Escritório: Escritórios  por Da.Hora Arquitetura

Como organizar livros: dicas e métodos que você vai adorar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Você é daquelas pessoas loucas por livros? Se é, com certeza está sempre às voltas com as dificuldades para acomodá-los em casa e também para organizá-los de modo a ter fácil e rápido acesso a um exemplar específico. Seja na sala, no quarto ou no escritório, você pode ter uma pequena ou grande biblioteca que funcione às mil maravilhas.

Uma parte do segredo é descobrir o mobiliário certo para abrigar os livros, que pode ir de malas, baús e pequenos nichos a prateleiras e estantes, sempre tendo em vista o espaço disponível em casa. Outra é encontrar a melhor forma de organização para suas necessidades, particularidades e personalidade, o que vai desde sistemas mais intuitivos a outros mais esquemáticos. 

Neste livro de ideias, você vai conhecer 13 dicas e 6 métodos de organização para os seus livros. Aproveite-os e coloque em ordem já a sua biblioteca, seja na sala, no quarto ou no escritório!

Dicas gerais

1. Antes de mais nada, aprenda a lição do desapego. Quem gosta de ler quer sempre ler mais – e comprar mais livros. Acontece que nunca há espaço suficiente para todos os livros que vai se adquirindo e ganhando ao longo dos anos. Por isso, a melhor coisa a fazer é fazer uma triagem dos livros e dar ou vender aqueles que não vão mais ser lidos e também não têm mais ou nunca vão ter interesse. O volume vai reduzir bastante e vai ser mais fácil abrir espaço para novos livros que se queira ler ou consultar. 

2. Depois de fazer a triagem, aproveite para dar uma olhada no estado dos livros e reparar aqueles com capas, lombadas ou orelhas soltas. Também já faça uma limpeza neles, tirando o pó acumulado nas folhas. Se algum livro estiver com uma aparência envelhecida ou desmazelada, encapá-lo pode ser uma solução de proteção e, ao mesmo tempo, decorativa. As papelarias têm uma variedade de produtos que podem ser aplicados nesses casos. 

3. Verifique se não há livros com cupins ou outras pragas. Se for este o caso, eles devem ser tratados ou descartados. Consulte um profissional para saber o que fazer antes que os insetos tomem conta de toda a sua biblioteca. 

4. Conte o número de livros que precisa acomodar para ter uma ideia do tamanho do suporte mais adequado a escolher para eles. Podem ser estantes quando o número é grande ou então prateleiras e nichos (embutidos ou não) para quantidades menores. Lembre-se de que, nesses casos, é preciso sobrar espaço para acomodar novos livros além daqueles já existentes. Outras ideias de suporte são os caixotes de madeira, as malas antigas, os baús e algumas escadas.

5. Se falta espaço na casa ou apartamento para se colocar tanto livro, avalie todas as possibilidades de espaço existentes, especialmente as mais inusitadas. Colocar prateleiras no vão das escadas ou no alto das paredes ajuda a ganhar espaço. Paredes com tetos inclinados podem também ser ocupadas até em cima pelos livros, que vão criar um efeito decorativo muito bonito. 

6. Os livros precisam ficar em um lugar seco e arejado, com boa circulação de ar e sem umidade. Por isso, as estantes abertas, mesmo exigindo maiores cuidados com a limpeza, são adequadas por facilitarem a circulação de ar que evita fungos, mofo, traças e cupins. 

7. A limpeza deve ser freqüente, pois o acúmulo excessivo de poeira prejudica tanto os livros quanto as pessoas alérgicas a pó. Faça uso de espanadores e outros utensílios que ajudem na limpeza da poeira e outras partículas. 

8. Um ambiente iluminado, além de evitar o mofo, ajuda a visualizar melhor os livros, mas a luz direta sobre eles deve ser evitada. A luz solar danifica o papel, desbota a tinta de impressão e até entorta a encadernação. Neste caso, as melhores estantes são aquelas com portas que bloqueiam a luminosidade, elas devem ser abertas periodicamente para evitar danos aos livros.

9. Procure manter os livros lado a lado na posição vertical. Se ficarem inclinados, a tendência é que se formem com o tempo e, se forem colocados em grandes pilhas na posição horizontal, podem ficar marcados com o peso de outros exemplares. Se os volumes forem muito grandes e pesados, não empilhe mais de três deles. 

10. Se você tem crianças em casa, estimule neles o hábito da leitura criando uma seção de livros infantis. No quarto delas, use móveis adequados à altura das crianças ou deixe as últimas prateleiras da estante do quarto ou da sala reservadas para para os títulos voltados para os pequenos leitores.  

11. Pesquise a melhor forma de organização dos livros nas estantes ou prateleiras tendo em conta as suas particularidades e necessidades. Há quem prefira organizar priorizando a leitura e há quem prefira priorizar a decoração. No primeiro caso, os livros podem ser organizados por um ou mais sistemas, como por exemplo em ordem alfabética por título, por autor, por assunto, por gênero e assim por diante. No segundo caso, a organização por cores costuma ser bem atraente e promete alegrar o ambiente. 

12. É importante separar os livros de acordo com a sua importância para o dono da biblioteca. Livros que ainda despertam interesse, mas não têm data para serem novamente lidos e usados, devem ficar nas prateleiras mais altas. Já os livros favoritos, como aqueles clássicos que são sempre relidos, devem ficar bem na altura dos olhos, tendo logo abaixo deles os livros que mais se utiliza no dia-a-dia, como dicionários e gramáticas. Nas prateleiras de baixo, deixe os livros cujo destino ainda é incerto, podendo voltar às prateleiras superiores em algum momento ou, com mais freqüência, seguir para a doação ou venda. 

13. Quem gosta da ideia de livros como objetos decorativos, pode intercalá-los uns aos outros nas posições vertical e horizontal. Outros objetos decorativos podem ainda ser dispostos entre ou em cima dos livros para tirar um pouco da rigidez visual da biblioteca convencional. Ou então pode-se usar os livros de arte e fotografia para enfeitar  a mesa de centro. Uma ideia simpática é utilizar uma mala vintage para acomodar livros ou usar os livros como suporte para tampo de vidro de um criado-mudo.

Maneiras de organizar livros

1. Por ordem alfabética – Esta é a forma mais simples e popular, podendo ser utilizada juntamente com outros subsistemas. A organização é simples e rápida de fazer, partindo de dados como o nome do autor e o título da obra. É um método que funciona bem para quem faz uso frequente do acervo e precisa achar os livros rapidamente.   

2. Por gênero ou assunto – Sendo o método mais utilizado por bibliotecas em todo o mundo, o método de organização por assunto ou gênero dispõe em uma mesma seção os livros que abordam os mesmos assuntos, como por exemplo, literatura, poesia, arte, economia, história grega ou física quântica. Essa organização apresenta ainda subdivisões como autor ou título.

3. Por tamanho – Quem tem pouco espaço para livros em casa vai apreciar este método de organização, pois ele otimiza cada cantinho para que nele caiba mais livros. O procedimento é o seguinte: escolha um canto e encaixe primeiro os livros mais altos, depois os de tamanho médio e, por fim, os pequenos. Embora a aparência fique agradável, este método tem a desvantagem de dificultar a localização de um livro específico, já que a disposição dos exemplares nas prateleiras é aleatória. Mas os livros separados pelo sistema por gênero ou assunto, por exemplo, podem depois ser dispostos por ordem de tamanho, ocupando ao máximo o suporte.

Apto. Jardins - "Decoração Brasileira com inspiração Nórdica": Escritórios  por AMMA PROJETOS
AMMA PROJETOS

Apto. Jardins – Decoração Brasileira com inspiração Nórdica

AMMA PROJETOS

4. Por cores – Uma forma de organização que também prioriza o visual é aquela por cores. É muito simples obter o “efeito arco-íris”, super decorativo: separe os livros por cor, colocando em uma seção os livros azuis, depois os verdes, os vermelhos, os amarelos e assim por diante. Se quiser, organize os livros de uma mesma cor por distintas tonalidades.  

5. Separados entre lidos e não lidos – Esta forma de organização estabelece como prioridade a exibição de livros não lidos, que devem ficar à frente e à mão, enquanto os lidos são deslocados para o fundo da estante. Para ser mais eficiente, este método deve ser combinado com outras formas de organização como a por ordem alfabética ou por assunto.

6. Por preferência pessoal – Nesse método de organização mais subjetivo, vale o que for mais natural e importante para quem organiza a biblioteca. Isso significa que pode ter uma seção com os livros favoritos de ficção e não-ficção, aqueles indispensáveis para o dia-a-dia do trabalho, os que estão na fila para leitura, os de consulta e assim por diante.

Tem alguma dica ótima para organizar livros?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!