Banheiro moderno e funcional: Banheiros modernos por iost arquitetura

Reforma de banheiro pequeno: como fazer melhor – e com menos gastos

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando se fala em reforma de banheiro, logo se pensa em uma coisa: custo. Claro que não é barato fazer uma reforma mesmo simples. No caso do banheiro, por exemplo, o barato pode sair caro se não forem feitas as devidas análises das partes hidráulica e elétrica. Mas há sempre outras maneiras de compensar e até baratear os gastos.

Antes de mais nada, é preciso investir em planejamento e buscar a funcionalidade para que o banheiro pequeno tenha a melhor otimização do espaço e a melhor ambiência para as atividades que ocorrem nele. Isso se faz não apenas com recursos, mas também com criatividade. 

Se a iluminação é um projeto necessário e que tem um certo custo, pode-se compensar isso com a escolha de louças, metais, marcenaria e revestimentos que, sem reduzir a qualidade e a beleza, poupem gastos desnecessários. Sem falar nos acessórios para banheiro que ajudam a mudar a cara de todo o espaço. Os banheiros reformados agradecem! 

1. Planejamento da Reforma

Banheiro moderno e funcional: Banheiros modernos por iost arquitetura
iost arquitetura

Banheiro moderno e funcional

iost arquitetura

Reformar não é uma decisão fácil, especialmente em ambientes como a cozinha e o banheiro, que têm particularidades que demandam maior atenção e, consequentemente, maior investimento. Mas a reforma de um banheiro pequeno não precisa ser um pesadelo. O importante é fazer o planejamento necessário antes de dar o início às obras. Por exemplo, é imprescindível que as instalações elétricas e hidráulicas sejam avaliadas de antemão por um profissional qualificado, já que qualquer negligência quanto a essas condições podem resultar em futuros problemas que poderão até colocar a perder tudo que foi investido e levar a novos gastos. Se a reforma é em um banheiro antigo, essa medida é ainda mais relevante, em especial se ele nunca passou por uma atualização. Outra coisa a se ter em mente é que o planejamento também é necessário para que se tenha um cronograma claro das obras e, portanto, das compras e das despesas, o que leva ao maior controle de todo o processo.

2. Funcionalidade

SRR | Banho Suíte: Banheiros escandinavos por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

SRR | Banho Suíte

Kali Arquitetura

Uma boa reforma de banheiro, seja ele grande ou pequeno, precisa ter um projeto que considere a funcionalidade e não apenas a parte estética da obra. Assim, são sempre bem-vindos gabinetes que acomodem e ocultem objetos e produtos da vista das pessoas, nichos e prateleiras que estoquem e organizem objetos e produtos de uso diário, como toalhas e artigos de higiene (ou, ainda, sirvam para expor objetos decorativos e plantas), nichos embutidos na alvenaria do boxe do banheiro para os produtos utilizados no banho. Tudo isso ajuda a ganhar espaço e, portanto, a gerar funcionalidade em um espaço pequeno que precisa usar cada cantinho da maneira mais proveitosa possível. Também entra nesse critério as adaptações do banheiro para as necessidades dos idosos, com a instalação de barras de apoio e bancos de alvenaria.  Ou ainda as necessidades dos usuários de um mesmo banheiro, o que pode demandar a presença de duas cubas lado a lado, por exemplo. 

3. Iluminação

Banho Suíte: Banheiros modernos por SCK Arquitetos
SCK Arquitetos

Banho Suíte

SCK Arquitetos

Outro elemento fundamental na reforma do banheiro é um bom projeto de iluminação que preveja todas as situações em que as pessoas precisam ter uma visão definida e clara do que estão fazendo, como por exemplo na hora de fazer a maquiagem ou na hora de fazer a barba. A iluminação de um banheiro é um trabalho especializado que envolve o equilíbrio de luzes quentes e frias e a análise das dimensões do espaço e de suas características, como a presença de um espelho, cujas medidas também concorrem para a perfeita adequação e utilização da luz. O ideal é que a iluminação funcional de um banheiro, mesmo pequeno, se localize nos pontos mais importantes do ambiente, como no teto, junto ao espelho e até no boxe, além da iluminação decorativa que se propõe a destacar áreas e objetos.  

4. Louças e metais

Se, por um lado, não é uma boa ideia tentar economizar com reformas das partes estruturais do banheiro, como a hidráulica e a elétrica, nem querer simplificar demais a iluminação, em outros aspectos pode-se fazer uma reforma no banheiro gastando pouco. É o caso de louças e metais: pode-se baratear os gastos adquirindo, por exemplo, cubas no mesmo tamanho e formato das antigas, de modo que não é necessário mexer muito na bancada nem nas tubulações. O mesmo se aplica a torneiras, duchas e ralos, que podem ser encontrados nas medidas já existentes. Mas é sempre bom lembrar que isso não significa que esses itens não tenham que ser de boa qualidade, pois são essenciais para o funcionamento do banheiro. 

5. Marcenaria

Banheiro das princesas sereias: Banheiros modernos por Projeto Bem Bolado
Projeto Bem Bolado

Banheiro das princesas sereias

Projeto Bem Bolado

A marcenaria é fundamental para a perfeita organização do banheiro. O planejamento de gabinetes, gaveteiros, nichos e prateleiras permite armazenar uma grande variedade de objetos e produtos sem cair na bagunça tão fácil de se criar quando não há os equipamentos certos à disposição. Embora os armários planejados sejam mais eficazes na otimização no espaço, também pode-se utilizar móveis antigos como mesas, cômodas e aparadores em madeira para substituir o gabiente, especialmente no lavabo, onde não há umidade. E, mesmo na marcenaria planejada, há formas de diminuir os custos, como abrir mão de puxadores ou ter nichos abertos. Outra alternativa ainda é ter apenas uma prateleira ou duas debaixo da bancada da pia e ocupá-las com caixas bonitas (até mesmo organizadoras) em fibras naturais, por exemplo. 

6. Revestimentos

Casa Familiar mineira: Banheiros modernos por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Casa Familiar mineira

Laura Santos Design

Os revestimentos do banheiro devem ser escolhidos com muito cuidado, pois deles dependem a atmosfera geral do ambiente. Não se deve exagerar combinando vários tipos de revestimentos e, de maneira geral, deve-se dar preferência aos tons neutros. Revestimentos não são baratos, mas pode-se conseguir belos efeitos ao se utilizar um determinado revestimento – a pastilha, por exemplo – em detalhes, como faixas verticais ou horizontais. Outra possibilidade ao reforma o banheiro com pastilhas é dar destaque a áreas específicas, como o boxe do banheiro ou a banheira. Existem também outras opções acessíveis e interessantes de revestimento, como a tinta lousa, perfeita para um lavabo. Ou ainda pintura de paredes e até mesmo de azulejos em cores diferentes, como a delicadeza do rosa, a alegria do amarelo e a calma do azul – que ficam bem também em banheiros pequenos. 

Antes e Depois - Banho com Pastilhas: Banheiros modernos por Danyela Corrêa Arquitetura
Danyela Corrêa Arquitetura

Antes e Depois – Banho com Pastilhas

Danyela Corrêa Arquitetura

Nesta imagem, temos um exemplo de reforma de banheiro antes e depois em que a pastilha foi utilizada com efeito decorativo por meio de duas faixas horizontais que emolduram o espelho. Como esta, são muitas as ideias simples para a reforma que dão personalidade e elegância a um banheiro simples. 

7. Decoração

Uma reforma de banheiro de baixo custo compreende duas fases importantes, a das mudanças estruturais e a das mudanças decorativas. Após ter posto em dia e em perfeito funcionamento as partes hidráulica e elétrica, ter substituído louças e metais, optado pela marcenaria e os revestimentos mais adequados, agora é vez de fazer a decoração do banheiro pequeno. Existem detalhes que não podem ser esquecidos, como porta-toalhas e lixeiras, que devem ser no mesmo material e design escolhidos para os metais. Outro elemento que faz toda a diferença é o espelho, que deve ser bonito e funcional – e considerado no projeto de iluminação. A decoração pode ser complementada ainda por acessórios como quadros, pôsteres ou adesivos em vinil, em especial em lavabos. Também plantas têm espaço em um banheiro pequeno, mas escolha aquelas mais resistentes ao calor e à umidade – ou adquira o hábito de manter (e trocar com regularidade) um vaso de flores na bancada da pia. Para arrematar, deve-se caprichar na roupa de banho, escolhendo jogos diferentes em cores que complementem as cores predominantes no banheiro. Não é tão caro deixar o banheiro bem-vestido!

Qual é a sua dica para reforma de banheiro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!