Casa une arquitetura e paisagismo

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Construir uma casa é um enorme desafio, que não envolve apenas a preocupação com a estrutura, os materiais e a configuração espacial de cada ambiente. Existem muitos pormenores, que uma vez negligenciados, tornará o sonho da nova casa em uma grande frustração. Portanto, além de todas estas preocupações, é essencial que o projeto arquitetônico também cuide da qualidade dos espaços externos, do jardim e da qualidade da relação entre as áreas externas e internas. Um dos projetos que mais agregam qualidade ambiental e beleza ao projeto arquitetônico é o projeto de paisagismo.

Homify apresenta hoje uma casa lindíssima, transparente e cercada de jardins exuberantes e encantadores, que incrementam as vistas e a qualidade ambiental dos ambientes. Localizada na cidade de Merida, no estado de Yucatan, no México, o projeto da Casa O44, realizado pelo estúdio P11 Arquitetos, buscou o equilíbrio entre funcionalidade, segurança e habitabilidade. A grande atração do projeto é o paisagismo e a relação harmoniosa entre os espaços internos e externos, uma vez que toda a casa abre-se para os jardins. Além disto, há muitas outras atrações.

Confira a seguir mais detalhes e imagens da Casa O44 e descubra todos os encantos desta casa mexicana que esbanja funcionalidade, elegância e equilíbrio entre espaço habitável e natureza, a verdadeira protagonista da decoração.

Fachada posterior

Ao contrário da fachada frontal, chamada de cega pela ausência de janelas ou aberturas, a fachada posterior da residência é caracterizada pela transparência e pelo contraste entre as pedras, que revestem os muros estruturais, e o vidro, que permite a integração entre os espaços de convivência ao jardim e ao espaço externo. Nesta imagem, o volume da cobertura parece flutuar no ar.

Fachada principal

A fachada da residência é marcada por um volume imponente, que abriga os espaços de serviço, pela fachada cega composta de um muro revestido de pedras e do portão metálico e pelo volume da cobertura, que abriga os espaços sociais. O conceito do projeto é promover aos moradores o máximo de integração com o espaços externo, sem comprometer a privacidade, e proporcionar o contato com a natureza. O paisagismo, portanto, é um dos destaques do projeto. Na fachada principal, a vegetação visa a valorizar os traços retos e a volumetria da residência e proporcionar à cidade uma pequena área verde.

Entrada

O projeto de paisagismo focou na relação dos ambientes internos com os espaços externos, de modo que os jardins pudessem proporcionar vistas agradáveis e estimular o contato dos moradores com a natureza. O acesso principal dá-se através de um corredor verde, ladeado por plantas, que realçam a exuberância e o estilo tropical do jardim.   

Living room

O interior da residência, especialmente a área social, é caracterizado pela transparência, pelas cores neutras e pela integração com o espaço exterior, especialmente, os jardins que circundam a casa. Obviamente, o vidro foi o material escolhido para proporcionar tudo isto. 

Na sala de estar, o mobiliário de design contemporâneo e de cores neutras e móveis de madeira, de design moderno, agregam conforto e dão personalidade ao ambiente. As cores neutras e as superfícies brancas servem ressaltar a paisagem verde externa e o contraste com as pedras.

Sala de jantar

O programa de necessidades foi inteiramente

organizado em apenas um nível, por causa das condições do terreno, amplo e regular, o que permitiu uma melhor integração entre espaço interno e externo. Nesta imagem fica evidente a sensação de continuidade entre o espaço da sala de jantar, o terraço e o jardim. Tal integração exigiu um cuidado maior com a qualidade das vistas para o jardim. Aí entrou em cena o projeto de paisagismo, que buscou ressaltar a sensação de amplitude  espacial e imponência das áreas livres, distribuindo as massas de vegetação em torno dos limites do terreno, intercalando-as com palmeiras.

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Cozinha

Na cozinha as qualidades estéticas dos materiais de acabamento se sobressaem. A combinação de armários planejados de madeira, com portas laqueadas em preto, com bancadas revestidas de granito, na cor marrom, com o piso de porcelanato branco e com acessórios em aço inox realça a sofisticação e a funcionalidade do ambiente.

Lavabo

Surpreendentemente, no lavabo, amplo e iluminado pela luz natural abundante capturado por uma pérgola de madeira, nos deparamos com um pequeno canteiro, que traz a natureza para dentro do ambiente, tornando-o mais agradável e personalizado.

Espaço de estar

No espaço externo, mas ainda assim protegido pela generosa cobertura plana, foi criado um amplo terraço, que conta com uma vista espetacular para o jardim. O terraço acomoda uma segunda sala de jantar e um espaço lounge. Como podemos ver nesta imagem, o jardim atua como o protagonista e ponto de referência de todos os ambientes. Aqui, os moradores e seus convidados estão envoltos de uma ampla área livre e verde, que tira proveito da luz e da ventilação naturais. 

Não, a casa não está situada na área rural. É o paisagismo que nos faz sentir como se estivéssemos em um local distante da cidade e envolto por uma natureza exuberante e relaxante.

Área externa

A Casa O44 une arquitetura e paisagismo. Ambos se complementam e servem para realçar suas qualidades opostas mutuamente. A arquitetura ressalta a riqueza de texturas, cores e massas da natureza e o paisagismo ressalta a transparência do vidro, a rusticidade da pedra e o peso do volume da cobertura.

Um pequeno espelho d’água com fonte incrementa a decoração do jardim, agregando charme e elegância a área externa da residência e ao paisagismo.

Jardim

A área privada da residência é constituída de um bloco independente, mas que está interligado com a área social. Se os espaços sociais são fechados de vidro e esbanjam transparência, as áreas privadas são protegidas por uma veneziana de madeira, que evidenciam o seu caráter mais privativo, garantindo aos moradores a privacidade desejada. Porém, os espaços íntimos obedecem à vocação da casa, abrindo-se para o jardim.  

Se você encantou-se com esta casa que une arquitetura e paisagismo, então você vai adorar esta casa indiana, cujo jardim invade os espaços internos.

O seu jardim também é o protagonista da decoração da casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!