Como deixar a casa perfeita antes de viajar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Viajar é sempre uma alegria. Poder levantar as malas e sair pela estrada rumo ao destino sonhado e planejado é sempre uma sensação que dá um friozinho bom na barriga e só faz bem. Afinal, é cientificamente comprovado que as pessoas são mais felizes quando acumulam experiências, e não coisas. Quando sentimos toda a euforia pela proximidade em partir para mais uma aventura, podemos deixar de lado alguns cuidados essenciais. E não estamos falando de itens que você estará levando nas malas, mas sim, de coisas que estará deixando para trás: sua casa, seus pets, seus móveis e todas as coisas que estão no seu lar. E é os voltando para esta atenção que partiremos juntos para mais um artigo com dicas para o seu lar.

Em momentos de extrema empolgação, como os que antecedem a uma viagem, é preciso vigiar as atenções para que tudo esteja em perfeitas condições para quando você voltar. Fazer um check-list na casa tornará a sua viagem ainda mais tranquila e prazerosa. Embora esta pareça ser uma tarefa básica e comum a todas as pessoas, é normal que sempre fique algo para trás. Por isso, a nossa primeira dica antes de sair para seu destino, é que você anote em uma folha ou no computador todas as coisas que deve checar na casa antes de trancar a porta por um longo período – cuidados rotineiros que deverão ser programados em sua ausência.

Para ajudar com outras dicas básicas, mas imprescindíveis, trouxemos uma listagem que será ótima para servir como conferência no lar. Coisas que você, ainda que já tenha pensado nelas, acaba correndo o risco de deixar para trás sem conferir. Por isso, convidamos você a pegar o seu bloco de notas e listar todas estas dicas básicas antes mesmo de arrumar as malas. Temos certeza que, com esses cuidados, sua viagem terá tudo para ser perfeita em todos os sentidos e, assim, quando voltar, você poder decorar o seu lar com todas as boas lembranças que trouxer de sua empreitada. 

Venha conosco e aproveite!

Timer para as luzes

Casas modernas por homify

Uma das primeiras coisas que você deve pensar é o quanto sua casa aparentará segurança enquanto você estiver ausente. E um dos principais elementos do lar que reforçam as formas de dar mais segurança ao lar, são as luzes. É preciso manter sempre uma iluminação adequada para que cada pequeno canto ao redor do seu quintal esteja com uma boa visibilidade. Isto servirá como facilitador para os serviços de segurança contratados. Uma boa forma de utilizar a iluminação em favor da segurança da casa, é a opção por instalações programadas com o uso de automação. Atualmente, existem programas para smartphones que facilitam o controle de toda a instalação elétrica da casa – mesmo à distância. Por isso, se possível, programe o acendimento e o desligamento das luzes externas conforme o entardecer e o alvorecer. Isto certamente fará do seu imóvel um local mais seguro enquanto você aproveita suas férias.

Não avise nas redes sociais

Salas de estar ecléticas por Honeybee Interiors
Honeybee Interiors

Queens Park House

Honeybee Interiors

Embora a excitação esteja aflorada conforme a data da viagem se aproxima, é preciso ficar atento para que isto não vire uma ferramenta contra você mesmo. Se você mora sozinho, por exemplo, evite postar nas redes sociais sobre uma longa ausência. Postagens sobre sua ausência denotarão que o seu lar ficará sem a movimentação de pessoas e isto poderá chamar a atenção de invasores. O ideal é que você avise a pessoas mais próximas, como parentes, amigos e vizinhos, sobre sua viagem e, assim, peça que, se possível, estas pessoas visitem a casa para ter a certeza de que está tudo bem. Lembre-se: embora seja uma delícia compartilhar os bons momentos, nem sempre as pessoas veem isto com o mesmo sentimento positivo que você. 

Desligue os aparelhos da tomada

Apartamento VA: Salas multimídia clássicas por Bastos & Duarte
Bastos & Duarte

Apartamento VA

Bastos & Duarte

Embora esta pareça ser uma dica um tanto quanto óbvia, poucas pessoas a seguem de fato. Desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas é fundamental para que os seus gastos com energia sejam minimizados enquanto estiver ausente. Embora pareçam inofensivos para o seu bolso, aparelhos que fiquem no modo stand-by podem representar um gasto anual de até R$ 100 em consumo de energia. É muito para algo que parece ser tão pouco. Por isso, é fundamental que tudo esteja fora da tomada enquanto estiver ausente, inclusive o Wi-Fi. Para a geladeira, a atenção especial deve ser para as datas de validade. Caso a maioria dos alimentos refrigerados estejam com a data de validade próximas, consuma-os ou doe-os. Alimentos com consumo possível a longo prazo podem ser mantidos no freezer. 

Na imagem, o belo projeto é do escritório Bastos & Duarte, de Salvador (BA).

Programe os cuidados para os pets

Se você tem pets em casa e não pode levá-los em sua viagem, programe a atenção e cuidados aos pequenos. Se possível, encarregue uma pessoa de confiança para que cuide deles ou, então, opte por uma casa de cuidados para os peludos – os chamados hotéis para cães e gatos. Deixe tudo anotado a quantidade de refeições, horários de passeios e cuidados especiais de que os pequenos precisam. Isto será essencial para que, no retorno, você possa encontrá-los com o máximo de segurança e carinho. 

Organize os cuidados com as plantas

Assim como os pets, as plantas demandam cuidados especiais durante sua ausência. O problema é que, ao contrário dos animais, as plantas não podem ser transportadas de um local a outro. Por isso, uma boa opção é programar a rega delas no período em que você estiver ausente. Uma das dicas é que, 15 dias antes de sua ausência, você diminua a adubação das plantas. Isto fará com que elas cresçam mais lentamente e, assim, precisem de menos água. Outra dica importante é a de nunca encharcar as plantas antes de ir viajar. Isto poderá fazer com as raízes delas apodreçam e, assim, a planta morra. Uma forma de manter a irrigação em dia, é encher uma garrafa plástica de 2 litros com tampa, fazer pequenos furos no fundo dela e deixá-la de cabeça para baixo em um vaso próximo às plantas. Isto fará com que a umidade esteja sempre presente no local e, assim, manterá a terra das plantas em boa qualidade.

Na imagem, um jardim interno fantástico projetado pelo arquiteto Eduardo Novaes, de São Paulo (SP).

Deixe tudo arrumado

Se possível, programe uma super faxina na casa dias antes de se ausentar por um longo período. Isto ajudará você a encontrar possíveis vazamentos e problemas estruturais. Além disto, evitará problemas com umidade ou mau cheiro enquanto a casa estiver fechada por longos períodos. 

Confira tudo novamente

Fez uma lista com as principais atividades no lar antes de preparar suas malas? Fez as atividades necessárias? Perfeito! Então é hora de… conferir tudo novamente! Cheque novamente todas as organizações no lar que você promoveu e certifique-se de que tudo está em ordem. Depois disso, você poderá ficar totalmente livre para aproveitar as suas férias com total relaxamento!

Na imagem, um projeto maravilhoso do escritório de arquitetura, Le Araújo, de São Paulo (SP). 

Quais são suas dicas de segurança para longas ausências de sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!