6 ideias para decorar sua casa com madeira!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Utilizada em móveis e nos pisos, a madeira também vem ganhando espaço em outros ângulos da casa, dando um toque especial aos mais diversos ambientes. Este material deixou de ser uma exclusividade em móveis, e agora também aparece como revestimentos de paredes, forros e muitas outras opções. A madeira é uma excelente matéria-prima que funciona como um isolante térmico que mantém o espaço com temperatura confortável, deixa a casa com um clima aconchegante, além de reforçar o contato com a natureza.

A madeira na decoração de interiores é sinônimo de aconchego. Com sua grande versatilidade, a madeira permite que seja usada das formas mais criativas e, podendo fugir facilmente do comum.

Saber combiná-la aos outros elementos é uma tarefa que requer bom gosto, para que o excesso não deixe o resultado muito carregado.

Descubra neste artigo, dicas de como utilizar a madeira de diferentes formas na decoração. 

Madeira como principal elemento

A decoração com madeira traz o aspecto rústico muito elegante, um verdadeiro mix de sofisticação com um pouco do estilo campestre. Mas o melhor, é que a madeira cai bem com tudo! Ou seja, é simples de deixar o ambiente harmonizado com objetos, móveis e revestimentos de madeira. Além dos pisos e móveis em madeira, já terem o o seu espaço garantido na decoração, uma das tendências fortes de decoração é o revestimento de paredes. A madeira se destaca entre os materiais que podem ser utilizados por ser um material altamente resistente, simples de manusear e de longa duração, além disso ela também ajuda a manter um clima agradável e um ar natural para a decoração. Existe uma série de estilos, cores e texturas para a decoração com madeira em revestimentos. Como exemplo, este ambiente assinado por Cristina Menezes Arquitetura,  a madeira é incorporada em todos os elementos do espaço, trazendo ao ambiente um estilo único, diferenciado e moderno. Além da  composição transformar o ambiente em um espaço extremamente aconchegante e natural.

Madeira crua

A madeira natural pode compor ambientes de diferentes linguagens. Espécies mais escuras, com marcas aparentes com o nó da madeira aparente ou desgaste e envelhecimento natural,  remetem ao rústico e contracenam bem com elementos de estilo moderno. Neste escritório, os móveis e objetos de decoração com linhas retas e simples, criam um clima moderno, resultando em uma decoração com referência no estilo escandinavo. 

Nas janelas

Janelas e portas em madeira conferem um ar rústico à casa. Neste espaço, assinado pelo Studio LK Aqruitetura e Interiores, as janelas grandes com esquadrias em madeira, permitem um ambiente mais vivo e cheio de luz natural. O pé direito alto contribuem para a suavidade na decoração, permitindo a circulação do ar, trazendo leveza e personalidade ao espaço.

Tons de madeira

Na decoração com madeira é permitido usar e abusar dos diferentes tons. O material  pode ser combinado em diversos elementos na decoração, desde que conversem entre si. A cor da madeira se torna um excelente elemento de inspiração, com seu ar terroso e que lembra muito uma casa de fazenda. As cores fazem um papel uma composição cheia de trazem simplicidade ao ambiente contribuindo para uma decoração mais acolhedora.

Madeira em destaque

Na marcenaria decorativa o uso de painéis de madeira como revestimento de parede são uma solução prática e sofisticada. Nascendo muitas vezes de ideias como esconder uma  parede sem pintura, ou como uma renovada no ambiente,  acabam tornando-se o protagonista daquele ambiente. Nesta sala de estar projetada pelos arquitetos da Helô Marques Associados, a madeira aparece no painel que cobre a parede em uma versão natural, com acabamento mais desgastado e sem nenhuma camada de solução protetora, como seladores e vernizes. Quanto menos modificado, melhor. Assim, é possível notar o charme dos veios, as imperfeições e até o processo de envelhecimento conforme o uso e o passar do tempo.

Para um ambiente aconchegante

Casa ReFit: Salas de estar rústicas por Ferraro Habitat

Neste quarto de casal a estrutura do teto, possui vigas aparentes e uma cobertura em madeira envernizada. A madeira também esta presente na composição dos móveis, desenvolvidos com madeira mais escura. O restante da composição do espaço vem carregado em tons leves e claros, com a mistura de elementos naturais, que ajudam a manter essa atmosfera relaxante.

Acessórios em madeira

Explore a madeira em elementos criativos para casa toda. Utilize a madeira nos móveis da sala, no chão, nos degraus da escada. Balanceie com elementos de outros materiais naturais como o couro, criando um contrastes com elementos coloridos e modernos, trazendo um equilíbrio perfeito na decoração. 

Tratamento e proteção

Salas de estar modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Casa do Gerês

Carvalho Araújo

Com sua natural neutralidade, a madeira é um material que traduz tão bem a sensação de conforto e acolhimento. Por se tratar de uma matéria- prima natural, a madeira também exige cuidados e manutenções mais frequentes, independente do local onde é aplicada. Como a maioria dos revestimentos, ela necessita  uma manutenção eventual. Tintas e vernizes formam uma película que impermeabiliza a madeira. Sobretudo, ela necessita de um cuidado especial, para que fungos ou umidade evitem entrar e danificar o material, caso a madeira não tenha recebido tratamento prévio. Por isso, é essencial procurar um profissional qualificado para evitar problemas e manter a aparência da madeira sempre viva e bem cuidada. 

Como seria a sua decoração usando madeira? Deixe seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!