Mudança sem erros

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

A mudança pode colocar muita gente em dúvida. Todo o processo deve ser muito bem planejado e executado para que todas as coisas cheguem ao novo apartamento ou a casa nova bem embalados e identificados. No entanto, uma tarefa que parece bem simples para alguns acaba sendo um bicho de sete cabeças para outros. Para essas pessoas, é comum que imprevistos diversos acabem acontecendo e a mudança se torne uma verdadeira dor de cabeça sem precedentes para eles.

Para não entrar no time dessas pessoas, basta evitar alguns erros comuns. Saiba quais são e tente fugir deles. A primeira dica primordialmente para esse momento é planejamento, as demais estão abaixo. Fuja dos erros e faça da sua mudança um momento prazeroso e organizado!

Erro 1 – Não ter tempo suficiente

Cobertura Leblon : Salas de estar ecléticas por Escala Arquitetura
Escala Arquitetura

Cobertura Leblon

Escala Arquitetura

Se sua mudança está marcada para semana e você ainda nem começou a organizar, é sinal que você terá um problema. Que não se planeja para um evento como esse geralmente acaba se perdendo e a mudança acaba saindo atropelada, de um jeito meio torto. Lembre-se que planejamento é fundamental em qualquer atividade da vida, ele torna as coisas mais fáceis e pode evitar diversas situações desagradáveis.

Se você ainda não sabe por onde começar, leia esse artigo. Ele te ajudará a começar a organizar as coisas conforme o tempo que você disponível para a mudança. Fazer todas as tarefas aos poucos te dará tempo para organizar as coisas, separar e doar algumas que você não precisará na nova casa.

Erro 2 – Não preparar caixas suficientes

APARTAMENTO ARTUR DE AZEVEDO: Salas de jantar modernas por Tria Arquitetura
Tria Arquitetura

APARTAMENTO ARTUR DE AZEVEDO

Tria Arquitetura

Qual será o tamanho de sua mudança? Essa é exatamente a questão que vai determinar quantas caixas você vai precisar para acomodar tudo. O melhor modo de ter caixas suficientes é sempre estimar um pouco mais. Quem não se preveni acaba tendo que levar coisas na mão. Esse é um dos erros mais básicos de quem se arrisca a fazer a mudança sozinho.

Se você for contratar uma empresa para fazer a mudança, verá que eles possuem caixas e outras embalagens bem além do que é estimado para a sua mudança. Diferente de nós, amadores, eles têm uma técnica para cada tipo de mudança e sempre terão outras ferramentas à mão para qualquer imprevisto.

Erro 3 – Não vender ou doar coisas que você não precisa

Se você irá se mudar para uma casa menor do que a mora hoje, é esperado que você não precise de todos os móveis ou utensílios que você possui. O modo mais correto de saber exatamente o que irá caber na nova morada é tirar as medidas de todos os cômodos e prever quais móveis você possui irão servir no novo espaço. Se algum deles ficará sem lugar, você pode vende-lo ou doá-lo.

Se a opção for vender, reúna tudo o que julga que não irá precisar e anuncie entre amigos e parentes, depois, é possível fazer a venda de cada um dos objetos por internet. Há sites que oferecem serviços seguros de venda. Enquanto no Brasil não há as famosas vendas de garagem como nos Estados Unidos, esse é modo mais fácil de lucrar algum dinheiro com a mudança.

Se você quiser doar roupas, móveis e outros objetos, saiba dar a destinação correta. Algumas campanhas que auxiliam pessoas de baixa renda ou em situação de rua vão se sentir gratas com a doação. Pesquise, talvez em seu bairro haja alguma instituição que se ofereça até para ir buscar os donativos em sua casa.

Erro 4 – Empacotar as coisas mais necessárias

Cena típica de viagem. Você faz as malas, fecha tudo para voltar para casa e no dia seguinte, pouco tempo antes de sair para o aeroporto ou a rodoviária, descobre que trancou as roupas que usaria e a escova de dentes. Pior é quando você despacha aquela mala que você havia colocado algo de extrema importância e que está precisando naquele momento. Se você já passou por alguma dessas situações sabe bem a sensação.

Para que isso não aconteça durante a sua mudança, faça uma pequena mala, que ficará contigo até o último instante na casa ou apartamentos antigos. Nela, coloque escova de dentes, pasta de dentes, sabonete, uma troca de roupa, sapatos, remédios de uso contínuo e outras coisas que você usa todos os dias e sabe que fará falta se você não as encontrar facilmente.

Se você possui um pet, deixe parte da ração do bichinho disponível e um brinquedo que ele goste sempre com ele. Isso vai ajudar a deixa-lo mais calmo.

Erro 5 – Não identificar as caixas

Voltamos aqui a falar de uma etapa que está totalmente ligada ao planejamento. Se você organizou as caixas, armazenou tudo do modo correto para não danificar nada, mas não etiquetou as caixas identificando para onde iriam cada uma delas, é bem possível que você fique perdido ao chegar na nova casa.

A falta de identificação fará com que você tenha que abrir caixa por caixa antes de começar a desempacotar e levar cada uma para o cômodo indicado. Pense na bagunça, roupas misturadas aos utensílios de cozinha e isso em meio ao seu material de banheiro. A realidade pode ser bem pior do que apenas a imaginação.

Separe etiquetas para identificar as caixas ou escreva na própria a sua destinação e o que ela contém. Na hora em que você for organizar a nova residência, isso facilitará e muito seu trabalho.

Erro 6 – Fazer tudo sozinho

Se você sempre se achou uma pessoa autossuficiente, saiba que uma mudança pode fazer você colocar por terra esse conceito. A mudança é uma das tarefas mais difíceis de se fazer sozinho. Se você acha que é possível, saiba que o tempo que você demorará será pelo menos o dobro que você iria levar se fizesse a mudança com alguma ajuda.

Se você não tem marido ou esposa, peça ajuda de algum amigo ou parente. Alguns até podem achar divertida essa tarefa. Dividam as obrigações e ouçam as opiniões um do outro, isso pode ajudar a tornar o processo mais ágil, mais barato e até animado.

Essa lavanderia foi projetado por Patrícia Azoni Arquitetura + Arte

Erro 7 – Não limpar o apartamento vazio

A&P.P - Quarto de Bebê: Quarto infantil  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

A&P.P – Quarto de Bebê

Kali Arquitetura

Nunca espere trazer toda a mudança para começar a fazer limpeza de seu novo endereço. Limpar o novo apartamento ou a casa sem móveis, totalmente livre de empecilhos pelo caminho é muito mais fácil. Você poderá limpar janelas, passar pano e outros produtos no chão sem que haja obstáculos, lavar a cozinha e o banheiro inteirinhos, em todos os cantinhos. Não te soa mais prático?

Pois é, muita gente esquece de realizar até tarefa – até que prazerosa – e depois se vê com o apartamento sujo, todos os móveis chegando, as caixas pelo meio do caminho e muito serviço se acumulando. Evite esse transtorno e faça a faxina antes, se você não tiver tempo, contrate alguém para realizar o serviço.

Já sabe por onde começar? Conte para nós como foi a sua mudança!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!