SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Dicas para decorar salas pequenas

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Quase que um padrão na arquitetura moderna, o mercado oferece hoje, seja por conta de questões econômicas ou estéticas, plantas de metragem reduzidas em seus apartamentos, voltadas para o morador solitário ou para casais que estão começando a vida juntos. Espaços menores significam, obviamente, economia na hora da decoração, mas também oferecem um desafio para os profissionais de design e para os moradores.

Nestas horas, o que vale é muita criatividade e, principalmente, saber exatamente o que se deseja. Uma sala pequena pode oferecer, apesar de seu tamanho, possibilidade quase infinitas de decoração. Neste artigo do homify, iremos conferir alguns projetos realizados especialmente para salas pequenas. Você poderá conferir que charme, estilo e sofisticação podem caber em qualquer lugar.

Amarelos

Sala de estar  por Vloerkledenwinkel
Vloerkledenwinkel

Arte Espina Vloerkleed

Vloerkledenwinkel

Mais uma sala pequena que trabalha com elementos mínimos de decoração para obter o máximo em resultado. Aqui temos, basicamente, uma mesa de centro de design tradicional rodeada por um sofá e duas poltronas. Com um design modernista, estes sofás e poltronas de tons escuros encontram seu contraste na poltrona e no tapete de tons amarelos fortes. O pequeno rack de madeira complementa o projeto, que ganha uma lufada de ar fresco com a planta localizada no canto da sala, um toque pessoal para uma sala charmosa e banhada por uma luz natural das mais bem-vindas.

Aconchego

Neste belo projeto do estúdio Amanda Pinheiro Design de Interiores, temos uma sala pequena que aproveita todo seu espaço de forma inteligente. Começamos pela mesa de centro, uma peça elegante e sóbria que domina o espaço com sofisticação. As paredes de tons leves contrastam com o conjunto de móveis, um sofá de tons escuros e duas poltronas com padronagens coloridas sobre fundo branco. A persiana faz com que a luz entre de forma suave e difusa, sem contar o belo trabalho de iluminação com spots embutidos no gesso. Como está, a decoração desta pequena sala promove não apenas a proximidade entre as pessoas, mas uma sensação de aconchego e segurança.

Descolado

Pensado para um casal jovem e descolado, o projeto deste apartamento trabalha com elementos dos mais usuais para criar um ambiente dos mais sofisticados. A decoração desta sala pequena trabalha principalmente com os tons claros, presentes nas paredes e no revestimento do sofá. Essa leveza é quebrada com as almofadas que investem em combinações de preto e branco. As prateleiras acima do sofá recebem livros e fotografias, criando um clima de familiaridade e aconchego. Os pufes em cinza funcionam como mesas de centro e o detalhe de criatividade e charme vai para a pequena mesa de cor amarelo vivo.

Surfista

Projeto idealizado para uma casa onde vivem surfistas, esta sala pequena é tão charmosa quanto criativa. A primeira coisa que percebemos é o bom uso das cores nos diversos elementos da decoração, como almofadas, vasos e potes. O tapete de padronagens retas também colabora com essa linha colorida. Até por conta disso, as paredes e os sofás trabalham com tons mais neutros, assim como a bela peça que é a mesa de centro. Quadros de inspiração oriental na parede completam esse conjunto tão simpático quanto aconchegante.

Tijolos

Mais uma sala pequena que promove o aconchego e a sofisticação em sua decoração. Aqui temos um papel de parede que imita a textura de tijolos aparentes de forma criativa. Esse tom despojado para o ambiente ganha reforços com as combinações de cores dos diversos elementos da sala, como as almofadas amarelas e azuis – combinação essa repetida no tecido da poltrona que está à esquerda da foto. Duas fotografias em preto e branco completam a decoração com elegância – isso sem contar com o tapete felpudo que traz um ar inequívoco de conforto e acolhimento ao local.

Minimalista

Ainda que nem tão pequena assim, essa sala traz uma decoração de inspiração minimalista, que pode ser aproveitada de forma inteligente em outros ambientes menores. O destaque fica para o sofá de cor branca que domina boa parte do ambiente, um móvel espaçoso e confortável que evita o uso de outros complementos como poltronas ou cadeiras. Junto a isso, temos o rack de madeira que se prolonga em direção à lareira, criando uma sensação de continuidade e integração. Em um ambiente notadamente de tons claros, o contraste chega com as almofadas em marrom escuro.

Vinil

Há quem ainda curta muito ouvir discos de vinil. Numa época em que vivemos sob a tecnologia do streaming e dos downloads, poder colocar um disco para rodar ao toque da agulha tem um charme inestimável. Charmosa também é esta pequena sala, cuja decoração investe em cores básicas e vivas como o laranja, o verde e o vermelho para criar um ambiente que respira criatividade e descontração. Trabalhando com peças modulares, o espaço ganha pontos por conta de sua linha quase minimalista de decoração – poucas peças, mas práticas e eficientes em sua funcionalidade.

Bicicleta

Salas de jantar  por homify

Em um apartamento de inspiração industrial, temos uma sala pequena que traz uma decoração das mais ecléticas, a começar pelos diversos elementos distribuídos na parede de tijolos aparentes – como uma bicicleta, um relógio e quebra-cabeças em 3D na forma de animais. A mesa e as cadeiras na cor preta trazem um certo ar de austeridade ao ambiente, que é prontamente quebrado com a poltrona de tecido verde. Uma cortina de tecido garante a iluminação desejada para este ambiente – que é um verdadeiro colírio para os olhos e para a mente.

Estante

Uma sala pequena com uma decoração elegante e sóbria. Os tons neutros dos móveis ganham um complemento charmoso com o azul da estante. A sala de estar está integrada com a também pequena sala de jantar numa combinação harmoniosa. Dois solitários quadros na parede buscam não competir com a decoração, que é complementada com o tapete de estampa colorida e a mesa de centro em madeira. Esta pequena sala ainda encontra espaço para ampliação por conta do espelho da estante.

Letras

Finalizamos com mais esta sala pequena cuja decoração respira e transpira criatividade e cultura. A força desta sala está em vários elementos, mas principalmente no papel de parede com letras de alfabeto brancas sobre fundo preto. Em um ambiente que lembra uma manifestação artística das mais sofisticadas, nada melhor do que mesas e cadeiras transparentes, que trazem um ar de modernidade e ousadia. Reparem ainda nos vasos em vidro verde que ocupam o canto da sala, mais uma prova de um design que não tem medo de ir além.

Ótimas ideias, não? Conte para a gente o que achou ou mande sua sugestão de artigo aqui para o homify.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!