Estilo: 10 papéis de parede inovadores

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Seja na sala de jantar ou na sala de estar, os papéis de parede têm uma função das mais importantes dentro do projeto de decoração de ambientes. Mais do que um complemento, o papel de parede funciona como um quase protagonista, trazendo personalidade, estilo e sofisticação ao ambiente, oferecendo diversas possibilidades tanto estéticas como narrativas. Um papel de parede pode contar uma história, abrir portas para um universo completamente diferente daquele em que estamos e oferecer novos caminhos para a criatividade e a imaginação.

Neste artigo, o homify apresenta 10 projetos de papéis de parede para sua sala, desde os mais tradicionais, com padrões e estilos específicos, como os mais ousados e modernos, capazes de acelerar a respiração de qualquer pessoa.

Faça a sua escolha.

Tijolos

Parede e pavimento  por I Want Wallpaper
I Want Wallpaper

Arthouse VIP Red Brick Wall Pattern Faux Stone Effect Motif Mural Wallpaper 623006

I Want Wallpaper

O charme de uma parede de tijolos à vista é inegável. Em alguns casos, porém, não é possível trabalhar com este material da maneira tradicional como se gostaria. Nestas horas, para deixar a sua sala do jeitinho que você quer, nada melhor do que um papel de parede que imite a textura do tijolo. Neste papel de parede da especializada londrina I Want Wallpaper, temos os tijolos na cor vermelha, mas esta pode ser escolhida de acordo com o desejo do cliente. Você acha que tijolos em tons cinza ficam melhor na sua sala? A escolha é sua.

Elegância

Os tons azuis e neutros marcam este espaço que transborda de elegância e estilo. As estruturas de metal nas janelas e nas portas têm um inegável apelo tradicional, no que contrasta com as poltronas e as luminárias de viés modernista. O papel de parede da sala apresenta uma padronagem que lembra, em alguns momentos, as teclas de um piano. Nada mais adequado para um espaço que parece saído da Nova York dos anos 30, com uma pitada de jazz e sofisticação.

Fundo azul

Corredores e halls de entrada  por Matteo Bianchi Studio
Matteo Bianchi Studio

Kensington & Chelsea

Matteo Bianchi Studio

Aqui o papel de parede faz toda a diferença. A sala tem um estilo quase minimalista, com a mesa ocupando o espaço central com elegância. A base da mesa traz um design moderno e ousado, sobreposta a uma base de metal que reflete as luzes do ambiente. O papel de parede, por sua vez, traz uma temática floral sobre um fundo azul, criando uma sensação de frescor e jovialidade, quase uma moldura para a bela peça de arte que domina o ambiente.

Flores

Aqui temos mais uma sala que se beneficia do papel de parede floral para trazer um ar de leveza e suavidade ao ambiente. Os tons leves da decoração, presentes nos sofás, no piso, nos tapetes e no pufe, estabelecem um clima de conforto e aconchego. O papel de parede da sala, com flores sobre fundo branco, reforça o clima. Reparem como a parede lateral traz também um papel de parede de tons neutros e padronagem quase lisa, criando um curioso e interessante contraste.

Arquivos

Com clara inspiração industrial, esta sala se utiliza do papel de parede para criar um ambiente completamente novo. O piso de madeira, os sofás de tons cinzas e as mesas de design moderno estabelecem um ecletismo único para esta sala. O papel de parede domina a parede principal, com uma imagem que remete a gigantescos arquivos semidestruídos de alguma repartição abandonada. Trata-se de uma proposta bastante ousada, ao trazer para a sala um papel de parede que parece querer mais traduzir a personalidade das pessoas que aqui convivem do que ser esteticamente belo.

Ilusão

Parede e pavimento  por U2
U2

​Mural wallpaper, point wallpaper

U2
U2
U2

Para uma sala moderna e ousada, nada melhor que um papel de parede que se alinhe a esta proposta. Trabalhando com uma estampa que reproduz uma das mais conhecidas ilusões de ótica, este papel de parede traz uma sensação de movimento em conjunto com uma certa inquietude e um curioso desequilíbrio em sua proposta. Os tons neutros do papel de parede contrastam com os tons em vermelho dos móveis – com destaque para a cadeira vermelha de aparência vanguardista – e das luminárias. A mesa branca próxima à parede parece quebrar um pouco a ilusão, dando uma certa estabilidade à sala.

Armazém

Parede e pavimento  por Creativespace

Aqui temos mais um papel de parede que transporta a sala para outro ambiente. Um dos usos mais interessantes do papel de parede é exatamente este: trazer, para dentro da sua sala, imagens, lembranças, lugares que existem ou existiram e que falam diretamente à nossa memória afetiva. Neste caso em questão, o papel de parede lembra um armazém do início do século 20, uma imagem de apelo industrial e nostálgico certeiro. O tom sépia da fotografia adiciona uma camada de charme e estilo ao ambiente, que é complementado pelas mesas revestidas em pátina branca e pelas flores de tom lilás nos vasos.

Continuidade

Além de trazer lembranças e memórias de ambientes e locais distantes, o papel de parede pode ter também a função de ampliar o espaço de sua sala. Aqui temos o exemplo de um papel de parede cuja função parece ser prolongar a sala de jantar. Percebam como a fotografia utilizada trabalha com os mesmos ângulos da sala de jantar, criando a perfeita ilusão de continuidade. A fotografia em preto e branco parece trazer uma estrutura antiga, o que cria um contraste dos mais interessantes a este estúdio de viés industrial. O detalhe mais charmoso desta sala vai para a geladeira vermelha de inspiração vintage.

Sketches

Parede e pavimento  por U2
U2

Mural wallpaper, point wallpaper

U2
U2
U2

Mais uma sala que respira despojamento. O acabamento em concreto, fiações e canos à vista estabelecem um clima de criatividade e descontração. O sofá de tons bege traz um design que estilizado que beira o minimalismo. Mas o toque de charme chega mesmo com o genial papel de parede que reproduz um sketch - um desenho inicial, básico, de um projeto de decoração de interiores – do que pode ser um armazém ou uma confeitaria. Ao colocar apenas alguns elementos em cores na arte do papel de parede, cria-se a sensação de trabalho a se fazer, de projetos a serem desenvolvidos. Uma sala que inspira a criação!

Movimento

Parede e pavimento  por U2
U2

​Mural wallpaper, point wallpaper

U2
U2
U2

A sala tem um inegável toque de estilo em suas linhas modernas e na decoração de poucos – mas eficientes – elementos. A luz que chega de forma suave e difusa pela janela dá um tom de aconchego e segurança. Mas não se enganem! Esta sala está repleta de segredos dos mais interessantes. Começamos pela luminária cuja forma lembra um agrupamento de vitrais na cor laranja. Logo depois, percebemos o papel de parede. Não são apenas elementos laranjas contra um fundo roxo, mas centenas de formas que se movimentam e reduzem seu tamanho em direção a um ponto em comum. A sensação de movimento e dinamismo é inevitável. E maravilhosa!

O que achou destes papéis de parede? Conte para a gente ou mande sua sugestão.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!