Área de Lazer na cidade: Terraços  por Stefani Arquitetura

Este antes e depois vai te inspirar a renovar sua área de lazer!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quanta gente não possui em casa algum espaço ocioso ou abandonado, que poderia muito bem ser utilizado como área útil ou área de lazer da família. Estes espaços, que poderiam servir para incrementar nosso bem estar, quando negligenciados, acabam tornando-se o cômodo ou o espaço da bagunça, onde todas as coisas e objetos sem uso vão parar. Era esta a situação do pátio posterior de um sobrado, com 55 metros quadrados, situado na zona norte de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que foi totalmente repaginado, pelo estúdio Stefani Arquitetura, e tornou-se o espaço de descanso, reuniões e lazer da família e o canto predileto da casa. 

Homify apresenta hoje portanto o projeto incrível de reforma do pátio externo de um sobrado. A reforma alterou completamente a rotina da família. O lugar antes abandonado e sem uso, seja pela falta de motivação para cuidar da piscina existente, seja pela falta de praticidade, virou o xodó da casa. A família diminuiu as idas e vindas da praia e passou a frequentar e curtir mais o próprio quintal, na companhia de amigos e familiares. A arquiteta Luciana Stefani, conforme o desejo dos proprietários, conseguiu dar uma noca cara e agregar mais funcionalidade e conforto ao espaço.   

Curioso para conferir a verdadeira transformação do pátio abandonado de uma residência familiar? Então acompanhe-nos neste tour pelo novo pátio do sobrado e encante-se com as soluções propostas e executadas pela arquiteta Luciana Stefani, que devolveram o pátio para o uso e deleite da família.

O queridinho da casa

Área de Lazer na cidade: Jardins rústicos por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

A situação do pátio da residência, antiga área de lazer da família, era a seguinte, um espaço sem uso e abandonado. A piscina, que ocupava quase todo o espaço da área externa, com o passar do tempo tornou-se um fardo, devido à dificuldade de manutenção. A água parada e suja oferecia inclusive riscos para a família e para os vizinhos. A área de serviço, apesar de continuar funcionando, não atendia mais às necessidades da família. 

Portanto, o projeto de reforma foi providencial na recuperação da funcionalidade do espaço e para convidar a família novamente a ocupar e tirar proveito do seu quintal, que tornou-se, como podemos ver, o novo cartão postal da residência.

Antes e depois

Área de Lazer na cidade:   por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

Nenhum povo do mundo gosta mais de reunir os amigos e familiares como o nosso. Para a maioria dos brasileiros, família e amigos juntos é sinônimo de alegria e festa. Mas não é todo lugar que pode acomodar nossos amigos e familiares. É preciso que o espaço ofereça o mínimo de conforto e condições adequadas, como segurança, boa iluminação e a praticidade de limpeza. Caso contrário, pode ocorrer o que ocorreu com a estrutura de lazer desta casa, que após alguns anos caiu em desuso. A casa parecia portanto acabar na cozinha, tal o estado de abandono do espaço. 

Esta imagem mostra exatamente a falta de condições do espaço para proporcionar a família e convidados o mínimo de conforto e diversão.

Espaço gourmet

Área de Lazer na cidade: Terraços  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

Antes da reforma, a família costumava evitar o uso do pátio como área de lazer. Os fins de semana resumiam-se às idas e vindas da praia. Após a reforma, com a revitalização do espaço e a melhora substancial de suas qualidades estéticas e ambientais, o espaço tornou-se o queridinho da casa, do qual a família se orgulha. 

Os fins de semana no litoral intercalam-se com os fins de semana e dias de folga na companhia de amigos e familiares na própria casa. Afinal, todos querem curtir as novas atrações do lugar, como o espaço gourmet, situado no antigo pavilhão.   

Pergolado de madeira

Área de Lazer na cidade: Jardins rústicos por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

A pérgola de madeira é um dos novos elementos acrescidos ao espaço, para torná-los mais funcional e confortável. A madeira empregada no pergolado, itaúba, é a mesma utilizada no deck do spa. A solução da pérgola resultou na ampliação da área útil do pavilhão, além de dar um toque rústico ao ambiente e ressaltar os traços contemporâneos. Ao fundo, podemos notar o recanto da leitura, um espaço dedicado ao descanso e relaxamento da família, com uma manta para os dias frios. As cortinas de linhão e peças do acervo particular da proprietária, como as almofadas combinadas com os trilhos e jogos americanos da mesa, agregam personalidade e dão um toque de requinte e romantismo ao ambiente.

Churrasqueira

Área de Lazer na cidade: Cozinha  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

A antiga área de serviço precisava comportar a nova área de serviço e o espaço da churrasqueira. A solução encontrada foi empregar móveis de cores claras, que não realçam a presença da máquina de lavar, situada bem ao lado. O projeto optou por um tanque de inos, usado como cuba em dias de churrasco. Prateleiras de madeira e uma bancada de granito complementam o décor contemporâneo. A versatilidade e a praticidade do espaço agradou em cheio os proprietários.

Jardim

Área de Lazer na cidade: Spas rústicos por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

O cuidado com a revitalização do pátio foi tão grande, que até mesmo o caminho que conecta a casa á área de lazer externa foi repaginado. O passeio é composto de pedras caxambu e de seixos e temperos. Um muro verde, encimadas por uma parreira, feito de espécies de murtas, dá volume e exuberância ao ambiente, proporcionando aos moradores o contato prazeroso com a natureza e vistas mais agradáveis do que as antigas paredes cegas. À noite, o jardim é iluminado por refletores com lâmpadas PAR 38 em tom âmbar.

Mais informações e projetos de jardins, você encontra aqui.

Banheira de hidromassagem

Área de Lazer na cidade: Jardins rústicos por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

A principal exigência dos proprietários foi a substituição da piscina por um spa, devido à dificuldade de manutenção da piscina, que encontrava-se abandonada. A nova banheira de hidromassagem foi revestida com madeira itaúba, que dialoga com o jardim e com os novos elementos de madeira, como a pérgola e o mobiliário, agregando funcionalidade ao ambiente e ressaltando a sensação de aconhego dos moradores.

Para obter mais dicas e inspiração para a decorar a casa sem gastar muito, leia este artigo.

O que você achou da substituição da piscina por um spa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!