Cortina de vidro: o que é e como utilizá-la em casas e apartamentos | homify | homify Cortina de vidro: o que é e como utilizá-las para ter uma varanda
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Cortina de vidro: o que é e como utilizá-la em casas e apartamentos

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
por CRISTALERIA GLASS CASTELLO S.L
Loading admin actions …

Quem tem uma varanda ou sacada em casa, sabe o quanto é gostoso aproveitar as horas nesse espaço, que sempre pode ficar ainda mais agradável quando a iluminação natural é aproveitada com o uso de uma cortina de vidro

Se você está em dúvidas sobre essa solução, saiba que é bem possível que você já viu sacadas com cortinas de vidro principalmente em cidades litorâneas. As cortinas de vidro são chapas de vidro que ocupam todo o espaço vazado entre o parapeito e o teto, funcionando como uma parede transparente para que todo o cenário ao redor seja contemplado.

As cortinas de vidro são perfeitas para apartamentos, principalmente os que são localizados em andares altos, já que, além de manter a vista livre para as esquinas ao redor, também garante segurança plena. Contudo, também costumam funcionar perfeitamente em casas, especialmente em cozinhas gourmets ou varandas próximas ao jardim.

Para entender ainda melhor como usar cortinas de vidro, conhecer dicas de manutenção, limpeza e outros detalhes que façam dessa estrutura uma solução ainda mais incrível para a sua casa, convidamos você a seguir conosco pelas imagens abaixo, onde apresentaremos alguns dos projetos mais incríveis desenhados por nossos profissionais de arquitetura. 

Siga conosco, confira e inspire-se!

1. O que são as cortinas de vidro

As cortinas de vidro são conhecidas também como janelas panorâmicas ou janelas de visão total. São paredes de vidro que permitem olhar totalmente tudo o que acontece nas redondezas da casa ou do apartamento sem que para isso a segurança dos moradores seja comprometida. 

Esse sistema já é utilizado ao menos há 20 anos por grandes construtoras que optavam por entregar apartamentos com estrutura mais sofisticadas, sendo praticamente uma opção obrigatória em apartamentos de frente para a praia. 

Porém, as cortinas de vidro se popularizaram bastante nos últimos anos, o que fez com que proprietários de casas ou apartamentos mais simples também fizessem essa opção para deixar a varanda ou sacada ainda mais estilosa.

2. Como as cortinas de vidro funcionam

As chapas utilizadas para as cortinas de vidro são laminadas ou temperadas, o que garante alta resistência contra impactos internos ou externos. Ou seja, se, por exemplo, você tem crianças em casa e elas cismaram de brincar e acertam algum objeto no vidro, ele não trincará ou quebrará, mantendo a segurança da casa. O mesmo vale para situações em que o vento ou objetos voadores externos impactem os vidros – não há qualquer risco de quebra. 

As cortinas de vidro podem ser abertas com corrediças ou dobras comuns, como portas, sendo que sua espessura pode medir entre 8 e 10 mm., de acordo com o tipo de projeto.

3. Quanto custa instalar uma cortina de vidro

O custo para a instalação vai variar conforme a região, a distância entre entrega e instalação e o tipo de projeto. Em média, a instalação de cortinas de vidro pode variar de R$ 400 a R$ 1.500 por metro quadrado. 

É fundamental que esse tipo de instalação seja realizado por profissionais especializados, já que diversos fatores podem influenciar o trabalho, como, por exemplo, a incidência do vento no local ou até mesmo o nível de ruídos que deverão ser bloqueados com as cortinas. 

Ainda que a média pareça elevada, é importante entender que as cortinas de vidro valorizam absolutamente a casa e podem render ótimo incremento para o momento da venda.

4. Quais os principais tipos de cortinas de vidro

De acordo com a espessura das chapas, as cortinas de vidro podem garantir isolamento térmico e acústico para a casa, o que irá colaborar para que o lar fique com um ambiente absolutamente agradável. 

Atualmente, existem três tipos principais de cortinas de vidro:

  1. Modelo europeu: São os mais conhecidos e mais utilizados em espaços residenciais ou comerciais. Sua abertura é realizada com o auxílio de um pivô central. Sua principal desvantagem é a pouca resistência à água, já que pode permitir que alguns pingos passem por suas frestas. 
  2. Modelo Versatik: As chapas correm por um trilho alongado e contam com duas laterais fixas. Sua utilização é muito comum em hortas ou espaços que pedem maior sofisticação, como escritórios e clínicas. 
  3. Modelo Stanley: Conta com um grande número de trilhos para permitir o deslizamento mais fácil e abertura ampla das chapas de vidro. Assim, há maior resistência e controle da ventilação natural para o interior do lar.

4. Para dentro e fora de casa

Além disso, os modelos podem ser para utilizações específicas dentro ou fora da casa, de acordo com funções decorativas ou estruturais.    

  • Para dentro de casa: Utilize-as como paredes transparentes em ambientes integrados para que a sensação de espaço pareça ampliada. Além disso, as cortinas de vidro garantem eficiência energética no lar, já que garantem a iluminação natural alcance todos os ambientes. 
  • Para fora de casa: Permitem uma visão panorâmica de todos os espaços ao redor da casa/apartamento. Se instaladas em casas, permitem que o jardim seja contemplado facilmente em espaços como a sala de estar ou quarto. Se instaladas em apartamentos, criarão quase um espaço de contemplação do exterior, sem precisar sair de casa.

5. Quais cuidados ter

Embora as chapas de vidro sejam altamente resistentes, as cortinas de vidro pedem cuidados específicos com seu manuseio, principalmente pelo fato de serem instaladas a partir de soluções mecânicas com trilhos. Entre esses principais cuidados, estão:

  • Manuseie os vidros com cuidado: Se os vidros forem manuseados muito devagar, há grande risco de eles ficarem emperrados nos trilhos e isso ser um grande problema. Por outro lado, se manuseados com muita violência, pode existir o risco do desencaixe e, consequentemente, a queda. Dose a força sempre que for abrir ou fechar as cortinas. 
  • Faça manutenções preventivas: As preventivas são importantíssimas para garantir que o deslizar das peças de vidro sejam realizadas facilmente, bem como evitar travamentos constantes. O ideal é que, mesmo sem danos aparentes, essas revisões sejam feitas ao menos uma vez por ano, o que será suficiente para evitar grandes prejuízos.

6. Como fazer a limpeza correta

A limpeza das cortinas de vidro não se resume a apenas limpar as chapas, mas também consideram a limpeza dos trilhos como passo fundamental. Para isso, o uso de um pequeno aspirador de pó com bico fino pode ser o suficiente. 

Para a base, evite utilizar produtos abrasivos que corroam a tinta. Para os vidros, basta pingar 4 gotas de detergente em meio litro de água. Com um borrifador, aplique a mistura e limpe a sujeira com uma pequena flanela. Para que o vidro não fique manchado, utilize uma segunda flanela e seque-o imediatamente. 

Além disso, existem produtos hidrofóbicos que criam uma camada de proteção contra a sujeira, diminuindo os esforços para que os vidros estejam sempre limpos. 

7. Quais as cores dos vidros

Varanda da musicista - projeto sustentável Varandas, alpendres e terraços ecléticos por Lúcia Vale Interiores Eclético
Lúcia Vale Interiores

Varanda da musicista – projeto sustentável

Lúcia Vale Interiores

O mais comum é que esses tipos de chapas de vidro sejam vendidas em total transparência ou em tom esverdeado. Contudo, é possível encontrar opções mais opacas, espelhadas ou fumês, que permitem que o exterior seja totalmente contemplado, mas nada pode ser observado no interior da casa, o que trará privacidade total aos moradores.

8. Aproveitando os ambientes em diferentes horários e estações

As cortinas de vidro garantem um melhor aproveitamento dos ambientes, pois permitem a sua utilização de maneiras diferentes de acordo com a hora do dia ou a estação do ano. Observe neste ambiente o aproveitamento da vista para o jardim e piscina durante o dia e de uma aconchegante sala de TV à noite.

Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!