Como ter uma casa MAIS aconchegante!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Para os nossos ancestrais mais longínquos, a coisa mais parecida com a casa eram as cavernas ou as árvores, onde eles se refugiavam principalmente para fugir do frio e das ameaças externas, como outros animais. A função desse espaço era basicamente segurança e proteção e, mesmo assim, havia preocupação em organizar o espaço para a convivência.

Com o passar do tempo e a fixação dos homens às terras, surgiram as casas propriamente ditas, de pedra, palha, estuque, argila. E, com elas, a busca pelo conforto e pelo aconchego. A casa passou a ser então lugar de afetividade, de bem-estar e, finalmente, até beleza e grandeza.

Seja grande ou pequena, a casa passou a ser um lugar onde o acolhimento era imprescindível para uma vida feliz. Isso ficou marcado em todos e, mesmo hoje, o sonho de (quase) todo mundo é ter uma casa aconchegante, onde se entra e tem vontade de ficar aninhado e protegido. Atualmente, são os pequenos detalhes que ajudam a conseguir essa ambiência, com por exemplo utilizar cores calorosas e acolhedoras nas paredes. Ou investir em um mobiliário em madeira, que é o material mais aconchegante que existe.

Outra medida é usar uma iluminação o mais próxima possível da luz natural, o que é mais confortável para os olhos e deixa o ambiente mais  suave e agradável. Fugir do mobiliário massificado e optar por peças de antiquário também dão personalidade à casa, remetendo à história do objeto e imprimindo à decoração a sensação de continuidade entre passado e futuro.

O uso de diferentes materiais em um mesmo espaço também enriquece a atmosfera, assim como a utilização de obras artesanais e artísticas, que conferem originalidade e beleza.

Confira nossas dicas para uma casa mais aconchegante e tente colocá-las em prática. Você vai presenciar uma incrível transformação!

Use cores quentes!

Cores quentes são capazes de encher um ambiente de calor e vida. Você pode usar cores como vermelho, laranja e amarelo vivos, mas há uma ampla gama de tons terrosos que também têm esta característica, como vários tons de ocre. Nessa cozinha em estilo colonial, o projeto de Flavio Berredo Arquitetura enfatizou um tom de vermelho alaranjado nas paredes que vai muito bem com os armários em madeira e o piso claro. O resultado é um ambiente convidativo, alegre e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade. Ao se entrar nessa cozinha, automaticamente as pessoas se sentem mais animadas e cheias de energia, o que é ótimo para o preparo das refeições em família.

Use mobiliário em madeira!

A madeira é o material que mais dá uma sensação de conforto, acolhimento e aconchego. Não é de se admirar que ela é utilizada em tudo, nos móveis, na estrutura da casa, nas escadas, nos pisos, nas paredes, nas molduras das janelas e quadros, nas vigas do teto, em tudo. Nessa casa totalmente aconchegante, a madeira está na mesa, nas cadeiras, na estante, no forro das paredes, nas vigas do teto, no piso, nas portas, na bancada da pia, nas prateleiras sobre ela – simplesmente em todo o lugar. O efeito é um só: sensação de ninho, de lugar receptivo, sólido e cheio de paz!

Use iluminação próxima à natural!

Casa ReFit: Salas de estar rústicas por Ferraro Habitat

Para o ambiente ficar mesmo aconchegante, nada daquelas lâmpadas fluorescentes, que dão um aspecto duro e artificial a todo o espaço. Opte por lâmpadas com cor próxima à luz natural, pois isso tornará o ambiente mais suave, delicado e confortável. Existem várias opções no mercado e simples de se instalar. Use e abuse dos abajures, que enfatizam ainda mais o aconchego do lugar. Na sala de estar e nos quartos, esse tipo de iluminação deve ser priorizada para manter a intimidade (quando necessário) e o acolhimento. Dimers também podem ser úteis, especialmente nos quartos. 

Não use mobiliário de massa!

Apartamento: Salas de jantar clássicas por Spengler Decor
Spengler Decor

Apartamento

Spengler Decor

Para sua casa ter mesmo personalidade e ser aconchegante, você não deveria optar por mobiliário comum, de massa, feito em larga escala. Pode ser mais barato, mas não é mais bonito nem mais interessante do que peças garimpadas em antiquários. Essas peças são muitas vezes exclusivas, portanto cheias de personalidade. Também carregam história de outras famílias e, por isso, são únicas e envolvidas em uma aura de continuidade histórica. Usar peças assim torna a sua casa um lugar original e especial, portanto mais aconchegante do que nunca. Tente descobrir a história das peças e terá muito para contar aos seus visitantes.

Misture os materiais!

Uma maneira de deixar o ambiente ainda mais aconchegante é misturar materiais na arquitetura e na decoração. Pedra, vidro, mármore, granito, madeira, tijolo, cimento queimado e uma infinidade de materiais – a mistura bem dosada e bem pensada cria ambientes únicos e acolhedores. Neste banheiro, misturam-se vidro, madeira, granito, porcelanato, espelho, alvenaria, tudo para se obter um ambiente sofisticado, clean e sóbrio ao mesmo tempo. As plantas trazem a leveza e a vida da natureza e tornam o espaço mais convidativo. Você pode fazer o mesmo utilizando outros materiais, tanto para o revestimento das paredes, quanto do piso, sem falar no mobiliário, na bancada da pia e nas louças.

Exiba trabalhos de arte ou artesanais tradicionais!

Casa do Interior de São Paulo: Salas de estar clássicas por Two Design
Two Design

Casa do Interior de São Paulo

Two Design

Aqui o céu é o limite: existem obras de arte antigas que podem ser exibidas, como os pequenos quadros dessa sala de estar, ou, então, trabalhos artesanais tradicionais, como louças portuguesas. Mas pode-se exibir também almofadas rústicas, vasos e travessas de cerâmica artesanal, esculturas populares em madeira ou metal, bonecos em argila, toalhas de mesa de renda artesanal, trabalhos artísticos populares em madeira, cestos populares ou indígenas, arte e artesanato de outros estados ou países. O importante é saber equilibrar esses elementos com o resto do mobiliário e de acordo com o estilo do espaço. Mas pode ter certeza de que esses objetos podem dar vida e aconchego à sua sala, à sua cozinha, ao seu banheiro e até mesmo ao seu quarto. Para outras dicas sobre ambientes aconchegantes, leia este artigo

O que deixa a sua casa aconchegante?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!