Piscinas em fibra de vidro: vantagens, desvantagens, instalação e preços!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
RUSTICASA | Casa "Reciclada" em Vila Nova de Cerveira, RUSTICASA RUSTICASA Piscinas de jardim Metal
Loading admin actions …

Actualmente, há inúmeras opções no que toca à construção de piscinas. Longe vão os tempos em que a piscina era prerrogativa daqueles que tinham um orçamento generoso. Encontramo-las, hoje em dia, feitas com os mais diversos materiais e em tamanhos, formas e preços vários. Há-as pré-fabricadas e as que não precisam de ser enterradas no solo, há-as insufláveis, em madeira, em aço e há também as piscinas em fibra que são hoje o foco do nosso artigo.

Se está a pensar construir uma piscina, então tome nota. Partilharemos consigo os prós e contras inerentes às piscinas de fibra de vidro, explicar-lhe-emos em que consistem, como são instaladas e não só. Vale ainda realçar que as imagens que acompanham este artigo são da autoria de profissionais portugueses com os quais pode falar directamente. Para isso, basta clicar sobre a etiqueta verde onde se lê “contactar”.

Vamos a banhos? Vamos!

​1. O que são as piscinas em fibra de vidro?

São piscinas feitas de uma única estrutura em fibra de vidro (fiberglass), um material compósito formado por uma matriz polímera, a resina sintética, reforçada pela fibra de vidro. Este material é utilizado para reforçar vários tipos de plásticos e empregue amiúde em barcos, automóveis, banheiras, pranchas de surf, canos, telhados, entre outros. No grosso, os plásticos usados para compósitos de fibra de vidro – em inglês, fiberglass - são feitos com resinas poliéster insaturado.

As piscinas de fibra de vidro são construídas a partir de um molde numa fábrica, o que significa que há menos opções em relação ao tamanho e à forma (já veremos este ponto mais para a frente). Pergunte ao fabricante se o molde é reforçado com aço e se o acabamento será macio e brilhante. O acabamento é em gel. A camada de gel é aplicada e depois endurece e protege a piscina, tornando a manutenção mais fácil e a piscina mais durável.

Ao contrário das piscinas de cimento e de vinil que ganham forma no local à medida que vão sendo construídas, as piscinas em fibra são pré-fabricadas e depois transportadas para o destino, tal como acontece com as casas pré-fabricadas.

​2. Quais são as vantagens das piscinas em fibra de vidro?

Antes de escolher o tipo de piscina para a sua casa, considere os prós e contras. Em relação às piscinas de fibra, destacamos as seguintes vantagens:

  1. São fáceis de manter: as piscinas em fibra de vidro possuem um acabamento em gel e uma superfície brilhante que torna fácil a limpeza e a manutenção. Esta superfície torna difícil a formação de algas, plantas que tornam a água verde e que ameaçam o bom estado de conservação das piscinas se não forem tratadas de forma diligente. Além do mais, a camada de gel é amiga da pele. Pode tocar nela e fazer exercício sem se arranhar. Nas escadas, pode ser aplicado um antiderrapante para evitar quedas. O material também denota resistência às condições meteorológicas adversas.
  2. Instalação rápida e flexível: as piscinas em fibra de vidro estão disponíveis em diferentes tamanhos. Encontra-as mesmo muito pequenas e bastante amplas, o que significa que cabem em quase todos os sítios. E se, por acaso, tiver um terreno grande, mas maus acessos para levar para lá a piscina, então note-se que estas piscinas podem ser transportadas por secções e montadas no local. Não está para fazer escavações? As piscinas em fibra podem ser instaladas acima do nível do solo e até em andares altos (como num terraço) já que são muito mais leves do que as outras piscinas.
  3. Personalizáveis: não tem que ficar com a piscina tal como a compra. Pode personalizá-la de acordo com o seu gosto e o estilo da sua casa. As piscinas de fibra de vidro não têm cores e layouts interiores pré-definidos. Pelo contrário, são altamente personalizáveis.
  4. Durabilidade: as piscinas de fibra de vidro são resistentes e duráveis ao contrário das de cimento, por exemplo.
  5. Ecológicas: como são mais fáceis de manter, também dispensam a utilização de químicos. Para além disso, a camada de gel funciona como barreira para a absorção de água, pelo que terá que encher a piscina menos vezes.
  6. Compatíveis com água salgada: o sal estraga alguns materiais como o vinil e o metal. Já as piscinas em fibra podem ser enchidas com água salgada sem requerer, por isso, muita manutenção.

​3. Quais são as desvantagens das piscinas em fibra de vidro?

Em relação às desvantagens, vale a pena reter as seguintes:

  1. Limitações de tamanho e de formato: as piscinas em fibra de vidro são feitas com moldes, o que significa que estão limitadas em relação aos formatos disponíveis. Isto limita a nossa escolha, mas podemos personalizá-las no interior com cores, degraus, cascatas, plataformas e muito mais.
  2. Instalação profissional: se optar por uma piscina em fibra de vidro, verifique se a empresa que a vende, também tem profissionais para fazer a instalação. Há mais empresas familiarizadas com a instalação de piscinas em cimento, por isso não se esqueça de confirmar esta questão.

​4. Como são as piscinas de fibra de vidro instaladas?

Na maior parte das vezes, os fabricantes de piscinas trabalham separadamente dos profissionais que as instalam. Antes de contratar alguém para instalar, peça referências para se certificar de que é feito um bom trabalho.

A instalação incluirá:

  1. a escavação do solo
  2. o nivelamento da piscina
  3. a instalação do encanamento e do sistema de filtros
  4. o enchimento da piscina
  5. a cobertura e o deck à volta
  6. a vedação de segurança (em alguns casos) 

O processo de instalação pode demorar entre três a seis semanas. Uma piscina de cimento – para que tenha noção – pode demorar entre três a seis meses. Logo, a de fibra é muito mais vantajosa e menos causadora de stress. Além disso, a facilidade e rapidez de instalação dispensa os elevados custos com a mão de obra.

​5. Piscinas de fibra usadas

As piscinas de fibra, por todas as qualidades que apresentam, estão entre as mais procuradas. Se tem um orçamento limitado, considere procurar uma piscina de fibra usada. Se fizer uma pesquisa on-line, encontrá-las-á à venda em alguns sites como o OLX ou o CustoJusto. Aliás, os próprios fabricantes podem ter à venda piscinas novas e usadas.

Antes de comprar, examine o tipo de espaço que possui e veja se tem acessos para que a piscina possa ser levada e descarregada no terreno. Não se esqueça, claro está, de inspeccionar a piscina para se certificar de que ela ainda está em bom estado.

​6. Preços das piscinas de fibra

O preço das piscinas de fibra pode variar. Os custos finais dependerão do tamanho da piscina, da dificuldade ou facilidade no que concerne à escavação do terreno, do equipamento que escolher, dos acessórios da piscina e dos extras que ela tem (iluminação, cascatas, degraus, entre outros).

As piscinas pequenas serão, à partida, mais baratas, mas a qualidade do material também ditará o orçamento apresentado. O valor médio andará a partir dos 6000€.

​7. Como escolher o fabricante?

Antes de escolher o fabricante, analise várias hipóteses para escolher aquele que melhores preços e qualidade oferece. Pode ser oportuno pedir uma sugestão aos seus amigos e familiares que tenham piscina e consultar as páginas e websites das lojas para ler as críticas deixadas pelos clientes. Hoje em dia, com o on-line, é muito fácil verificar isso.

Aqui na homify, reunimos uma lista de fabricantes de piscinas. Afunile a sua pesquisa através da adição do seu código postal ou nome da área servida.


Recomendado:
- Quanto custa construir uma piscina?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista