APARTAMENTO TERRAVILLE: Salas de estar  por Joana & Manoela Arquitetura

Decoração provençal: dicas e inspirações para decorar a sua casa!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o histórico francês presente atualmente na decoração de interiores. Está curioso? Então, vamos lá! A história do Estilo Provençal é banhado por glamour, pois ele surgiu por volta dos anos 1700 e, conquistou o mundo com o seu charme e romantismo! Com um ar de “não se preocupe com nada”, ou melhor, de tranquilidade e bem-estar, a decoração provençal vem da famosa região de Provença, no Sul da França. Hoje vamos conhecer um pouco desse estilo decorativo para você mesclar com os elementos modernos dentro da sua casa. 

A decoração provençal mistura e combina itens antigos, estampas florais, peças rústicas e sofisticadas e por esse motivo possui características particulares e singulares. O toque romântico é marcado pela presença de flores, tons neutros e objetos delicados. O rústico está presente nos móveis envelhecidos de madeira e sofisticação está marcada nas molduras dos espelhos e nos pomposos lustres.

Ficou com vontade de incorporar no décor da sua casa? No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não poluir a decoração existente em seu lar. Qualquer item presente, por exemplo, no quarto irá chamar atenção de imediato, por essa razão é fundamental criar uma harmonia e equilibrar o ambiente.

Convidamos você a conferir as inspirações a seguir e tomar nota da decoração provençal!

1. Decoração provençal na sala de estar

Segundo a história os camponeses que moravam em Provença – longe da Corte Francesa, que se concentrava em Paris – passaram a desejar o mesmo estilo de vida da nobreza em suas casas. A partir daí, os móveis luxuosos e cheio de detalhes da Família Real começaram a ser copiados, mas com um acabamento inferior e menos delicado.

Como sabemos na vida tudo se copia e tudo evolui, assim aconteceu com a decoração provençal – evoluiu com o tempo e ganhou também novo significado e se consolidou como um estilo próprio, elegante e cobiçado em qualquer projeto de decoração. Agora, se você deseja inserir uma peça na sala de estar, então faça o uso de móveis antigos e com uma pegada vintage. 

  1. Escolha a madeira no aspecto natural ou pintada. 

  1. O sofá tem o estofamento detalhado e com uma leve curvatura.
  2. O papel florido ou listrado também faz parte do estilo provençal.
  3. A mesinha de centro com estofamento fofo é o charme da sala de estar.

2. Quais elementos compõem uma decoração provençal?

Um item que pode fazer toda a diferença na decoração provençal é esse banco que também ser feito de cabeceira de cama. Ele pode ser comprado separadamente e dependendo do modelo pode dar um aspecto clássico para qualquer ambiente.

Salas de estar  por B.loft
B.loft

Pormenor decoração

B.loft

A decoração provençal pode ser facilmente identificada em um ambiente. A principal característica é a presença das flores e plantas, principalmente a lavanda, pois era abundante na região. Mas, com o tempo, o estilo passou a incorporar também outras espécies de flores, além de aplicá-las como estampa em móveis, louças e tecidos. Então, nunca pode faltar um pequeno arranjo em cima da mesa de centro da sala de estar.

3. Móveis no estilo provençal

Salas de estar  por B.loft
B.loft

Pormenor decoração

B.loft

A melhor dica para escolher o mobiliário é optar por um antigo ou procurar em lojas de antiguidades ou as feiras de móveis de domingo nas Praças. Os aparadores, mesas de centro, penteadeiras e cômodas na cor branca são os móveis mais utilizados na decoração provençal, e você pode deixá-los com a aparência original – utilizando apenas uma cera ou verniz impermeabilizante para proteger a madeira.

Apartamento 09: Salas de estar  por P.B Arquitetura
P.B Arquitetura

Apartamento 09

P.B Arquitetura

Os tons pastel e as cores mais claras – como o branco e o bege – predominam na decoração Provençal. Mas, claro, que você pode apostar em tons mais claros de azul, rosa, lilás e verde em basicamente qualquer elemento decorativo, assim como vemos na imagem: papel de parede e uma cadeira na cor verde.

4. Decoração provençal para o quarto

A delicadeza e o romantismo podem aparecer nas almofadas na cama, nas cortinas ou no papel de parede com estampas listradas. As flores e outras plantas podem ser inseridas nos cantos da parede ou na cabeceira.

Esse quarto é o ambiente perfeito para colocar um lustre no teto sem medo de exagerar. Os lustres são elementos muito marcantes no estilo provençal e combinam com as salas, de estar ou de televisão. Além disso, é possível aplicar o estilo provençal através de espelhos e molduras nas salas também.

No quarto não deixe de explorar as estampas florais nas roupas de cama, nas cortinas e até mesmo nas próprias paredes. Escolha com cuidado os espelhos para não fugir da tendência e defina se os móveis serão sofisticados ou com um toque mais rústico. As almofadas na cama também são outro acessório marcante na decoração. 

Você pode optar em deixar o quarto todo neutro e inserir elementos como vemos na imagem: romântico e visualmente limpo. 

Gostou da decoração provençal? Deixe o seu comentário
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!