Como escolher as telhas certas para a sua casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Um novo lar é inspiração. Pensar no quanto este novo lar será esteticamente bonito e estruturalmente perfeito consome boa parte do nosso tempo. No entanto, para isto, é preciso saber definir as principais etapas desta nova conquista. Um erro muito comum é antecipar o planejamento da fachada antes da cobertura. Isto pode incorrer em problemas estruturais que farão os seus gastos se elevarem ao final do projeto. Ao contrário do que é comumente pensando, é necessário pensar primeiro na estrutura do telhado de sua casa.

Pesquisar o tipo de telhado que fará parte de sua cobertura é essencial. Seja por questões estéticas ou estruturais, é necessário sempre contar com a consultoria de um arquiteto ou telhadista para que a escolha seja a melhor possível. Neste ponto é necessário estar atento ao modelo de telha preferida para que questões como inclinação e variações climáticas a quais ficarão submetidas as telhas. Além disto, questões como cor e absorção de umidade são essenciais a serem atentadas durante a escolha. 

Entre as principais questões citadas, a inclinação do telhado é, sem dúvidas a principal delas. É partindo deste ponto de planejamento que você definirá a estrutura de sua casa. Cada telha tem as informações específicas quanto a esta inclinação a qual deverá ser estruturada na casa. Seguir corretamente estas informações é primordial para manter  sua casa em perfeitas condições, evitando que as telhas voem com fortes vendavais ou ainda, que acumulem umidade no teto do lar. No ato de compra, confira também se as telhas mantêm a certificação ABNT, que define normas técnicas específicas para a produção deste tipo de material. Além disto, lembre-se de que ao escolher a telha, a estrutura definida deverá facilitar a fixação das bordas, pois isto é fundamental para que toda a estrutura do telhado seja comprometida, como é o caso de telhas de cerâmica que, se houver movimento em uma de suas bordas, todo o telhado acaba tendo sua estrutura comprometida.

Agora que você já sabe de informações fundamentais para que a melhor escolha de telhas seja feita antes de começar a sua construção ou reforma, é hora se seguirmos em frente para falarmos um pouco mais sobre os tipos de telhas mais populares. Atente-se às informações e aproveite a estas dicas para que a sua escolha seja a melhor possível. Com isto, temos a certeza de que o seu lar ficará incrivelmente perfeito no final da obra.

Venha conosco e aproveite as dicas!

Telhas de cerâmica

projetos: Casas modernas por adriana14
adriana14

projetos

adriana14

As telhas de cerâmica ou de barro, como também são conhecidas, são, sem dúvidas, as mais populares entre as coberturas de casas no Brasil. Esta telha mistura-se entre a própria história do país, quando, no período colonial, estas telhas eram feitas moldadas nas coxas dos escravos, secas ao sol e tratadas com óleo de baleia. Este tipo de telha oferece inúmeras vantagens, como um melhor conforto térmico, vedação e aspecto estético à fachada. Com variações de cores e formatos, as telhas de cerâmica serão uma excelente opção para a estruturação do seu lar, oferecendo um resultado lindo para a casa, como podemos ver neste lindíssimo projeto que vemos na imagem. 

Madeira

Casas modernas por SARL naturARCH
SARL naturARCH

Maison écologique en bois

SARL naturARCH

Opções sustentáveis e oferecidas em diversos formatos, as telhas de madeira vêm tendo uma procura cada vez mais constante nos projetos de construção e reforma. Além de serem ecologicamente corretas, as telhas de madeira oferecem ao lar um excelente isolamento acústico e térmico. Sua escolha estrutural pode ser tanto para projetos em estilos rústicos, quanto para projetos modernos. Quanto aos formatos, você poderá encontrar telhas de madeira com desenhos semelhantes às telhas de cerâmicas ou, ainda, em formato mais extensos e lisos com espessuras mais grossas para oferecem uma melhor proteção. Quanto a durabilidade e qualidade do material, é preciso estar sempre atento quanto à origem e tipo de madeira utilizada, assim como a preparação das peças com materiais que impedem rachaduras ou infiltrações por longas exposições externas. 

Metal

Casa Eugênia por Joao Diniz Arquitetura: Casas modernas por JOAO DINIZ ARQUITETURA
JOAO DINIZ ARQUITETURA

Casa Eugênia por Joao Diniz Arquitetura

JOAO DINIZ ARQUITETURA

As telhas metálicas são comumente escolhidas em estruturas de grandes vãos, como galpões, já que este tipo de telha pode ser encontrada em tamanhos grandes que chegam a 4 metros. Este tipo de telha é mais leve e oferecem excelentes características térmicas e acústicas, o que as tornam uma excelente opção. Apesar de estas telhas serem direcionadas ao uso em longos galpões, é possível utilizá-las em projetos interessantes e de resultado singular. E este é o caso desta casa de aspecto incrível projetada pelo arquiteto João Diniz, de Belo Horizonte (MG). Com uma estrutura de aspectos orgânicos, a estrutura singular e muito plástica da casa possui aspectos que valorizam o cenário natural da Serra do Cipó, em Minas Gerais. A escolha de telhas metálicas foi uma opção que ofereceu excelentes condições térmicas e acústicas, além de incrementar brilhantemente o resultado final. 

Ecológicas

As telhas ecológicas são opções que também vem crescendo muito no mercado brasileiro. O grande diferencial deste tipo de telha é quanto a sua produção, feita com fibras de materiais reciclados, como garrafas pets, sisal, bananeira, coco e são tratadas com uma aplicação de resina especial, que as protegem das incidências de raios UV. Por terem um controle próximo com as normas ABNT, este tipo de telhado é uma excelente opção quanto a durabilidade e resistência. Podem ser perfeitamente utilizadas em projetos residenciais com cunho ecológico e seu uso pode trazer valorização ao imóvel. 

Concreto

Casa Campo / Ateliê - Vale das Videiras: Casas modernas por Carlos Salles Arquitetura e Interiores
Carlos Salles Arquitetura e Interiores

Casa Campo / Ateliê – Vale das Videiras

Carlos Salles Arquitetura e Interiores

As telhas feitas em concreto oferecem uma excelente durabilidade e conforto térmico devido a sua alta porosidade. Mais versáteis do que as telhas de cerâmica, este tipo de telha pode ser aplicado com maior e menor inclinação, conforme a necessidade estética do projeto. A grande dificuldade com este tipo de telha, no entanto, está quanto ao seu peso para a instalação. Outra dificuldade de médio e longo prazo, está na manutenção, já que, por ser mais porosa, este tipo de telha pede uma limpeza periódica e reaplicação anual de material impermeabilizante. 

Na imagem, um belo projeto do arquiteto Carlos Salles, do Rio de Janeiro (RJ). 

Sem telhas

Este tipo de cobertura oferece um acabamento esteticamente moderno para a casa. Ótimo para destacar as linhas alongadas de um imóvel, pode ser uma excelente opção como resultado final. Sua dificuldade no entanto, está quanto a manutenção frequente que demanda, já que precisa de impermeabilização e limpeza frequentes em toda a estrutura. 

Na imagem, o projeto do arquiteto Marcus Leão, de Vilhena (RO), esbanja beleza e modernidade em suas linhas alongadas. 

Qual destes modelo de telhas é o mais bonito? De qual casa você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!