Atraia animais benéficos ao seu jardim!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

Ao imaginarmos um jardim, visualizamos um espaço tranquilo e florido com grande variedade de plantas, frutos, árvores e inclusive animais. É fato, que muitas plantas e hortaliças normalmente requerem cuidados específicos para brotarem, mas no caso das flores, um dos fatores mais importantes, é a polinização feita através dos animais. Esta é uma etapa fundamental no seu ciclo de vida, já que elas se reproduzem através da transferência de pólen.

Diferentes espécies de plantas floridas necessitam de condições externas, como o vento e assistência de agentes polinizadores, que no caso, podem ser aves e insetos. Por isso estas flores tendem a desenvolver diferentes maneiras de atrair estes agentes. Além de auxiliarem na proliferação da flora, os pássaros e insetos trazem vida, cor e movimento ao ambiente. 

Um jardim equilibrado consiste na coexistência entre os seres que nele habitam e por este motivo deve-se valorizar as diferentes formas de vida neste sistema! Como então atrair animais benéficos ao seu jardim? Como manter o equilíbrio neste tipo de local? Para responder à estas perguntas e tirar algumas dúvidas, apresentaremos algumas dicas úteis que podem te ajudar a deixar o seu jardim com mais harmonia.

Plantas que atraem borboletas

CASA VILLA LOBOS.SÃO PAULO.BRASIL: Jardins clássicos por Línea Paisagismo.Claudia Muñoz
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

CASA VILLA LOBOS.SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

O vôo destes pequenos insetos assemelha-se à uma dança, borboletas de fato trazem cor e beleza ao seu jardim. Elas gostam de ambiente ensolarados e buscam o néctar das flores para se alimentar. As espécies de flores que atraem mais este inseto possuem o botão central, como a margaridas, o jasmim, a asclépia-do-brejo (que serve como hospedeira para as lagartas), o crisântemo e a lavanda. A paisagista Claudia Muñoz neste jardim, focou em um jardim com flores em vasos e fácil mobilidade dos elementos.

Cultive plantas que atraem abelhas

Jardins campestres por Planungsbüro STEFAN LAPORT
Planungsbüro STEFAN LAPORT

Der Romantische Bauernhausgarten

Planungsbüro STEFAN LAPORT

Cada vez mais as abelhas correm o risco de se extinguir. Elas são agentes muito importantes, e além de ajudar na reprodução das flores, as abelhas também fornecem o mel e seus derivados. Se o seu jardim é espaçoso, pense em árvores de pequeno porte como a pitangueira ou goiabeira e lagos ou partes mais úmidas pois abelhas gostam de água. Já se o espaço é mais restrito, busque flores que floresçam por muito tempo com coloração branca ou amarela para atrai-las. Outra opção é o cultivo de temperos aromáticos como o manjericão, o orégano, o alecrim e o tomillho.

Quais animais são benéficos?

Em um jardim, existem animais benéficos, chamados de polinizadores. São eles que transportam o pólen de uma flor a outra. Abelhas, borboletas, besouros, pássaros e morcegos são alguns exemplos. Esses animais atraem-se pela coloração, cheiros e os açúcares, que cada espécie de flor contém. Por outro lado, existem animais chamados de pragas, como pulgas, carrapatos e lesmas que são mais abundantes na primavera e causam doenças, fungos e podem estragar o jardim.

Plantas que atraem pássaros e joaninhas

A joaninha sempre esteve associada à sorte e bons presságios, e de fato, este inseto é um benfeitor para o seu jardim, pois se alimenta de inúmeras pragas como pulgões e funciona como um inseticida natural. Ela pode ser atraída por plantas e temperos como erva doce, coentro, cominho, cenoura e dente de leão. Já as flores de árvores frutíferas como a pitangueira e a laranjeira são as maiores preferências dos pássaros, jabuticabeiras atraem periquitos e tiês devido ao seu fruto suculento, as flores sapatinho de judia e russélias atraem o t˜åo admirado beija flor.

Lagartixas e sapos

Jardim com piscina natural: Jardins ecléticos por Atelier Jardins do Sul
Atelier Jardins do Sul

Jardim com piscina natural

Atelier Jardins do Sul

Sapos e lagartos são considerados animais benéficos pois equilibram o sistema ao comer moscas, larvas e outros animais indesejáveis, além disso indicam a boa qualidade de seu jardim. Para que os anfíbios usufruam de seu jardim, é necessário uma pequeno lago de água limpa ou uma área com nascente de água. Já os lagartos, que assim como os sapos, comem insetos, necessitam de sol e rochas ao redor do lago, entre a vegetação, as rochas servem como abrigos para estes animais. 

Prepare um jardim para o inverno

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL: Jardins modernos por Línea Paisagismo.Claudia Muñoz
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

Durante o inverno, apesar de não existirem tantas flores como na primavera, o seu jardim pode continuar bem ornamentado. Devido às baixas temperaturas, uma das grandes vantagens desta época do ano é a menor incidência de pragas e ervas daninhas. Busque investir em plantas que não necessitem de muito sol como cactos e arbustos ou vegetais que crescem embaixo da terra como a cenoura, a batata e a beterraba. Jardins pequenos ou em áreas internas são também uma boa opção para quem quer manter um espaço verde o ano inteiro!

Então, pronto para deixar o seu jardim com vida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!