Mesa de Centro em Madeira Maciça com vidro:   por ArboREAL Móveis

Como envelhecer madeira com dicas fáceis e práticas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Simplicidade e elegância, quando bem combinadas, trazem resultados incríveis. E por esse motivo, a ideia de envelhecer a madeira presente na decoração do lar, está cada vez mais comum entre os brasileiros. 

Além da forte personalidade que emprega na decoração, a ideia de envelhecer manualmente a madeira proporciona a sensação de aconchego rústico que muitas pessoas amam sentir. Portanto, se você tem um tempinho sobrando para criar soluções interessantes para o seu lar e ainda ama trabalhos manuais, essa solução será, sem dúvidas, valiosa para valorizar ainda mais o seu lar. 

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas ótimas dicas que poderão ser facilmente colocadas praticadas em sua casa. Seja no mobiliário, nos revestimentos ou em outros tipos de peças construídas em madeira, a aplicação do efeito envelhecido, certamente, trará resultados visualmente muito agradáveis que trarão muito mais inspirações para que o seu lar fique ainda mais incrível.

Siga conosco, confira as dicas e inspire-se!

1. Com cera para móveis

Mesa de Centro em Madeira Maciça com vidro: Sala de estar  por ArboREAL Móveis
ArboREAL Móveis

Mesa de Centro em Madeira Maciça com vidro

ArboREAL Móveis

Para essa ideia, você precisará de tinta metálica, spray em tom marfim, cera incolor, álcool, papel absorvente, pincéis e pano de algodão. 

Lembre-se de usar luvas látex e máscara para se proteger do contato com as tintas. 

O primeiro passo será usar álcool para limpar toda a superfície do móvel. Após isso, aplique uma camada de tinta metalizada dourada e aguarde a secagem. Aplique a cera utilizando um pincel nos espaços onde não deseja criar o aspecto envelhecido. 

Agora, aplique a tinta spray com rápidas passadas para evitar acúmulos e gotas. Por fim, aguarde a secagem e remova o excesso com o papel absorvente. O resultado será um móvel elegante que, certamente, irá valorizar muito bem a decoração do seu lar. 

2. Dicas para envelhecer madeira de forma elegante

Armário Dispensa: Sala de estar  por Trapiche Carioca
Trapiche Carioca

Armário Dispensa

Trapiche Carioca

Lembre-se de que madeiras de diferentes tipos podem reagir de maneira diferente com o uso de cada tipo de tinta. Enquanto pinus pode ficar com aspecto acinzentado, a sequoia pode ficar com visual mais escuro em contato com o vinagre. 

Para força de comparação, pesquisa na internet o aspecto real do efeito envelhecido da madeira que você possui. 

Se desejar, pesquise rapidamente em casas de materiais rústico ou fazendas, que poderão ter madeiras envelhecidas à venda por preços acessíveis.

3. Como envelhecer Madeira com stain + tinta

Limpe bem a superfície da madeira que você deseja envelhecer e aplique uma camada de tinta que seja similar à madeira desbotada. Após a secagem completa, remova o excesso de stain para que a textura da madeira pareça mais natural. 

Após isso, pinte a superfície da madeira com um tom semelhante a carvalho, o que reforçará a textura natural da madeira. Se desejar, crie um stain com textura rústica utilizando diferentes tons que ofereçam um aspecto rústico. Esse passo é personalizado, ou seja, dependerá de suas preferências para que o resultado desejado seja obtido.  

Para criar um visual mais desgastado, aplique várias camadas consecutivas com o stain e, ainda, utilize uma escova de dentes ou pincel para criar respingos que proporcionarão pequenas irregularidades sobre a superfície.

4. Com palhas de aço + vinagre + chá preto

Sala de estar  por homify
homify

Bloco em Madeira Maciça

homify

Você sabia que, quando imersa no vinagre a palha de aço naturalmente se dissolve, o que pode ser ótimo para dar um aspecto de madeira envelhecida? 

Para isso, mergulhe a palha de aço em um pote de vinagre e deixe de um a cinco dias, conforme a preferência pelo tom de cor escolhido. Ou seja, quanto mais dias a palha de aço ficar imersa no vinagre, mais escuro será o resultado e, assim, mais envelhecido será o tom sobre a madeira.  

Após o vinagre checar ao tom de envelhecimento escolhido, lixe a peça de madeira que você deseja envelhecer e aplique uma camada de chá preto fervido, que, ao contato com o vinagre, deixará o aspecto da solução ainda mais escurecido.  Por fim, aplique camadas uniformes da solução de vinagre com vinagre com o uso de pincel, deixe secar por algumas horas e o aspecto de madeira envelhecida será alcançado.  

Para remover possíveis resíduos de palha de aço, aguarde a secagem total da madeira e limpe a superfície com um pano umedecido.

5. Criar o efeito de madeira desgastada

A criatividade é o principal ponto dessa ideia para envelhecer a madeira na qual você deseja. Pegue um punhado de pregos ou parafusos e coloque dentro de uma meia. Com um martelo, bata levemente nas pequenas peças sobre a superfície da madeira, criando pequenas ranhuras, como se a madeira estivesse sendo forçadamente desgastada. 

O próximo ponto será lixar levemente a superfície da madeira para alcançar uma textura áspera. Utilize uma combinação de stain com tom de carvalho ou, ainda, o vinagre com palha de aço dissolvida para que o visual seja o de madeira envelhecida. Deixe secar bem e o resultado, certamente, irá surpreender.

6. Craquelando

Limpe bem a superfície do móvel escolhido e aplique uma cor de tinta acrílica que seja semelhante ao tom de madeira desejado. Após a secagem, aplique uma fina camada de cola branca escolar sobre a madeira até que o aspecto da cor pareça opaca. 

Aguarde a secagem parcial, ou seja, a cola aplicada ainda deverá grudar no toque da pele. Quando notar esse ponto, aplique o pincel sobre a camada de tinta, criando um efeito texturizado e aguarde a secagem.  Após algumas horas, o efeito craquelado começará a aparecer lentamente, trazendo como resultado a ideia desejada para envelhecer a madeira escolhida.

7. Criando o efeito de madeira envelhecida clássica

Possível de ser aplicado em qualquer tipo de madeira, essa técnica é ótima até mesmo para móveis pré-fabricados. Aqui, o segredo será a sobreposição de tons que irão oferecer o resultado desejado. Para isso, você precisará de: Tinta plástica, primer, betume da judeia, verniz mate, tinta para madeira, goma laca e tecido de algodão

Limpe bem a remova toda a sujeira da superfície do móvel com o uso de álcool e lixe a superfície da madeira. Depois de lixado e limpo, aplique a tinta de madeira no tom desejado e aguarde secar. O próximo passo será aplicar a goma de laca que realçará a cor utilizada anteriormente.  Neste passo, um cuidado importante: caso decida utilizar um tom de cor diferente da madeira, aplique uma camada de primer para selar os poros da madeira. 

Dica: sempre que for selar a madeira, pinte no sentido do veio da madeira para valorizar o resultado. Se desejar, aplique uma segunda demão de tinta para alcançar o tom desejado.  Agora, faremos a técnica de decapagem, que consiste em dar um efeito vintage à peça. Utilize uma lixa nº 0, reforçando a lixa em pontos onde deseja ser dado um visual mais realista.  Limpe a superfície lixada e aplique o betume da judeia utilizando um pincel ou pano. 

Para dar um visual mais realista, passe um pano de algodão para remover o excesso de betume, o que deixará um visual ainda mais rústico à peça. Por fim, aplique uma camada de cera ou verniz mate incolor para proteger o móvel e realçar a textura natural.

Esperamos que você tenha apreciado as nossas dicas de como envelhecer madeira.

E você, o que acha do efeito de madeira envelhecida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!