Como ter uma varanda gourmet perfeita: 11 ideias para Casas e Apartamentos Como ter uma varanda gourmet perfeita

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como ter uma varanda gourmet perfeita: 11 ideias para Casas e Apartamentos

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Apartamento Casal com Bebe Varandas, alpendres e terraços modernos por Sandra Pompermayer Arquitetura e Interiores Moderno
Loading admin actions …

As varandas gourmets estão a cada ano mais valorizadas. Reconhecidas como um espaço mais do que especial em casas e apartamentos, as varandas ou terraços gourmets podem ser organizadas nos mais diferentes tipos de espaços -- seja em um cantinho próximo ao ar livre nos ’apês’ ou e uma estrutura completamente nova nas casas térreas. 

Em todos os casos, sempre vale a pena lembrar de que esses cantinhos deliciosos pedem duas coisas principais: funcionalidade para colocar em práticas as receitas culinárias e, principalmente, o máximo de conforto possível para juntar amigos e familiares em momentos especiais. 

Se você tem pensando no quanto seria interessante valorizar a sua casa com um espaço gourmet, com certeza vai adorar as ideias que trouxemos hoje. Vamos explicar abaixo quais são os principais pontos sobre os quais você deve ficar bem atento quanto a ideia é criar uma varanda ou terraço gourmet na sua casa. 

Traremos ideias incríveis que compõem os mais diferentes tipos de ideias para espaços gourmets, como, por exemplo, decorações com churrasqueiras, fornos a lenhas, conjunto de mesa e cadeira e elementos decorativos que fazem toda a diferença para a personalidade destes espaços. 

Por isso, convidamos você a seguir mais uma vez conosco em um Livro de Ideias repleto de trabalhos de arquitetura de nossos profissionais incríveis, onde temos a certeza de que você estará ainda mais próxima da casa dos seus sonhos. 

Siga conosco, confira e inspire-se!

1. Conforto é importante

Nunca subestime a necessidade de conforto em sua varanda gourmet. E o motivo é muito simples: esse será sempre um espaço para reunir pessoas. Dificilmente você se dará ao trabalho de decorar uma varanda gourmet para cozinhar sozinho ou sozinha. Afinal, para isso, bastaria a cozinha. 

Por isso, procure sempre pensar na melhor organização possível de espaços, no tipo de cadeiras que cercam a mesa, em possíveis sofás, na iluminação do ambiente e, principalmente, no arejamento. Tudo isso fará toda a diferença para que cada hora compartilhada na varanda seja memorável e repleta de felicidade para todos. 

2. Planejamento faz toda a diferença

Você acha que por terem pouco espaço disponível, os apartamentos não podem ter varandas gourmets? Então precisa conhecer esse projeto absolutamente incrível. 

Aqui, temos o conjunto entre um gabinete perfeitamente desenhado para comportar o máximo de utensílios em ótimos espaços internos, os revestimentos coloridos com cerâmicas e prateleiras elegantes com pequenos objetos decorativos. A churrasqueira de tijolinhos com abertura suficiente para uma boa sessão de confraternização, é suficiente para garantir o sucesso do espaço.

3. Decoração rústica sempre vai bem

A decoração rústica tem tudo a ver com escolhas aconchegantes. Por isso, se você tem dúvidas sobre o que escolher para complementar o seu espaço gourmet, não ignore as possibilidades desse estilo. 

Esse projeto, por exemplo, conta com elementos especialmente interessantes, como a mesa e o aparador de madeira maciça, o pendente de palha e a agradável decoração com azulejos estampados no espaço destinado ao balcão. O resultado é excelente!

4. Dentro de casa também vale

Assim como trouxemos boas ideias para a decoração dentro de apartamentos, também vale a pena ver boas referências para varandas gourmets dentro de casa. Embora quando construídas em casas térreas a ideia mais comum seja a de mantê-las em espaços externos, é possível encontrar ótimas ideias para esse tipo de espaço no interior do lar. 

O principal ponto para isso é garantir que o aproveitamento da iluminação natural seja o melhor possível, assim como soluções de arejamento e um bom depurador de ar ou coifa para manter a fumaça da churrasqueira sempre afastada. 

5. Na área externa, o pergolado é perfeito

Casa Corrego grande Varandas, alpendres e terraços clássicos por Roma Arquitetura Clássico
Roma Arquitetura

Casa Corrego grande

Roma Arquitetura

Se vale a pena encontrar boas dicas para o interior do espaço gourmet, que tal pensar nos elementos que trazem charme ao exterior do local? É assim que você poderá garantir que a conexão entre esse novo local e a base principal da casa tenham uma conexão perfeita. 

Na imagem, destacamos o lindo pergolado que acompanha a divisão entre os pavimentos da casa, trazendo a elegância da madeira para contrastar com a frieza da cor branca presente em todas as paredes. Além disso, temos a opção pelo piso que imita a textura da madeira, o que reforça ainda mais a personalidade acolhedora do local. Incrível!

6. Que tal jogos?

O terraço gourmet é um espaço especialmente dedicado a momentos divertidos, então por que não garantir que isso seja garantido com opções que vão além de ideias comuns? Transformar esse local em um espaço de jogos, por exemplo, garante uma combinação perfeita! 

Nesse projeto, temos uma solução pontual, mas realmente muito interessante, que é a utilização de uma mesa de sinuca para fazer a alegria de todos enquanto os churrascos e demais pratos são preparados. A construção do espaço segue uma solução simples e perfeita com colunas e cobertura de madeira, resultando em um projeto especialmente charmoso.

7. Inove na cobertura

Já que tocamos no ponto sobre os tipos de estrutura para o terraço gourmet, vale a pena lembrar que entre as principais opções para estruturas externas, estão os usos da madeira e aço, tanto para as colunas, como para a cobertura. 

Mas, é bem possível recorrer a ótimas ideias que trarão soluções únicas ao ambiente, como podemos notar nesse incrível projeto onde a opção por bambus foi perfeita para marcar simplicidade e elegância. 

Para garantir proteção ao mobiliário utilizado, é interessante pensar em um complemento com acrílico por cima dos bambus.

8. O forno a lenha é tradição

Sabemos que as churrasqueiras são indispensáveis para os terraços gourmets, mas, essas não são as únicas peças a serem consideradas nesse local. O complemento com um forno a lenha com certeza fará uma dupla não só imbatível, como também, amada por todos. Os sabores do campo que os preparos nos fornos a lenha trazem são incríveis! 

Para que essa ideia seja realizada, é possível encontrar bons fornos a lenha pré-fabricados em alvenaria ou, ainda, construídas de acordo com o espaço disponível. 

9. Pense em 2 espaços em 1

Área de Lazer na cidade Varandas, alpendres e terraços rústicos por Stefani Arquitetura Rústico Madeira Efeito de madeira
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

Funcionalidade é importante. Aproveitar ao máximo a disposição de espaços, também. Com isso em mente, você não precisa escolher apenas um entre dois tipos de espaços, por exemplo. É possível sim adaptar varanda gourmet com outros ambientes, como observamos nesse projeto, onde a lavanderia foi muito bem organizada a partir de um balcão planejado que garante o espaço suficiente para a máquina de lavar.

10. Tijolinhos sempre valem a pena

Casa Caiçara Varandas, alpendres e terraços coloniais por RAC ARQUITETURA Colonial
RAC ARQUITETURA

Casa Caiçara

RAC ARQUITETURA

Não tenha dúvidas que escolher por tijolinhos vermelhos, ou tijolinhos à vista, sempre vale a pena. Além da beleza rústica e sensação de aconchego que esse tipo de estrutura traz, os tijolinhos têm ótima durabilidade e resistência, o que faz desse tipo de investimento algo valioso por longos anos. 

Se você ama essa ideia, saiba que é possível construir desde paredes inteiras de tijolinhos ou apenas optar por ideias pontuais, como o balcão ou a churrasqueira produzida com esse tipo de material. 

11. Ideias coloridas são alegres!

Conjunto de mesa e cadeiras, churrasqueiras, armários espaçosos e até forno a lenha: você já sabe quais são os principais itens a serem considerados para uma varanda gourmet perfeita. Agora, vai a dica preciosa que pode valorizar ainda mais as escolhas: defina um determinado estilo decorativo para que o resultado traga unidade visual perfeita e, com isso, o ambiente fique ainda mais agradável. 

Ou, se preferir, opte por ideias coloridas que trarão alegria e criatividade, como mobiliários ou eletrodomésticos coloridos. Essa ideia com a geladeira vermelha e o armário amarelo são ótimos exemplos do quanto esse tipo de solução pode contribuir perfeitamente para o resultado. Vale a pena se inspirar!

E você, o que acha indispensável para uma varanda gourmet?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!