Apartamento São Paulo: Salas de estar modernas por Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris

Rebaixamento de gesso: tudo o que você precisa saber para inserir na sua decoração

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O rebaixamento de gesso é algo comum na decoração de interiores. Mas, o que é exatamente rebaixamento de gesso? Como o nome já diz, é uma forma de reduzir a altura do teto de uma casa ou apartamento. O revestimento é feito para criar um efeito de iluminação com o visual mais estético para o ambiente.

Na maioria dos projetos, as placas de gesso são presas na parte superior do teto, assim a luz que emana é invisível aos olhos. Como o forro de gesso é suspenso no teto, assim o material pode ter cortado com diferentes formas: embutindo luminárias, iluminação LED e muitas outras técnicas que deixam o espaço espetacular. A vantagem do rebaixamento de gesso é que ele tem um acabamento liso, altamente estético e deixa o teto simplesmente maravilhoso e com um bonito efeito no banheiro, na sala de estar, no hall, no quarto etc. Do ponto de vista prático do décor, o gesso pode ser útil para uma residência ou apartamento com um pé direito alto.

A sua técnica procura deixar o teto mais proporcional, além disso, o rebaixamento de gesso traz a sensação de aconchego ao ambiente. Agora, se você quiser inovar ainda mais, substitua as prateleiras e estantes de madeira ou metal, que são muito mais pesadas, por gesso. O resultado é limpo e moderno. Você ficará encantado com o mundo de possibilidades que o rebaixamento de gesso pode oferecer de uma maneira simples e eficaz.  

Siga conosco e confira as ideias de hoje!

1. Rebaixamento de gesso para sala de estar

Apartamento de 50m² - Antes e Depois: Salas de estar modernas por Vanessa De Mani
Vanessa De Mani

Apartamento de 50m² – Antes e Depois

Vanessa De Mani

O rebaixamento de gesso pode ser aplicado em qualquer cômodo da sua casa. Ele ser embutido nas cortinas sem o mostrar o varão, dando a impressão que parece sair de dentro do teto.Você pode usar essa técnica tanto nas salas de estar ou jantar, quanto no quarto e na cozinha, pois o visual estético é simplesmente incrível.

Mas, para que isso funcione de forma harmoniosa, é preciso que o pé direito do cômodo perca, no mínimo, 15cm – essa é a metragem mínima para que as luzes possam ser instaladas dentro do forro de gesso e alcançar um visual como vemos nesta proposta.

O gesso também é uma alternativa econômica e eficiente de revestimento em paredes, principalmente se você desejar derrubar a parede de alvenaria. Além disso, o revestimento de gesso é fácil de instalar, versátil e a seca muito rápido. Na imagem vemos o exemplo de como foi inserida uma prateleira de gesso na parede. O resultado é igual o que vemos na imagem: sem ocupar espaço e visualmente lindo.

2. Rebaixamento de gesso em curvas

Na hora de integrar o rebaixamento de gesso na decoração, há várias possibilidades quanto aos formatos. A nova tendência é ousar nas curvas e sair das linhas retas. O ambiente pode ter um efeito mais retrô, além de investir em um rebaixamento de gesso com detalhes cheios de curvas e formatos exóticos, como vemos na imagem. No entanto, você precisa ficar atento com a manutenção constante do gesso, pois devido as curvas pode acumular mais poeira. Mas basta apenas limpar, certo?!

3. Rebaixamento de gesso simples em linhas retas

Com essa ideia, você pode facilmente direcionar a luz para valorizar a sua mesa de jantar. Além disso, a iluminação embutida aquece menos e não ofusca tanto quanto a iluminação convencional. O rebaixamento de gesso em linhas retas é uma forma de tornar a sala de jantar personalizada.

4. Rebaixamento de gesso para o banheiro

Antes da aplicação, é importante decidir todo o projeto de iluminação da sua casa de uma maneira geral, assim o banheiro ganha personalidade e automaticamente iluminamento artificialmente. 

Dessa forma no rebaixamento de gesso para o banheiro, fica mais fácil prever o que passará e o que não passará por entre o forro de gesso, além de simplificar na hora de escolher a posição de cada lâmpada no teto.

5. Rebaixamento de gesso para cozinha

Apartamento decorado Calper: Cozinhas modernas por Gisele Taranto Arquitetura
Gisele Taranto Arquitetura

Apartamento decorado Calper

Gisele Taranto Arquitetura

Como mencionamos, antes de começar a aplicação do gesso e o rebaixamento do teto da cozinha se faz necessário ter realmente um bom projeto de iluminação para que a instalação elétrica fique de acordo com suas necessidades e, assim você terá um ambiente altamente bem iluminado.

A cozinha com rabaixamento de gesso pode proporcionar a sensação de amplitude e, principalmente leveza.

ACT | Estar, Jantar e Cozinha Integrados: Cozinhas modernas por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

ACT | Estar, Jantar e Cozinha Integrados

Kali Arquitetura

Se você deseja alterar e renovar a sua cozinha, então pesquise e encontre uma empresa especializada em aplicação de gesso. A nossa única dica é escolher um material de excelente qualidade e a contratação de um profissional qualificado para deixar a sua casa ainda mais bonita.

6. Rebaixamento de gesso em iluminação

Salas multimídia clássicas por homify

A iluminação LED proporciona um ambiente moderno, amplo, bonito e funcional, diversos fatores têm de ser levados em consideração – e um dos principais é o seu efeito na decoração. Você apenas precisa saber para cor escolher para iluminar a sua casa de forma divertida e lúdica.

Gostou do artigo sobre rebaixamento de gesso? Deixe o seu comentário
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!