6 dicas para manter sua casa aquecida neste outono

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Tão confusa quanto as variações de temperatura durante o outono, é a relação dos brasileiros com o frio. Exceto pelas regiões mais ao sul do país, o clima frio não habitual a nós. Por isso, é comum que, durante o outono, em dias que se intercalam muito frios ou mais quentes, todos fiquemos confusos sobre qual a melhor maneira de se preparar para o frio sem que seja preciso fazer mudanças estruturais na casa.

Para ajudar com estes dias de clima irregular e, claro, aquecer o seu lar nos dias outonais mais gelados, trouxemos a você algumas dicas básicas e fáceis para o seu lar. Pequenas mudanças e escolhas para que, quando a brisa gelada chegar à sua sala de estar, você esteja devidamente preparado com objetos mais quentinhos e pronto para curtir boas sessões de filmes em casa. 

O outono, que se inicia no dia 20 de março e termina no dia 20 de julho, é a transição do período de dias extremamente quentes do verão, para os dias frios do inverno. É bem verdade que nos últimos anos o inverno não tem sido tão rigoroso na maior parte das regiões brasileiras, mas, ainda assim, estar bem preparado é fundamental. 

Na decoração, o outono direciona para o uso de cores neutras, combinando com o clima rotineiramente cinzento do período. Por isso, apostar na cor preta, nos tons cinzentos, nas cores marrom ou azul marinho, é sempre uma boa escolha. No entanto, é sempre bom lembrar que, o que manda mesmo, são suas escolhas pessoais e a orientação de um bom profissional. 

Agora, convidamos você para que siga conosco em mais um artigo com dicas práticas e rápidas que poderão ser ótimas para se proteger do clima geladinho em alguns dias do outono. Dicas estas, que poderão ser facilmente trocadas quando a estação parecer indecisa, às vezes com um pouco mais de calor, outras, com o friozinho invernal. 

Venha conosco, aproveite a praticidade destas dicas e fique preparado para o bom clima frio no seu lar!

Almofadas

MORAR MAIS 2015: Salas de estar modernas por Piacesi Arquitetos
Piacesi Arquitetos

MORAR MAIS 2015

Piacesi Arquitetos

Se você já possui um bom conjunto de sofás bem macios no seu lar, mas sente que, nos dias frios pode faltar uma peça ou outra que mantenha o lar mais aquecido, uma boa ideia para a sua decoração é apostar em almofadas espalhadas pela sala de estar. Seja em poltronas ou sofás, o contato com as almofadas proporciona mais calor e, ainda, maior acolhimento ao ambiente. Use e abuse destas peças na decoração e de sua criatividade para escolher as cores e estampas que melhor se adequam ao seu ambiente. 

Na imagem, o projeto do escritório Piacesi Arquitetos, de Belo Horizonte (MG), contou com um amplo conjunto de almofadas em cores neutras que ficaram ótimas como combinação no ambiente também em tons neutros. A distribuição em grande quantidade pelo amplo sofá, traz a sensação de acolhimento e conforto, tornando esta sala de estar um local perfeito para os dias mais frios no outono. 

Vedação nas janelas

Estar - O Requinte do Branco - HB ARQUITETOS: Salas de estar modernas por HB Arquitetos Associados
HB Arquitetos Associados

Estar – O Requinte do Branco – HB ARQUITETOS

HB Arquitetos Associados

A utilização de vedação nas janelas é uma solução muito eficaz como isolamento acústico no ambiente e também para que os cômodos fiquem mais aquecidos. A praticidade e facilidade em isolar estes ambientes, torna esta uma ótima opção não só para o período do outono, mas para qualquer outro período, já que o ambiente, quando mantido com as janelas fechadas, estará perfeitamente confortável. 

Neste projeto do escritório HB Arquitetos Associados, de Porto Alegre (RS), as amplas janelas do local trazem uma linda vista do horizonte, o que torna interessante o fato de as janelas ficarem sem cortinas. Para que esta escolha seja ainda mais confortável para o lar, o isolamento acústico e térmico são boas opções para que o ambiente fique totalmente perfeito. 

Mantas espalhadas

Salas de estar clássicas por Luke Cartledge Photography
Luke Cartledge Photography

Living Room with Fireplace

Luke Cartledge Photography

Por motivo de a sala de estar ser sempre o local onde poderemos passar boa parte do dia a dia e, ainda, reunir a família e os amigos no friozinho do outono, uma alternativa confortável e acolhedora é deixar algumas mantas disponíveis nos sofás. Leves, curtas e bastante macias, as mantas são ideias para aquele friozinho que chega de repente no outono. 

Neste projeto, a escolha por almofadas e mantas no sofá super macio, são as combinações ideias de elementos para que qualquer ventinho mais gelado não incomode tanto a família, quanto os amigos reunidos na sala de estar.

Cortinas

As vantagens da utilização de cortinas são muitas. Desde a deixar o ambiente mais discreto, quanto a proporcionar isolamento acústico e controle da iluminação. A escolha correta do tipo de tecido das cortinas pode também ser uma ótima solução para que o frio não invada o seu lar em alguns dias do outono. Para isto, você deverá optar por opções com tecidos mais grossos ou em vinil. Ótimas alternativas como vedação para as janelas, as cortinas certamente deixarão o clima no ambiente perfeito para o outono.

Neste projeto do arquiteto de interiores Márcio Campos, de São Paulo (SP), a utilização de um conjunto amplo de cortinas que utiliza todo o espaço da parede, do forro de gesso ao piso, proporciona um ambiente confortável, com boa iluminação para a sala de TV e perfeito para manter o clima mais aquecido.

Tapetes felpudos

Outra solução eficaz e muito simples, é a escolha de tapetes felpudos para a ambientação tanto da sala de estar, quanto dos quartos. Ótimos para aquecer os pés e perfeitamente confortáveis e acolhedores, os tapetes mais felpudos são ótimas soluções também para melhor o isolamento acústico do lar. 

Neste belo projeto, a escolha do tapete orna perfeitamente com os tons neutros, como o cinza, o branco e a textura do piso vinílico. Macios e muito confortáveis, o uso deste tipo de tapete fará muita diferença na decoração. A escolha da cortina também merece destaque, já que a peça rosa, a cor de 2016, ficou perfeita para incrementar delicadamente a decoração.

Aproveite os horários de sol

Casa de praia - Guaecá SP: Salas de estar rústicas por Lucia Manzano
Lucia Manzano

Casa de praia – Guaecá SP

Lucia Manzano

Embora o ventinho gelado, vez ou outra, possa estar presente nos dias de outono, especialmente no final da estação, aproveitar o aquecimento da luz natural é perfeito para deixar o ambiente mais confortável, assim como beneficiar sua decoração com plantas. Para isto, fique atento ao posicionamento geográfico com relação ao nascer ou pôr do sol e aproveite os momentos em que os raios possam entrar no lar. 

Na imagem, um projeto bastante acolhedor em estilo rústico, desenhado pela arquiteta paisagista, Lucia Manzano, de São Paulo (SP). 

E você, o que faz para espantar o friozinho quando chega?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!