11 ideias de cores para sala que farão toda a diferença no seu ambiente

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

11 ideias de cores para sala que farão toda a diferença no seu ambiente

Flavia Flavia
Sala de jantar: Salas de jantar  por Fabrício Cardoso Arquitetura
Loading admin actions …

As cores para sala, assim como para os demais ambientes, geralmente transmitem a personalidade dos moradores e podem criar as sensações mais diversas. Através delas, é possível trazer um toque mais pessoal ao espaço, deixá-lo mais vivo e vibrante ou transmitir a sensação de paz e calma. Por isso, quando bem combinadas e escolhidas, elas podem mudar completamente a atmosfera do local e inclusive mudar a forma com que nos relacionamos com ele. No entrando, é importante estar atento a alguns detalhes ao combinar cores. E é sobre isso que vamos falar neste livro de ideias!

Primeiramente, cuidado ao usar tons mais escuros ou muito alegres para que o local não fique com um clima mais pesado ou não propicie o descanso dos moradores. As salas pedem um clima mais relaxante. 

Já as cores para salas pequenas podem ser escolhidas de acordo com o estilo do ambiente e também com a incidência de luz no local. As cores mais claras, por exemplo, tendem a ampliar o espaço, como o cinza, o brando e o bege, principalmente se a sala tiver janelas amplas. Já as cores para a sala de TV ou multimídia podem ser diversas. Se você pretende adotar um estilo mais descolado, a dica é optar pelo amarelo, roxo ou turquesa. Contudo, se estiver na dúvida, não deixe de consultar um decorador de interiores. Este profissional pode te ajudar a criar exatamente o efeito que você deseja no seu ambiente. A seguir, você confere sugestões de cores para sala, além de dicas e diversos exemplos e sugestões para ter uma decoração original.

1. Branco

O branco é uma das cores mais vistas nas salas de casa e é uma das opções mais indicadas de cores para sala pequena. A cor geralmente amplia os ambientes e propaga a luz natural, o que a torna ideal para ambientes pequenos. Esta é uma excelente opção se você possui diversos móveis coloridos e pretende investir em um fundo mais neutro, para que todos os itens combinem entre si. Neste projeto, todos os móveis também são de cores claras, o que amplia ainda mais o ambiente e transmite elegância e uma sensação relaxante e de bem estar.

2. Amarelo

SALA DE ESTAR PARA JOVEM CASAL: Salas de estar  por Flávia Bastiani Arquitetura
Flávia Bastiani Arquitetura

SALA DE ESTAR PARA JOVEM CASAL

Flávia Bastiani Arquitetura

O amarelo é uma das sugestões de cores para sala. A cor é forte, mas pode ser perfeitamente usada na parede completa ou apenas em um detalhe dela, como neste exemplo, onde um pedaço da parede ganhou cogobós charmosos. Ela pode ser usada como destaque em ambientes neutros, como é o caso da foto, ou também através de uma mistura de cores que pode deixar o ambiente leve, acolhedor e alegre. O amarelo também pode fazer parte de composições em estilos variados, entre moderno, rústico ou campestre. 

3. Verde

O efeito do verde decoração desta sala é visível. A cor deixou o ambiente com fundo neutro mais alegre e cheio de personalidade. Além disso, uma pequena parte da estante ganhou detalhes em diversas cores, o que tornou a atmosfera do local autêntica e cheia de personalidade.

4. Azul claro

A cor azul possui diversas tonalidades, das mais claras às mais escuras.  A cor é uma excelente alternativa para salas de estar onde os moradores pretendem descansar após um dia estressante de trabalho, ou durante os finais de semana. Neste ambiente, instalar um papel de parede na cor azul claro fez com que o sofá ganhasse destaque, juntamente com a mesa de centro, que conferiu um toque de personalidade ao ambiente em estilo moderno.

5. Verde e Rosa: parede colorida

A estampa colorida da parede é base para um conjunto móveis em cores mais neutras neste ambiente, como a mesa em madeira e as cadeiras em cinza claro. No local também são observados uma parede inteira pintada de rosa, que combina com o tapete também rosa embaixo da mesa. O ambiente transmite uma atmosfera feminina, jovem e alegre, além de possuir um estilo único devido à mistura de cores e às peças escolhidas.

6. Vinho

Sala de Estar: Sala de estar  por AL Interiores
AL Interiores

Sala de Estar

AL Interiores

O vinho é outra das ideias de cores para sala, o que comprova que combinações ousadas podem conferir um estilo próprio ao ambiente. Neste caso, a cadeira verde está instalada sobre uma sobreposição de tapetes, um com estampas e o outro azul marinho. A parede na cor vinho faz com que todos os elementos façam sentido. Charme, elegância e luxo são algumas das palavras que descrevem este ambiente único e cheio de estilo.

7. Cinza

A cor cinza é outra das sugestões de cores para sala. A cor transmite a sensação de sobriedade e é uma ótima opção para ambientes onde os objetos são mais coloridos. Esta é uma alternativa para ambientes com geometria e em estilo moderno, já que a cor transmite elegância e originalidade. 

8. Bege

Sala do apartamento Retrô: Salas de estar  por AT arquitetos
AT arquitetos

Sala do apartamento Retrô

AT arquitetos

O bege é uma cor incrivelmente versátil, que pode ser harmonizada com diversas outras cores e que traz tranquilidade e sofisticação à sala de TV. Além disso, a cor bege é neutra e atemporal, e transmite a sensação de aconchego e conforto. Além disso, harmoniza bem com diversos estilos de decoração, e é fácil de ser aplicado nos ambientes devido ao seu ecletismo.

9. Azul

LIVING VS – MENINO DEUS / PORTO ALEGRE: Salas de estar  por Ambientta Arquitetura
Ambientta Arquitetura

LIVING VS – MENINO DEUS / PORTO ALEGRE

Ambientta Arquitetura

O azul marinho agrega personalidade ao ambiente e combina com diversas outras cores, assim como nesta sala, que possui detalhes em amarelo, rosa, lilás, entre outras. Além de sofisticado, o ambiente é elegante e combinou todas as cores de forma equilibrada e interessante, tornando o local bastante atrativo e com um ar criativo.

10. Roxo

O roxo é uma escolha ousada para a sala e traz um toque de personalidade que poucas cores são capazes de transmitir. A cor transmite luxo, elegância e extravagância, e fica incrível quando instalada nas paredes da sala de TV. No exemplo, o ambiente ganhou paredes roxas, sofá preto, almofadas em cores neutras e um quadro que ocupa quase toda a parede e deixa o local ainda mais interessante.

11. Azul Turquesa

Residência V&A | Lençóis Paulista | Projeto de Interiores para Sala de estar: Salas de estar  por Arquiteta Alexandra Brusnardo
Arquiteta Alexandra Brusnardo

Residência V&A | Lençóis Paulista | Projeto de Interiores para Sala de estar

Arquiteta Alexandra Brusnardo

O azul turquesa é outra sugestão de cor de tinta para sala. A cor lembra o mar mediterrâneo e transmite uma sensação de leveza e frescor ao ambiente. Além disso, ela combina com objetos em madeira ou em tons claros. A cor é uma opção diferente e versátil, que possui diversas tonalidades e fica ótima em salas de TV, como no exemplo.  No projeto, ela foi escolhida para revestir uma das paredes, mas a cor também pode ser usada em alguns pontos da sala ou até em móveis, para garantir todos os benefícios que esta cor pode trazer ao seu espaço.

De qual cor você mais gostou? Conte para nós nos comentários!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!