. Logicamente, também é possível realizar algumas construções como caminhos de pedra, madeira ou cimento, separar alguns canteiros com espécies silvestres variadas e decorar o jardim com o mobiliário de seu gosto.

Manutenção

Ao optar por este jardim, as manutenções serão mínimas, mas isso não quer dizer que você não deverá cuidá-lo. Prefira materiais manuais, como tesoura, pá de mão, ancinho de jardim e outros instrumentos para o plantio, limpeza e poda. O importante não é limpar completamente e sim, apenas remover alguns excessos, como folhas e caules secos. A constância da manutenção pode ser esparsa, para que assim haja tempo para a floresta local se restituir. 

Plantas

Residência FS - Ilhabela, SP: Jardins tropicais por Gil Fialho Paisagismo
Gil Fialho Paisagismo

Residência FS – Ilhabela, SP

Gil Fialho Paisagismo

O escritório de paisagismo Gil Fialho preservou a mata tropical nativa que rodeava a residência, coqueiros e plantas com grande folhagens ganharam destaque e coexistiram com as pedras e a arquitetura da casa. Ao pensar na escolha das plantas, saiba que esta será determinada por questões climáticas e geográficas. Em montanhas ou matas mais fechadas, dê preferência a plantas com sementes, flores e frutos que possam servir como alimentos para os animais.

Elementos e utensílios

Elementos num jardim ser decorativos e práticos, além de bancos, espreguiçadeiras e mesas, coloque bebedouros para pássaros e outros artefatos que dêem um charme ao local. Regadores de metal ou coloridos, utensílios para jardinagem e vasos podem ser opções decorativas e funcionais ao mesmo tempo!

Pronto para construir o jardim dos seus sonhos? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!