Metade madeira, metade alvenaria

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Alvenaria de tijolos cerâmicos ou madeira, qual o melhor método construtivo? Quem quer construir se deparará com esta questão. O sistema de alvenaria apresenta as seguintes vantagens, custo reduzido, facilidade de execução, maior rapidez, facilidade de integração com outros sistemas e maior resistência à umidade. E, a madeira apresenta as seguintes vantagens: alta durabilidade, ótima resistência mecânica, ótimo desempenho térmico e acústico, leveza e menor consumo de energia para sua produção. E agora, qual método escolher? Em Essex, na Inglaterra, uma família optou pela combinação dos dois sistemas construtivos.

Homify apresenta hoje a Casa Russells feita de alvenaria convencional e de madeira, aproveitando as vantagens de ambos sistemas construtivos. A casa em estilo moderno, inspirada na Bauhaus, projetada pelo arquiteto Peter Cox, do estúdio Baufritz LTD, é composta de prismas puros independentes, posicionados estrategicamente no terreno, de modo a tirar proveito da luz natural e otimizar seu desempenho térmico. Situada em uma área rural, a casa é uma combinação perfeita de eficiência e conforto, proporcionando aos moradores uma atmosfera campestre e relaxante.

Curioso para desvendar todos os encantos e as atrações desta casa moderna e deslumbrante? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa de campo que combina alvenaria e madeira, simplicidade e praticidade, eficiência energética e conforto.

Casa feita de blocos independentes

Quando a família Russel começou a crescer, eles decidiram deixar a pequena casa de campo em um terreno adjacente. A antiga construção, além de pequena, não oferecia o conforto desejado. A casa era fria no inverno e muito quente no verão. Devido ao impedimento legal de reforma e ampliação da antiga casa, a família encomendou a Peter Cox uma nova residência, que considerasse tudo o que não funcionava na casa antiga.     

O novo edifício é composto de prismas puros independentes, cuja posição no terreno é baseada na orientação solar, para que os ambientes sejam iluminados e aquecidos durante a manhã e protegidos do sol durante a tarde, quando é mais quente.  

Caixas vazadas

A residência é composta de dois volumes feitos de alvenaria e de dois blocos revestidos de madeira, sendo um deles com dois pavimentos, cujo piso superior abriga os dormitórios, cinco no total. As janelas verticais são elementos chaves do projeto. Além de dar identidade ao edifício, as janelas foram orientadas para que o interior da casa seja visível de todos os ângulos, de modo a estimular a conexão dos moradores, mesmo se eles não estão no mesmo espaço.

Nesta imagem podemos notar o jardim, situado na parte posterior do terreno, que proporciona vistas agradáveis para quem está na cozinha. O ofício de jardinagem é o passatempo do proprietário, que cuida do jardim com disciplina militar.

Painéis móveis

O projeto buscou solucionar o que não funcionava na antiga casa, como as janelas que batiam ou produziam ruídos causados pelo vento. A solução encontrada foi a criação de painéis móveis deslizantes, que permitem sua total abertura e melhor aproveitamento da luz e da ventilação naturais, eliminando assim os velhos problemas.

O fato das janelas mudarem de configuração constantemente, imprime ao edifício diferentes composições ao longo do dia, criando um jogo de cheios e vazios, dependendo do nível de abertura dos painéis móveis.

Entrada principal

Casas modernas por Baufritz (UK) Ltd.
Baufritz (UK) Ltd.

Modern Home Russell

Baufritz (UK) Ltd.

Localizada em uma área rural e cercada de verde, a casa de linhas retas e estilo moderno, inspirado na Bauhaus, tem o seu contraste com a paisagem natural equilibrado pela madeira que reveste suas superfícies.  

A entrada principal da residência é marcada por uma marquise metálica e pela calçada que conduz o visitante até a porta principal.

Sala de estar

Este espaço amplo, fluído e integrado à paisagem natural é o interior do espaço de convivência de uma casa de fazenda. Isto mesmo, esta casa foge da imagem de casa de campo que a maioria de nós guarda no imaginário.

O interior da casa é marcado pela iluminação natural abundante, pelos generosos planos de vidro das portas móveis, pelo piso de madeira e pelas superfícies predominantemente brancas. No living room o toque de cor é dado pelo mobiliário, com destaque para a combinação do sofá de cor azul com o tapete de tons variados de azul, que dá personalidade e descontração ao ambiente.

Sala de jantar

Na antiga residência, o espaço da sala de estar era pouco utilizado pela família. Todos queriam estar na cozinha. Portanto, o projeto criou um grande salão, que abriga a sala de estar e a sala de jantar, em torno da cozinha.

A sala de jantar é ampla para acomodar toda a família e abundantemente iluminada pela luz natural. Além disto, os moradores desfrutam de vistas privilegiadas para o jardim. O mobiliário que define a sala de jantar é composto de uma mesa de madeira contemporânea, de cadeiras DSW, desenhadas pelo casal Eames, e de três pendentes em forma de esferas, que realçam a elegância e o estilo moderno do ambiente. 

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Cozinha

Cozinhas modernas por Baufritz (UK) Ltd.
Baufritz (UK) Ltd.

Kitchen / Dining

Baufritz (UK) Ltd.

A cozinha continua sendo o coração da casa, onde todos da família querem estar. O piso de madeira que se estende por todo o living room criou uma sensação maior de integração espacial e de aconchego. A nova cozinha está organizada em forma de L e conta com uma bancada em forma de ilha, revestida de madeira. A posição da ilha permite a quem trabalha na cozinha desfrutar das vistas agradáveis para o jardim e para a paisagem campestre. Armários de madeira embutidos com acabamento em laca branca agregam elegância e funcionalidade ao ambiente.  

Se você está pensando em reformar ou incrementar a decoração da sua cozinha, você vai precisar destas dicas.

Dormitório

Os cinco dormitórios, situados no pavimento superior do prisma revestido de madeira, possuem uma atmosfera relaxante e aconchegante, devido à combinação de simplicidade e rusticidade, realçadas pelo mobiliário e pelo piso de madeira. A grande atração dos quartos é a vista privilegiada para a paisagem natural circundante, uma vez que todos abrem-se para o espaço exterior através de grandes janelas verticais.

Com qual sistema você construiria sua casa, alvenaria comum ou madeira?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!