Casa de tijolinhos de conto de fadas

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A arquitetura é uma expressão artística e por conseguinte costuma expressar os valores e traços da cultura de um país e de um povo. Que tal explorarmos então um pouco da arquitetura sul-coreana, para aprendermos um pouco mais sobre este país asiático, que para nós é sinônimo de tecnologia, indústria, educação e tradição.

Homify apresenta hoje o projeto deslumbrante de uma casa sul-coreana, localizada na área residencial de Gaebong-dong, denominada Janelas Azuis. A casa foi projetada pelo estúdio Dream Ask. O programa de necessidades foi organizado em três pavimentos, para compensar a falta de espaço, uma condição imposta pelo terreno. O conceito do projeto, de acordo com o seu autor, foi dar ao edifício um sentido de atemporalidade, de modo que a residência ao longo do tempo mantivesse um aspecto de novo, além de evocar boas emoções nos moradores.

Curioso para desvendar todos os encantos e surpresas desta casa de tijolinhos aconchegante e atemporal? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa que mais parece um castelo.

Casa ou castelo?

À primeira vista, o jardim oriental e a imponência do edifício chamam a atenção de quem passa por esta rua estritamente residencial. A casa de janelas azuis assemelha-se a um castelo. O edifício de três pavimentos possui uma materialidade marcante, devido às paredes revestidas de tijolos à vista, e uma forma tradicional, com destaque para às janelas com caixilhos de madeira na cor azul, para as sacadas em balanço e para o telhado de inclinação acentuada. Quem poderia imaginar que a Coréia do Sul, um dos países mais desenvolvidos do mundo e com uma economia robusta, preserva ainda suas tradições e exibe construções feitas de tijolinhos e telhados inclinados?  

Curiosamente, o cliente solicitou ao arquiteto uma casa, onde ele pudesse ter a sensação de estar sempre pela primeira vez. Por esta razão, este projeto focou nas experiências emocionais e sensoriais dos moradores, ao contrário da maioria das casas e apartamentos modernos espalhados pelo país, que focam na funcionalidade e racionalidade.

Detalhes da cobertura

A casa foi concebida para transmitir uma ideia de atemporalidade, baseada numa fusão do tradicional e do contemporâneo. Isto significa que o edifício não visa a pertencer a nenhuma época, nem passada, nem futura, mas sempre presente. Aos olhos do observador, a casa pode remeter ao passado ou futuro, dependendo de suas referências e consciências pessoais. Enquanto os tijolos à vista e as janelas de esquadrias de madeira, pintadas de azul, dão um toque de tradição ao edifício, o telhado composto de chapas metálicas dá um toque de contemporaneidade.  

As janelas azuis e o desenho do telhado são elementos que realçam a identidade única da edificação.

Interior

O programa de necessidades da casa é distribuído em três pavimentos. O pavimento térreo abriga a cozinha, despensa, banheiro e sala. O pavimento superior acomoda um quarto, uma sala de banho e uma sala de estilo coreana. E, o segundo pavimento abriga mais um quarto, em forma de sótão.

A paleta de materiais do projeto inclui o uso de materiais naturais e tradicionais, como a madeira aparente da estrutura da cobertura, que é realçada pela iluminação indireta de LED. Esta solução é empregada em diversos ambientes. As luzes de LED, além de destacar a presença da madeira, cria um efeito visual surpreendendo, fazendo parecer que o forro flutua sem apoiar-se na estrutura de madeira.

Cozinha

Na cozinha fica evidente a combinação de tradição e contemporaneidade. A estrutura da cobertura de madeira aparente e o piso de madeira realçam a atmosfera tradicional do ambiente, enquanto os materiais de revestimento, como as pastilhas cerâmicas e as bancadas de granito dão um toque moderno e sofisticado à cozinha. Os armários de madeira com acabamento em laca, na cor branca, incrementam a decoração e agregam funcionalidade ao ambiente, que todavia foca na sensação de aconchego.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Dormitório

No pavimento superior, encontramos este dormitório, cujas paredes brancas contrastam fortemente com o revestimento de tijolos à vista das superfícies externas. As paredes predominantemente brancas e a depuração estética da decoração servem para realçar a atemporalidade do ambiente e ressaltam a presença das esquadrias de madeira, pintadas de azul, que dão identidade ao edifício.

Como você deve ter notado, o projeto dedicou bastante atenção ao desenho das superfícies superiores. Neste dormitório, o forro é constituído de três planos com patamares distintos, formando uma espécie de escada invertida. A iluminação indireta mais uma vez tem o papel de destacar os traços e a textura do plano da cobertura.  

Sala do aquário

Esta sala no segundo pavimento é dedicada às tradições sul-coreanas. Por esta razão, o espaço adquire uma atmosfera litúrgica, quase sagrada. O ambiente é um interpretação contemporânea da Hanok, construções tradicionais típicas do país. Além da estrutura de madeira aparente da cobertura, painéis de madeira tradicionais e móveis de madeira tradicionais, com acabamento impecável e pinturas cenográficas ressaltam a atmosfera tradicional e o estilo atemporal do ambiente.

A privacidade é um elemento bastante valorizado na vida cotidiana das famílias sul-coreanas. As janelas e aberturas discretas, incluindo as claraboias instaladas nas laterais do telhado de duas águas evidenciam este modo como os moradores valorizam a privacidade. As janelas servem apenas para permitir a entrada controlada de luz natural e para emoldurar, com precisão, alguma vista para o espaço exterior.

Sótão

No sótão, o ambiente sob a estrutura do telhado, o espaço é moldado pelo desenho do telhado de duas águas. As tábuas de madeira do piso e das superfícies que revestem o forro dão um toque tradicional ao ambiente, enquanto novamente a iluminação indireta de LED cria efeitos visuais intrigantes e dá um toque de modernidade ao ambiente.

O espaço tira proveito da luz natural abundante que invade o seu interior através das diversas janelas instaladas no telhado.

Se você gostou deste projeto, recomendamos mais uma casa que mistura tradição e modernidade. Conheça a encantadora casa One Roof, situada no japão.

O que você achou desta casa que foca nas emoções e sensações dos moradores?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!