Saiba o que levar em conta ao comprar uma propriedade

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Pesquisas e mais pesquisas depois, chegou a hora de você finalmente comprar sua tão sonhada propriedade! Seja ela uma casa, um apartamento, uma chácara ou um sítio, considere bem o investimento e tenha em mente que, além de usufruir do imóvel, você poderá fazer um bem para gerações futuras ou usá-lo como moeda de troca em outro momento de sua vida.

Porém, antes de fechar o negócio é bom considerar diversos aspectos. Listamos aqui algumas das principais características que você deve ficar atento antes de assinar o contrato.

O que levar em consideração

Qual será o uso do espaço? Saber a destinação correta para sua nova propriedade é fundamental. A partir do uso, será possível determinar até o perfil de construção ou tamanho que você irá escolher. De nada adianta querer comprar um sítio enorme se você irá frequentar o lugar apenas como veraneio, em ocasionais finais de semana. Entenda que empregar seu dinheiro em uma nova propriedade deve ser um investimento, e isso não pode te trazer diversos prejuízos com o passar do tempo. Por isso, é bom pensar também na manutenção dessa nova morada e seus custos fixos mensais, estando você ali ou não.

Faça diversas contas antes de dar entrada nos papeis, considere cenários possíveis, imprevistos e outras demandas. Seja precavido e tenha sempre mais dinheiro guardado além da entrada, ou do dinheiro à vista, caso for o caso.

Área

Partindo do princípio que você já decidiu qual uso terá sua nova propriedade, é hora de escolher onde procurar. A região também irá ditar os valores e às vezes, a qualidade de seu novo recanto. Se você definiu comprar uma nova casa ou um novo apartamento, leve em consideração o tamanho, para que sua família esteja bem confortável e a proximidade com seu trabalho, linhas de ônibus ou metrô, supermercados e farmácias. Esses são requisitos básicos para quem pretende se mudar para uma nova propriedade.

Se não é esse seu caso, e você irá adquirir a nova casa apenas como recanto para veraneio, há outras coisas a serem observadas. A proximidade com sua casa é uma delas. Pense bem se a distância não fará você não visitar tanto o novo lugar. Observe os vizinhos, os comércios mais próximos e quais os problemas referentes ao local. Lembre-se que uma propriedade bem localizada é sempre mais bem avaliada.

Tamanho e condições

Depois de levar em considerações a área em que a propriedade está localizada, chega a hora de mensurar o tamanho e as condições do novo local. Mas, antes, é melhor começar a responder ao questionário seguinte: Será um local para abrigar a família? Pretende levar amigos? Deseja transformar seu novo recanto em um local para hobbies ou pretende ter criações de diversos animais? Após responder todas essas questões você conseguirá dizer com certeza qual tamanho de propriedade precisa.  Lembre-se também que quanto maior a área, mais cuidados você ter para manter tudo em ordem, e isso, invariavelmente, quer dizer gastos extras. Coloque tudo isso no papel.

Sobre as condições em que se encontram a área e o imóvel, é bom observar todos os pontos que deverão passar por reformas ou ajustes depois que o negócio for fechado. Em locais onde muitas intervenções se fazem necessárias é comum que os proprietários façam ajustes no valor de venda, dando um bom desconto ao comprador. Tente negociar o melhor preço para você e para o antigo proprietário.

Possibilidade de construção

Se você pretende fazer uma reforma ou construir uma nova ala em sua nova propriedade, é bom verificar as possibilidades de expansão e construção do local. Há diversas limitações que podem aparecer após a compra e que você não tinha se atentado antes. Por exemplo, se a área está em uma região de preservação, ou tem encostas ou rios passando pela propriedade. Questões legais também podem ser um dos impedimentos para que você construa em seu novo terreno, como, por exemplo, a expansão vertical de uma construção. Há variações de região para região que determinam o quão alto pode ser um pequeno edifício, limitando assim os andares da construção. Outros fatores impossibilitastes, como a presença de reserva militar na região deve ser avaliada antes de qualquer ação. Geralmente, tudo isso virá descrito no contrato de compra e venda, mas é bom o novo proprietário investigar tudo a respeito antes de fechar o negócio.

Há casos em que verdadeiras pechinchas podem esconder problemas estruturais gigantes! Se você pretende comprar a propriedade para plantar um determinado tipo de alimento, é aconselhável levar um técnico agrícola e um engenheiro para que eles atestem a qualidade do solo e os demais aspectos para que o seu investimento seja feito de modo correto.

Se você está dúvida se pretende comprar uma casa pronta ou construir, leia esse artigo, ele poderá te ajudar.

Contrato de compra

Casa Corrego grande: Casas clássicas por Roma Arquitetura
Roma Arquitetura

Casa Corrego grande

Roma Arquitetura

Para fechar o negócio é preciso que as duas partes fechem um contrato legal. Nesse documento que deverá ser formalizado em um cartório, devem conter dados básicos do comprador e do vendedor, como nome completo, documentos, endereço, profissão e estado civil. O imóvel deverá ser descrito assim como consta na matrícula de registro de imóveis, com informações bem detalhadas do bem e também do entorno. As condições de pagamento também precisam estar descritas conforme combinado previamente, especificando as modalidades de pagamento bem como os modos que serão realizadas, como por exemplo, com cheque, com depósito bancário, à vista em dinheiro etc.

Documentos que atestem a idoneidade do comprador bem como a veracidade da propriedade do imóvel e a negativa de suas eventuais pendências com heranças e/ou divórcios devem ser anexados ao documento de compra.

Para defender os direitos de ambas as partes, é prudente inserir no contrato cláusulas que definam judicialmente penas por descumprimento. Isso vai deixar claro o que acontecerá caso alguma das partes venha a faltar com o compromisso ali assinado.

O escritório Roma Arquitetura é responsável por esse belíssimo projeto. 

Medição correta

Saber o tamanho correto do seu terreno vai te livrar de diversas dores de cabeça. Geralmente, em propriedades rurais ou afastadas dos grandes centros alguns vizinhos acabam se apropriando de uma pequena parte do lote e assim, progressivamente, fazendo um novo desenho nas propriedades ao redor. Isso, na prática vai influenciar no pagamento dos impostos e trará outros transtornos quanto à possíveis novas construções. Confira se a medida real é a medida apresentada no registro de imóveis. Caso seja notada alguma discrepância, resolva a questão antes de adquirir o imóvel.

Não se esqueça, além desses pontos há outros que você deve ficar atento ao observar qualquer coisa estranha durante as visitas prévias.

Gostou das dicas? Já comprou sua nova propriedade?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!