SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Loft perfeito com estilo nova iorquino

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Cada vez mais pessoas são seduzidas pelo estilo de viver em loft. Este era exatamente o desejo de um jovem casal, sem filhos, que solicitou ao estúdio Hecher Yllana Arquitetos um ambiente inspirado no conceito de loft, que foram por sua vez inspirados nos apartamentos da Cidade Radiosa, do arquiteto Le Corbusier, nos anos 20, e mais tarde importado pelos nova iorquinos, que revitalizaram e transformaram armazéns e barracões industriais em habitação para profissionais liberais, artistas e executivos. Originalmente, os lofts não possuíam paredes dividindo os ambientes, tinham mezaninos de madeira ou ferro e grandes elevadores de carga, além de pés-direitos altos, tubulações aparentes e grandes janelas.

De acordo com o autor do projeto, detalhes como o forro aparente em laje nervurada de concreto aparente, em contraste com o piso em assoalho de madeira natural, a integração espacial em um único ambiente amplo, tornando o mobiliário responsável pelo zoneamento dos cômodos e a valorização do conforto e da funcionalidade, nortearam o projeto do loft de estilo nova iorquino, que buscou retratar a personalidade e a biografia do casal, sem excessos e voltado ao seu estilo de vida. 

Confira a seguir mais imagens e detalhes deste projeto de loft contemporâneo e ousado, registrado pelas lentes do fotografo Eduardo Liotti, que revelam um projeto inesperado que sintetiza a busca por uma nova experiência de habitar, vivendo em uma casa totalmente integrada, equipada e planejada num só espaço, o qual configurou um programa de necessidades singular, de muito bom gosto e com objetos garimpados ao longo de viagens culturais e heranças familiares. Aproveite o tour por este loft sedutor.

Estilo industrial da cozinha

A cozinha é composta de uma bancada em forma de ilha, que serve para o preparo de refeições e para servir refeiçoes também, de armários em madeira, na cor cinza, revestimento em pastilha cerâmica na cor prata e claro, diversos eletrodomésticos em inox, que dão um toque mais industrial e atemporal à cozinha.

Para saber mais sobre projetos de cozinhas, basta acessar nossa sessão especial dedicada a este ambiente, clicando aqui.

Cozinha

Um dos elementos mais marcantes da cozinha e a coifa dupla de inox de forma cilíndrica fixadas ao forro com acabamento em laca branca. O detalhe serviu para realçar o estilo industrial do ambiente e claro, atendeu a uma necessidade funcional indispensável para ambientes integrados, afinal, ninguém quer cozinhar e deixar a casa inteira com cheiro de comida. 

Living room

Neste projeto, os ambientes sociais e íntimos compõem uma espacialidade única e sem divisões físicas, seguindo ao modelo dos lofts nova iorquinos. Apesar da completa integração visual dos ambientes, sala de estar, sala de jantar, cozinha e dormitório, o mobiliário, além de dar uma personalidade própria a cada espaço, delimita espacialmente o perímetro de cada ambiente. A laje nervurada de concreto armado aparente e outro elemento marcante do projeto, fazendo o contraponto com o piso em assoalho de madeira natural em estilo rústico.

Sala de estar

Além da laje nervurada da cobertura, as tubulações aparentes, embutidas em eletro-calhas metálicas na cor cinza, também realçam o estilo de loft do apartamento. Porém no lugar das paredes de tijolos aparentes, elementos marcantes no conceito original de loft, as paredes mantêm suas superfícies polidas e brancas. Na sala de estar, o painel de madeira, combinado com o piso de madeira e com o mobiliário de cores neutras cria um ambiente aconchegante e caloroso. Peças icônicas e atemporais do design internacional também integram o décor do apartamento, como a poltrona Barcelona, desenhada por Mies Van der Rohe, em 1929.

O contexto urbano

A ampla janela corrida, com folhas de vidro de correr, que percorre todo o apartamento, descortina a vista para o contexto urbano e integra o loft ao espaço externo, alem de proporcionar um melhor aproveitamento da luz e da ventilação naturais. Próximo á janela, uma bancada de concreto aparente serve de  arquibancada, podendo acomodar diversos convidados, bastando acrescer algumas almofadas, o que agrega versatilidade e funcionalidade ao ambiente. Podemos notar que o projeto de interiores priorizou as cores naturais dos materiais, mas também buscou valorizar alguns detalhes com cores vibrantes, como a coluna laranja, que serve de apoio para a cobertura e dá uma personalidade marcante ao ambiente.

Sala de jantar

A sala de jantar se integra com todos os ambientes sociais. O ambiente é composto de uma mesa de jantar feita de OSB natural, de conjunto de cadeiras DWS, desenhada pelo casal Eames, que possuem assento resistente e pés em madeira com reforços metálicos, cujo desenho foi inspirado na Torre Eiffel. A combinação, combinada ainda com o aparador suspenso feito em laca branca, confere ao ambiente uma identidade marcante e sofisticação. O toque de cor fica por conta da listra azul que percorre o tampo e os apoios da mesa de madeira. 

Lavabo

No lavabo se destacam as cores dos revestimentos, pintura azul e revestimento cerâmico na cor preta. A bancada de inox luminoso, combinada com a cuba de apoio e com o amplo espelho inclinado, tornam o ambiente mais sofisticado e luxuoso.

Suíte master

O quarto do casal é delimitado pela cama de madeira com acabamento em laca branca, integrando-se ao banheiro e aos demais espaços sociais. Devido à integração espacial com o living, tem se a sensação de que a sala de estar e o espaço externo são uma extensão do quarto, tornando-o mais amplo e agradável, alem de permitir ao ambiente melhores condições de iluminação e ventilação naturais. Fechando se as cortinas das amplas janelas que percorrem todo o espaço, o casal tem total privacidade.

Banho da suíte

O banho do casal é caracterizado pelas cores neutras, como o revestimento cimentício e o revestimento cerâmico da área do box do chuveiro. Apesar de todo o requinte do ambiente, o casal ainda aguarda a chegada da banheira free-standing, que repousará sobre a base elevada, na qual a torneira de chão já esta instalada. 

Para saber mais sobre decoração de banheiros modernos magníficos, leia este artigo.

Você gostaria de habitar um loft como este?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!