Como deixar a iluminação perfeita em corredores

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

O tempo passa e uma coisa é certa: uma hora ou outra você irá se deparar com o espaço cada vez menor em casa. Se você comprou ou alugou uma casa recentemente, possivelmente já percebeu os impactos que a expansão desenfreada de imóveis deixou em casas e apartamentos de médias e grandes cidades. Com o intuito de vender cada vez mais, verticalizar cada vez mais e, diminuir os espaços cada vez mais, é quase impossível que você não se depare com um cômodo com medidas bem específicas, como por exemplo, em formato de um corredor. Seja por um cômodo com medidas extensas e paredes muito próximas paralelamente, ou por longos corredores que integram os espaços da casa, o desafio na decoração de um corredor é sempre grande.

Para decorar um corredor, há quem prefira a adequação de pequenos móveis distribuídos no espaço, como pequenas mesas ou poltronas. Há ainda quem prefira aproveitar as paredes paralelas utilizando vasos e flores para incrementar a decoração, mas, hoje, especificamente, falaremos sobre uma forma muito útil e interessante de deixar todo o espaço do corredor, seja ele grande ou pequeno, é com a escolha correta de luminárias. 

Escolher corretamente as luminárias que serão instaladas no corredor de sua casa, seja ele na cozinha, sala ou em ambientes integrados, é ter a possibilidade de aproveitar ao máximo os espaços disponíveis nas estreitas medidas do seu imóvel, afinal, é muito comum que espaços extensos acabem por deixar pontos menos iluminados que, com isso, acabam por ser desprezados para a decoração do lar – o que acaba por ser um problema, já que, morando em uma pequena casa, qualquer metro quadrado é muito importante.

Para ajudar você a seguir com estas inspirações e, assim, acertar em cheio nas possibilidades de dar a melhor iluminação possível ao espaço em corredor do seu lar, trouxemos algumas ótimas sugestões que poderão ser fundamentais na melhor ocupação e decoração possível destes espaços. 

Por isso, venha conosco, aproveite as boas ideias para a decoração de espaços em corredores com o uso de luminárias e aproveite para iluminar também as suas inspirações. Aproveite!

Integração

Corredores e halls de entrada  por HPONCE ARQUITECTOS
HPONCE ARQUITECTOS

Escalera – B+H45

HPONCE ARQUITECTOS

Em apartamentos e casas pequenas, é muito comum que os ambientes sejam integrados. Entre os espaços que constituem a soma de uma cozinha e sala ou outros cômodos em conjunto, é possível que existam corredores que facilitem estas integrações. E este é o caso deste projeto belíssimo. Com um amplo corredor que é aproveitado na perfeita distribuição dos móveis do espaço, o profissional optou pela decoração com o uso de elementos coloridos em azul e rosa, além da belíssima parede decorada com azulejos decorativos. Para a iluminação, foram utilizadas lâmpadas embutidas alinhadas nos cantos e centro do teto, o que proporcionou uma iluminação uniforme e perfeita para o corredor. 

LED

Lâmpadas LED são opções muito interessantes para a iluminação de corredores. Com elas, é possível que tetos em gesso, ou outras estruturas com espaços vazados, recebam uma iluminação interessante por meio da utilização de pequenas mangueiras com lâmpadas. Um ótimo exemplo é este lindo projeto da arquiteta Cristina Menezes, de Belo Horizonte (MG). Utilizando uma longa mangueira de lâmpadas LED embutida na lateral do teto, a sala integrada da linda casa moderna em madeira ganhou um efeito excelente. A iluminação com este tipo de lâmpada além de proporcionar este tipo ótimo de efeito, é mais econômica, tem maior durabilidade e não altera a temperatura ambiente do espaço. 

Dicróicas

Cozinhas modernas por homify
homify

Modern and Bold Kitchen Diner

homify

A escolha por lâmpadas dicróicas para a iluminação de corredores extensos, é excelente. Isto porque, distribuídas de maneira alinhadas, estas lâmpadas proporcionam uma iluminação por igual em toda a extensão do espaço. Neste projeto, podemos perceber o quanto foi importante a utilização deste tipo de lâmpadas, já que a cozinha em formato de longo corredor tece parte do teto rebaixado para reforçar a sensação de acolhimento. Neste caso, a iluminação com as lâmpadas embutidas ficou excelente, sem deixar qualquer diferença entre as diferenças de altura nos espaços dos ambientes. 

Luminárias

Cozinhas asiáticas por MID 먹줄

Outra opção interessante que pode favorecer uma iluminação mais criativa, é a utilização de luminárias distribuídas em pontos estratégicos, principalmente em cômodos com longas extensões, como cozinhas. Nestes casos, a presença das luminárias poderá ser direcionada para a mesa, balcão ou outros pontos onde é fundamental a presença de uma boa iluminação. Outra boa dica é a utilização de mangueiras com LED em espaços entre os móveis, como podemos notar na parede que marca a divisão do armário planejado. 

Pontos de foco

Salas de estar escandinavas por Dröm Living

Além de oferecer um aspecto decorativo interessante, a presença de luminárias pode ser uma ótima forma de posicionar pontos de foco. Como podemos ver neste projeto de sala de estar em estilo industrial, os pontos de foco podem ser uma ótima solução em corredores, já que, é comum que existam espaços menos iluminados. Na imagem, podemos perceber que os pontos de foco estão na parede, onde elementos decorativos poderão ser distribuídos e na extremidade oposta à janela, onde há a presença de poltronas para momentos de leitura.

Escadarias

Quem tem longas escadas retas em casa, sabe o quanto é difícil iluminar de maneira uniforme este tipo de corredor. Isto porque, muitas vezes, a altura do teto acompanha o desenvolvimento da escada. Uma ótima solução para isto, é utilizar pequenas lâmpadas distribuídas na parede próximas a cada degrau, como podemos notar neste lindo projeto. Esta ótima ideia oferece um aspecto moderno e prático e auxilia ainda na prevenção de acidentes ao subir ou descer escadas em horários noturnos. 

Cozinha estreita

Assim como em outros cômodos, é muito comum que as cozinhas também apresentem espaços estreitados, principalmente quando trata-se de construções em modelos urbanos atuais. Para isto, uma boa solução em casos de teto rebaixado, é a escolha por lâmpadas embutidas distribuídas na parte central do teto, somadas a espaços iluminados com mangueiras LED em pontos escuros dos móveis, como podemos notar neste ótimo projeto.

Hall estreito

Para espaços estreitados em halls, uma opção muito interessante é a escolha por conjuntos de lâmpadas diferentes, dependendo, claro, do tamanho do espaço disponível. Um bom exemplo de tipos diferentes de luminárias bem combinadas, está neste ótimo projeto. Com instalações estratégicas, a decoração foi perfeitamente incrementada com a presença de luminárias em formato de abajur, mangueiras LED no teto e dicroicas distribuídas. O resultado é um espaço charmoso, perfeitamente iluminado e muito acolhedor. 

De qual ideia você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!