APARTAMENTO FUNCIONÁRIOS III: Salas de estar modernas por Gislene Lopes Arquitetura e Design de Interiores

Paredes de gesso: tipos e usos na decoração moderna

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A decoração moderna tem um grande aliado na área de revestimentos: as paredes de gesso. Extremamente versáteis, essas estruturas podem transformar uma casa ou apartamento ao disponibilizar superfícies para  nichos e prateleiras, cobrir paredes estruturais com defeitos ou manchas, decorar paredes e tetos com desenhos e luzes. 

As paredes de gesso se apresentam em duas formas: paredes de gesso em placas e paredes de gesso acartonado – também conhecido como sistema ou tecnologia drywall. As primeiras são mais baratas e são ideais para áreas pequenas. Já as paredes de gesso acartonado custam mais, mas apresentam muitas vantagens que você conhecerá neste livro de ideias. É sempre bom lembrar que os forros de gesso para o teto utilizam os mesmos materiais e ainda ganham beleza estética com a iluminação. 

Um detalhe importante a saber sobre as paredes de gesso é que elas podem ser aplicadas em todos os ambientes de uma casa ou apartamento, com as mesmas vantagens mas em apresentações diferentes. Por isso, trazemos para você alguns exemplos de parede de gesso para a sala e para o quarto. Confira! 

1. Parede de gesso comum

As paredes de gesso não são uma prática nova na decoração de ambientes, mas se modernizou ao longo do tempo. O tipo mais comum de placa de gesso para parede é encaixado e chumbado, exigindo o trabalho de profissionais especializados na sua instalação. Isso por as dimensões das placas são menores e exigem mais arames na sua sustentação. Embora seja mais barato do que a outra alternativa, o drywall, o gesso em placas gera mais sujeira e demanda mais tempo de instalação. Mas é a melhor opção para quem tem restrições de orçamento e/ou pretende aplicar as placas apenas em uma área pequena. Nesta imagem, vemos uma parede de gesso em que foram moldados nichos, um elemento de decoração muito interessante que podem, ainda, receber iluminação localizada. 

Nesta sala de jantar, uma parede divisória de gesso foi criada para proporcionar mais privacidade e recebeu revestimento em espelho em uma das suas faces, contribuindo também para ampliar o ambiente.

2. Gesso acartonado ou drywall

O segundo tipo de parede de gesso para decoração é o gesso acartonado, chamado ainda de tecnologia ou sistema Drywall. Ele consiste em chapas com miolo de gesso e faces em papel cartão estruturadas em perfis de alumínio. Pode se apresentar em painéis simples ou duplos e em espessuras variadas. Essas chapas formam paredes e divisórias que podem substituir alvenaria e resultar em construções mais versáteis com recortes, desníveis e curvas. Além disso, seus componentes são recicláveis e não constituem descartes tóxicos. A tecnologia permite também uma montagem mais limpa e rápida em relação ao gesso comum e à alvenaria, além de economia no transporte graças à sua leveza. 

Embora seja mais caro que o gesso comum e a alvenaria, o gesso acartonado tem muitas vantagens. Como não precisa de construção de base como na alvenaria, a sua aplicação é mais rápida, vantagem propiciada também pela facilidade de corte pela leveza do produto. Como é menos rígido que as paredes convencionais, ele trinca e fissura menos com as movimentações estruturais. Ele também proporciona conforto térmico graças aos colchões de ar entre as placas ou ao enchimento de lã. A reforma é simplificada pelo fácil desmonte do sistema e a manutenção facilita pela abertura localizada na hora de verificar as instalações elétricas, hidráulicas ou de telefonia. E ainda permite uma grande variedade de acabamentos, como por exemplo pintura, textura, papel de parede, cerâmica e azulejo.  

O gesso acartonado ou drywall apresenta poucas desvantagens se comparadas às suas vantagens. Por exemplo, a tecnologia é menos resistente a impactos do que a alvenaria, mas tudo é uma questão de atender adequadamente aos requisitos técnicos relativos a pesos, medidas e outros fatores. Assim, deve-se avaliar cuidadosamente o quanto a parede poderá suportar de peso referente a móveis, armários, eletrodomésticos e nichos mais pesados, considerando-se ainda a distribuição dos diferentes itens pela superfície. 

O gesso acartonado também apresenta problemas de ordem acústica, mas eles são facilmente resolvidos com a aplicação de enchimento em lã mineral de rocha ou vidro. Falando em enchimentos, esses elementos servem a diferentes tipos de isolamento, como o térmico e o acústico. Existem três tipos de chapas que se diferenciam em função da cor e finalidade. A chapa verde, resistente à umidade (RU), compõe-se de silicone aditivos fungicidas e é indicada para áreas como cozinhas, banheiros e lavanderias. A chapa rosa, que é resistente ao fogo (RF) por causa da presença de fibra de vidro em sua composição, é recomendada para áreas como lareira, bancadas de cooktop, escadas enclausuradas e saídas de emergência. Já a chapa branca (ST) é a mais básica e utilizada em forros e paredes de ambientes secos como quartos e salas. 

3. Forro de gesso

Os forros de gesso para o teto também existem nas duas formas apresentadas, em placas e drywall. Todas as vantagens e desvantagens que se aplicam às paredes se aplicam também ao caso dos forros, mas o uso de gesso no teto introduz elementos estéticos que podem fazer muita diferença na decoração de um ambiente. Isso porque esses forros admitem sancas em diferentes formatos que acompanham o estilo do espaço. Na imagem acima, a sala em estilo moderno apresenta forro em linhas curvas que são acentuadas e destacadas pelo projeto luminotécnico em amarelo. Na imagem abaixo, que mostra uma cozinha aberta, o forro apresenta linhas retas e iluminação em tons azulados. Nos dois casos, obtém-se uma atmosfera especial para cada ambiente. Outra vantagem do forro de gesso é o isolamento térmico e, em especial, o acústico, muito desejável em apartamentos. 

4. Parede de gesso em 3D

E, quando o assunto é estética, uma grande ideia para a parede de gesso é aquela em 3D, que renova a decoração de interiores com uma proposta de elegância e sofisticação nos acabamentos e na escolha dos materiais. Trata-se de placas de gesso que recebem os mais variados desenhos em relevo ou textura, indo dos motivos florais aos abstratos, dos retos aos ondulados. O objetivo é trazer mais criatividade e personalidade ao ambiente com um elemento que proporciona volume e movimento e, consequentemente, dando ares mais modernos ao espaço. 

É importante perceber que a decoração de interiores não está mais relegada apenas ao mobiliário e aos objetos decorativos, mas se estende às próprias paredes. No caso da parede de gesso 3D, os desenhos podem ser aplicados tanto em paredes de alvenaria quanto em paredes de gesso acartonado ou drywall e por qualquer profissional da área. Quando a opção é pelo drywall, recomenda-se um reforço em madeira.  Na imagem acima, vemos um painel abstrato cujas linhas são salientadas por iluminação e, na imagem abaixo, a iluminação se dá atrás das placas em relevo.

 Sala Estar e Jantar em Destaque: Salas de estar modernas por DecaZa Design
DecaZa Design

Sala Estar e Jantar em Destaque

DecaZa Design

5. Parede de gesso na sala

Como vimos, as paredes de gesso comum e acartonado têm entrada em todos os ambientes de uma casa, guardadas as suas exigências específicas no que se refere à preservação, manutenção e integridade. Na sala de estar, uma ideia super simpática pode ser uma divisória entre a sala de jantar e a de estar, como na imagem acima. Além de criar alguma privacidade, a parede-divisória em gesso pode receber revestimentos diferentes, como este em tijolinho. E ter ainda uma outra função: servir de painel para a TV. 

6. Parede de gesso no quarto

A parede de gesso no quarto também resulta em decorações incríveis. Pode-se optar, para a cabeceira, por parede de gesso comum com nichos iluminados, por exemplo. Ou, como nesta imagem, uma cabeceira com parede de gesso 3D, também com projeto de iluminação exclusivo. Esse tipo de parede pode ser ainda utilizada no quarto para compor um painel para a TV.

Em que cômodo você gostaria de ter uma parede de gesso?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!