Apê com DNA de loft

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O sonho de morar em um loft é comum principalmente entre pessoas jovens, casais jovens e solteiros, que veem neste estilo de morar uma experiência excêntrica e diferente, que foge da lógica. Este estilo de vida é inspirado no conceito dos lofts de Nova York, surgidos na década de 1970, quando velhos armazéns e galpões foram revitalizados ou simplesmente convertidos em moradias para profissionais liberais, artistas, publicitários e executivos. Porém, apesar da estética nova iorquina, os lofts foram inspirados nos apartamentos da Cidade Radiosa, do arquiteto Le Corbusier, na década de 1920.

Homify apresenta hoje o projeto de uma cobertura incrível, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde o projeto de autoria do estúdio Piacesi Arquitetos, inspirado no estilo de vida dos lofts, criou um ambiente de espaços integrados, aconchegantes e com uma estética cosmopolita e sofisticada.

Prepare-se para sentir um pouco de inveja desta cobertura com vistas privilegiadas para o entorno e ambientes cheios de aconchego e aconchego. Todos os detalhes e imagens desta cobertura deslumbrante você confere a seguir, através das fotos de autoria de Jomar Bragança.

Estilo loft

Apartamento | Cobertura: Salas de estar modernas por Piacesi Arquitetos
Piacesi Arquitetos

Apartamento | Cobertura

Piacesi Arquitetos

Os lofts originais caracterizavam-se pela ausência de paredes divisórias, pelos mezaninos de madeira ou ferro, pelos grandes elevadores de carga, pés-direitos altos, tubulações aparentes e grandes janelas. Mas ao longo do tempo o conceito de loft evoluiu e em cada lugar adquiriu características peculiares. No Brasil, os lofts são marcados pela integração espacial, ou seja, pela ausência de divisões verticais e horizontais e pelo aspecto industrial ou cosmopolita.

O projeto desta cobertura é fortemente influenciado pelo estilo de viver dos lofts. Aqui, porém, a estética industrial é substituída pela estética cosmopolita e pela sofisticação dos materiais de acabamentos, mobiliário e acessórios decorativos.

Sala de estar

Apartamento | Cobertura: Salas de estar modernas por Piacesi Arquitetos
Piacesi Arquitetos

Apartamento | Cobertura

Piacesi Arquitetos

Basicamente, o projeto dividiu o apartamento, duplex, em dois setores com usos distintos. Enquanto os ambientes da parte inferior da cobertura abriga a cozinha, sala de estar, sala de jantar e a suíte máster, espaços usados durante a semana, a cobertura acomoda os espaços de lazer, espaços utilizados mais nos fins de semana e dias de folga.  

O projeto lançou mão de algumas intervenções que fizeram toda a diferença na adaptação do espaço para o estilo de loft. A varanda no primeiro pavimento foi incorporada ao living room, que passou a ter sete metros de comprimento, permitindo a criação portanto de uma sala de estar e jantar mais espaçosas. Na cozinha, no lavabo e na suíte master, o piso de porcelanato, bege claro, foi substituído pelo cristalatto da Ideálli. Além disto, o guarda-corpo de aço da escada que dá acesso à cobertura foi removido, realçando a escada de madeira e estrutura metálica como elemento decorativo.

Suíte master

Apartamento | Cobertura: Quartos  por Piacesi Arquitetos
Piacesi Arquitetos

Apartamento | Cobertura

Piacesi Arquitetos

A suíte master caracteriza-se pelo requinte e qualidade dos materiais de acabamentos e do mobiliário, que realçam sua estética cosmopolita e a sensação de conforto e requinte. O aparador de madeira com acabamento em laca branca dá um toque de elegância, enquanto as luminárias dão um toque de extravagância e sofisticação ao ambiente. A veneziana de madeira, na cor marrom, dialoga com o piso e ressalta a sensação de aconchego, agregando funcionalidade e conforto ao dormitório.

Sala de entretenimento

Apartamento | Cobertura: Salas multimídia modernas por Piacesi Arquitetos
Piacesi Arquitetos

Apartamento | Cobertura

Piacesi Arquitetos

O espaço da cobertura, conforme mencionado, é lugar dedicado ao lazer do morador, especialmente nos finais de semana e nos dias de folga. Apesar de compacto, o espaço da cobertura é composto de uma ampla estrutura de lazer e entretenimento. Ao subir a escada, temos acesso ao home-cinema, um espaço aconchegante e sofisticado, que conta com um sofá em forma de L, que segue o desenho do corrimão, prateleiras de madeira, que servem de suporte para objetos decorativos, e móveis de madeira, com a mesa de centro e a cômoda, que realçam a sensação de conforto e requinte.

Cobertura

Apartamento | Cobertura: Terraços  por Piacesi Arquitetos
Piacesi Arquitetos

Apartamento | Cobertura

Piacesi Arquitetos

Obviamente, o espaço da cobertura também foi pensado como espaço de encontro e portanto para receber amigos e familiares. Além do home-cinema, a cobertura acomoda ainda o espaço gourmet e um spa privativo. O espaço gourmet, integrado ao home-cinema, é composto de uma bancada, feita de concreto, de uma mesa de madeira maciça e de cadeiras de design contemporâneo, na cor branca. O destaque do ambiente é o jardim vertical e os painéis de madeira, que contrastam com o piso de concreto aparente e realçam a sensação de aconchego e dão um toque rústico ao ambiente.

Vista privilegiada

Apartamento | Cobertura: Terraços  por Piacesi Arquitetos
Piacesi Arquitetos

Apartamento | Cobertura

Piacesi Arquitetos

O projeto buscou tirar proveito do potencial da cobertura. Além de todo o conforto e opções de entretenimento e lazer, o terraço da cobertura proporciona ainda ao morador e aos convidados uma vista espetacular da paisagem circundante, em especial a bela vista da serra do Curral, que emerge por trás dos arranha-céus da capital mineira.  

O jardim vertical traz a natureza para o convívio do morador e faz contraponto com a paisagem urbana e densa da cidade.  

Mais informações sobre projetos de terraços, você encontra aqui.

Área de lazer

Apartamento | Cobertura: Terraços  por Piacesi Arquitetos
Piacesi Arquitetos

Apartamento | Cobertura

Piacesi Arquitetos

As opções de lazer e entretenimento do espaço da cobertura agregam versatilidade ao projeto e, principalmente, prazer e qualidade de vida ao morador. Além de tudo que já mostramos, a cobertura disponibiliza ainda um spa privativo. O espaço conta com futtons, guarda-sol e, claro, uma banheira de hidromassagem, situada a céu aberto. Luminárias de chão, um vaso de plantas e um painel de madeira incrementam a decoração do ambiente, que apesar de aberto, oferece ao morador uma atmosfera relaxante e intimista.

Na cobertura literalmente o morador assiste ao espetáculo do despertar e adormecer da cidade com todo conforto e requinte.

Se você se imagina vivendo em um loft no futuro ou quer apreciar mais um projeto de loft incrível, leia este artigo.

Você se imagina vivendo em um loft no futuro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!