SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Dicas sem igual para limpar o couro

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Se você possui em sua casa ou apartamento um móvel de couro com certeza já teve alguma dúvida na hora da limpeza e da manutenção dessa peça. Se você, mesmo com a peça há tantos anos em casa, ainda se questiona sobre como cuidar melhor de seu mobiliário de couro, esse artigo irá te ajudar!

Como primeiro passo, você deverá descobrir com que tipo de couro o seu móvel é revestido. Todas as variações de couro exigem tratamento diferenciados, e caso você faça um tratamento errado, poderá perder seu móvel. Verifique na etiqueta ou na nota da compra, lá deve estar especificado o tipo de material.

Atente para o detalhe que se ele for revestido de camurça ou nobuk há etapas anteriores à limpeza que devem ser respeitadas e envolvem agentes impermeabilizantes que irão proteger seu móvel. Feito isso, é hora de começar a cuidar melhor de seu móvel. Veja abaixo algumas dicas importantes que podem ajudar você a conservar seus móveis de couro!

Use o aspirador como aliado

Sala de estar  por Estación Ortiz
Estación Ortiz

Living-room hierro y madera + chesterfield en cuero

Estación Ortiz

Durante a limpeza é comum e até esperado que alguns resquícios ou pequenos grãos de poeira e sujeira acabem entrando nas frestas dos móveis. Para tirá-los de lá, só um aspirador pode ajudar. Alguns aparelhos já possuem entre suas opções o bico especial para estofados, se não for esse seu caso, tente adaptar-se aos bicos disponíveis em seu aparelho. Lembre-se que eles não podem ter pontas pontiagudas ou fibras muito rígidas, pois isso pode marcar o couro e essas marcas são difíceis de tirar. Em casos mais graves, há o perigo de cortar ou lascar o material.

Preste atenção aos cantos de almofadas e cantinhos. Se possível, remova as peças e aspire bem todas as frestas. Mantenha uma rotina de limpeza com o aspirador de pó combinado à limpeza manual. A limpeza com aspirador deve ser o primeiro passo, só depois a limpeza com pano deve ser feita, para que você não fique levando a sujeira para outros lugares do móvel. Utilize esse método sempre que sentir necessidade, sempre que observar muitos detritos no móvel e sempre que for aplicar o hidratante.

Limpe regularmente com um pano seco e limpo

Sofá de couro legitimo.: Sala de estar  por VIA HAUS
VIA HAUS

Sofá de couro legitimo.

VIA HAUS

Os móveis de couro conferem beleza e sofisticação a qualquer ambiente. Seu material confortável e poroso pode ser usado em locais com climas quentes ou frio, pois oferece toque macio e dá sensação de aconchego.

Assim como qualquer outro móvel da casa, o couro está sujeito àquelas poeiras ou fagulhas de poluição que ficam sempre suspensas no ar. Para retirar toda essa sujeira o ideal é sempre limpar com um pano macio e seco. Se seu móvel for revestido com couro sintético é possível passar um pano úmido bem torcido. Mas, se ele tiver o revestimento com cores claras fique atento, esse procedimento pode espalhar a sujeira e deixar o móvel com cara de sujo. Tenha certeza de ter retirado todos os grãozinhos nessa etapa.

Aplique hidrante de couro regularmente

Sala de estar  por Locus Habitat
Locus Habitat

Cleaning a Leather Chesterfield Sofa

Locus Habitat

Depois de limpar muito bem o couro com os passos sugeridos acima, é hora de aplicar um hidratante para o material. Verifique se o produto é especialmente desenvolvido para esse uso e se ele limita suas utilizações, como por exemplo, por tipo, cor, textura.

Depois de ter certeza que aquele hidratante é o mais indicado para o seu móvel, comece a aplicação. É comum que alguns hidratantes já venham com orientações de aplicação em sua embalagem. Siga os passos indicados e verifique as orientações do fabricante para melhores resultados.

Se você está com dúvidas, é melhor aplicar o produto em uma pequena parte da peça e depois verificar seu aspecto, se você sentir que é do seu gosto, continue a aplicação por todo o móvel. Esse procedimento deve ser feito de três em três meses ou conforme a necessidade de cada móvel.

Limpe imediatamente qualquer respingo

Atenção! O couro é um material poroso, por isso, ele absorve toda e qualquer coisa que entrar em contato com sua superfície. Para evitar que seu móvel fique manchado de gordura ou com outros materiais, seque imediatamente qualquer coisa que cair sobre ele. Para não correr o risco de danificar ainda mais a peça, não esfregue o conteúdo, apenas seque onde a mancha foi feita. Utilize toalhas de papel ou qualquer outro material disponível que seja altamente absorvente.

Sujou? Saiba que há produtos específicos para limpar o couro. No entanto, novamente, é bom observar o tipo de material antes comprar o produto. Peça indicações na loja e fale o que causou a mancha. Antes disso teste o produto em um pequeno espaço do móvel que não seja visível. Se ele manchar ou danificar o aspecto do couro, não use!

Não use produtos que não sejam permitidos

Muita gente apela para a vaselina ou para graça de sapato, mas isso não é correto, e pode colocar em risco a beleza do revestimento de seu móvel. Produtos abrasivos também devem ser descartados para esse uso. Além de ressecar o couro, eles podem danificar a cor e a textura do móvel.

Há uma gama bastante diversificada de produtos para couro. Um deles deve servir para o seu móvel. Não coloque em risco a beleza do revestimento por economia. Lembre-se de ter sempre em mãos um produto hidratante, que deve ser usado de três em três meses e um bom tira manchas. Como esses produtos são usados raramente, verifique sempre sua data de validade. Produtos vencidos também podem comprometer a aparência do couro.

Tire os arranhões com pano de microfibra

Lab LZ by GT - Casa Cor 2015: Salas multimídia  por Gisele Taranto Arquitetura
Gisele Taranto Arquitetura

Lab LZ by GT – Casa Cor 2015

Gisele Taranto Arquitetura

Pode parecer estranho, mas é verdade! A microfibra é capaz de suavizar e até acabar com alguns arranhões do móvel de couro. O contato entre os dois materiais faz com que as fibras naturais do couro se alinhem novamente e, com isso, os pequenos arranhões tendem a desaparecer. Pequenos truques podem ajudar a salvar o destaque de sua sala

Esse lindo projeto foi desenvolvido pelo escritório carioca Gisele Taranto Arquitetura.

Evite o sol!

APARTAMENTO JB : Salas de estar  por AMBIDESTRO
AMBIDESTRO

APARTAMENTO JB

AMBIDESTRO

Se você não quer seu móvel de couro desbotado ou rachado, o coloque a pelo menos um metro de distância de fontes de calor, sejam elas janelas ou lareiras. O sol ou calor excessivo fazem com que o processo de desidratação aconteça ainda mais rapidamente. Por mais que você cuide e faça as hidratações necessárias periodicamente, o processo pode não ser tão eficaz quanto se o móvel estivesse protegido.

Usar mantas ou tecidos sobre o móvel, além de conferir charme e elegância à peça podem agir como um protetor. Por isso, abuse deles caso for preciso!

Gostou das dicas? Tem alguma a acrescentar?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!