Construindo uma casa incrível com materiais econômicos

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

Ao planejarmos uma habitação, um dos primeiros pensamentos que surge é como construir a casa ideal com um custo que não seja exorbitante. A construção econômica, apesar de ser uma realidade viável, demanda um pouco mais de planejamento e estudo de produtos.

Atualmente, o mercado oferece uma extensa gama de materiais de boa qualidade e custo econômico, em paralelo à estes fatores, cada vez mais pessoas buscam soluções simples, com técnicas e materiais sustentáveis para suas moradias, como o barro e a madeira. Soluções sustentáveis também se referem à economia de energia e combustível na sua fabricação e ao transporte e se o material provém de fornecedores certificados.

O baixo custo e bom gosto podem estar distribuídos em distintos cômodos da casa, sendo possível economizar em pequenos detalhes como a parte elétrica, o orçamento da mão de obra e acabamentos. Alguns aspectos serão apresentados aqui e servem como sugestões para criar o projeto da sua casa de modo original e contemporâneo, sem que você tenha que gastar mais do que o necessário. Vamos conferir? 

Construindo uma casa incrível!

Casa ReFit: Casas rústicas por Ferraro Habitat

Um projeto de arquitetura bem alinhado pode te ajudar a economizar na reforma de sua casa, como foi o caso desta residência sustentável, planejada pelos arquitetos da Ferrero Habitat. Nesta casa moderna e simpática, a atenção foi dada aos seguintes aspectos: otimização de espaços, reutilização de materiais e ao desenho simples com versatilidade.

Paredes de tijolos aparentes

Casa ReFit: Salas de estar rústicas por Ferraro Habitat

Tijolos não servem apenas como base para erguer paredes, mas podem ser utilizados também como elementos decorativos na arquitetura. Sua aparência quando bem trabalhada é um ótimo detalhe para quem quer alinhar o rústico com um toque moderno ou industrial. Os tamanhos são variados e quando pintado não há necessidade de reboco. Além de nunca sair de moda, o tijolo possui maior conforto térmico e acústico do que outros materiais.

Cimento queimado

Loft Tropical - Casa Cor 2014: Banheiros modernos por Gisele Taranto Arquitetura
Gisele Taranto Arquitetura

Loft Tropical – Casa Cor 2014

Gisele Taranto Arquitetura

O concreto é uma mistura de cimento, água e agregados, uma matéria prima barata, que requer alguns cuidados no acabamento, porém muito expressiva no período da arquitetura modernista brasileira. Suas possibilidades são tão extensas que vão de estrutura de base, detalhe arquitetônico até objetos de design. O piso de concreto queimado polido é recomendável para residências, pois são resistentes e ótimos para manter o lugar fácil de limpar dando-lhe um caráter neutro e contemporâneo.

Drywall

Cada vez mais é comum ver a troca das maciças paredes de alvenaria por paredes de drywall. Este é um sistema composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado. Tal conceito vem mudando o processo de construção, por ser uma aplicação mais limpa, eficiente e econômica. Apesar de parecerem frágeis, as paredes de drywall são muito resistentes. Existem versões especiais para diferentes ambientes e temperaturas.

Osb

Casa Dois Casais: Quartos  por Cabana Arquitetos
Cabana Arquitetos

Casa Dois Casais

Cabana Arquitetos

O quarto da cabana nas montanhas teve suas paredes feitas com um material muito resistente denominado OSB. Este material é composto por uma série de tiras de madeiras prensadas e coladas com resina, formando extensas chapas. Por serem altamente rígidas e de baixo custo, as placas de OSB podem servir como estruturas, ou até mesmo comporem móveis, paredes, pilastras e escadas. 

Telhas de metais e zinco

Detalhe da estrutura da cobertura: Casas modernas por Carlos Bratke Arquiteto
Carlos Bratke Arquiteto

Detalhe da estrutura da cobertura

Carlos Bratke Arquiteto

A casa construída pelo arquiteto Carlos Bratke possui o teto revestido com telha metálica. Uma idéia interessante com custo benefício. Atualmente as telhas de aço zincado mais modernas, proporcionam conforto térmico ao ambiente interno das residências. Elas são leves, fator que facilita seu transporte e movimentação para realizar a instalação. Além disso, possuem alta durabilidade, o que evita a necessidade constante de manutenção.

Estruturas metálicas

Casa da Floresta: Terraços  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

O uso de estruturas metálicas não é novidade na construção civil. No entanto, podem sugerir leveza, ao serem dispostas intencionalmente como parte da arquitetura e combinadas à diferentes materiais. Como é no caso da varanda desta casa em frente ao mar, em que vigas de ferro estruturam parte da casa com a madeira e o vidro, proporcionando claridade e harmonia à residência.

Você já tem alguma idéia de como economizar na sua reforma?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!