Residencia de Surfista: Cozinhas rústicas por Marcos Contrera Arquitetura & Interiores

10 cozinhas rústicas para nos deixar enlouquecidos

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

A madeira conquista. Em aspecto bruto, de demolição ou com tratamento especial. A transformação que a madeira traz é cheia de personalidade e contribui para um ambiente com visual mais leve. Sua utilização pode ser em vários móveis e em detalhes da decoração para enriquecer o ambiente. Sendo facilmente possível decorar cômodos e casas inteiras apenas utilizando a madeira maciça e pela qualidade que estes móveis ganham quando feitos neste material, a madeira é uma das melhores formas de ter uma decoração que irá longos períodos atravessando gerações familiares. 

A decoração rústica tem como ponto inicial explorar a simplicidade da madeira e dos elementos do campo para que o lar ganhe elementos da natureza para o dia a dia. Possível investir em decorações industriais, campestres, modernas e quase todas as outras, a soma da madeira no lar só enrique mais as opções possíveis. 

Variando em opções que podem ser trabalhadas desde os móveis mais antigos aos mais modernos, a roupagem que a madeira dá, pintada a verniz ou com tintas coloridas, vai certamente de encontro a muitos estilos e preferências. Elementos secundários como puxadores também embelezam ainda mais as peças. E como o nosso tema de hoje são os armários de cozinha, você encontrará opções para instalar no chão ou nas paredes sempre utilizando o espaço disponível e, claro, servindo como elemento fundamental para organizar os utensílios da sua cozinha.

Venha conosco neste Livro de Ideias e veja os modelos separados especialmente para você. Se você está na fase de reposição ou compra de mobílias, irá se inspirar para trazer uma identidade mais leve ao ambiente. Se você está pensando em troca de móveis, irá certamente ter bons insights para que alcance um resultado perfeito nas reformas. Aproveite!

Cerâmica colorida

O uso de cerâmicas ou azulejos coloridos na cozinha, especialmente na área da pia, tem sido muito comum nos projetos desenvolvidos pelo mundo. No entanto, o diferencial na utilização dos azulejos dá-se pela composição de cores e artes que podem ser utilizadas em mosaicos incríveis que embelezam muito o ambiente. Neste projeto do escritório Tikkanen Arquitetura, o balcão extenso em vermelho vibrante ganha a companhia dos azulejos coloridos. Os armários embutidos em madeira dão a rusticidade e quebra do ritmo que seria exageradamente colorido no ambiente. Como destaque no móvel, temos os puxadores que combinam perfeitamente com eletrodomésticos embutidos. 

Para a churrasqueira

Ter uma cozinha bem equipada e resistente na área da churrasqueira é fundamental. Geralmente local de muitas de festas reuniões entre familiares e amigos, a diversão e garantida e o churrasco não pode faltar. Para este projeto realizado pela arquiteta Liliana Zenaro, de São Paulo (SP), a ideia foi planejar um armário embutido abaixo da pia. Além do conjunto em quatro portas e gavetas, o armário está em um padrão de cor que transita perfeitamente entre o alaranjado dos tijolos a vista. Um resultado simples, mas de perfeito bom gosto.

Clássico repaginado

Quando falamos em armários de cozinha, as opções em tamanhos formatos e estilos são muitas. Se você mora na mesma casa de família há décadas, por exemplo, é possível que existam móveis com design antigo, mas que pela qualidade do material, foram ganhando novas roupagens ao longo do tempo e sempre repassando a sensação de estarem em perfeito estado. Neste projeto do arquiteto de interiores, Marcos Contrera, de Santo André (SP), a nova roupagem em um armário de chão que é um verdadeiro clássico da cozinha. O verde da peça ficou perfeito com a ideia de dar novas sensações a partir de cores com o conjunto de cadeiras e a porta azul. Cores e rusticidade juntos, provando que a madeira pode ser utilizada das formas mais diversas.  O responsável pelo belo projeto é o arquiteto de Santo André (SP), Marcos Contrera

Rústico moderno

A modernidade pode ser o direcionado perfeito para as ideias que tem a madeira rústica como principal elemento da decoração. Na sua cozinha, além da sensação de temperatura agradável, a madeira pode ser utilizada para que as paredes ganhem um revestimento particularmente bonito, como o que notamos na imagem. A escolha também pelo armário planejado na cozinha utilizou a madeira para que o móvel fosse composto. O projeto é da talentosa arquiteta de interiores, Raquel Junqueira, do Rio de Janeiro.

Tudo em madeira

Como dissemos no início deste Livro de Ideias, a composição feita em madeiras pode facilmente ser parte de todo o cômodo. A construção é simples e o resultado é sempre muito bonito. Neste projeto, além do teto todo construído em caibros, os armários deixam a cozinha em um conjunto perfeito. A madeira trabalha quase de forma uniforme, não só nas cores, mas no tom que a madeira emprega. Os puxadores também ganham unidade e a geladeira em conjunto com o fogão em inox dão o tom moderno ao cômodo.  

Mescla

Projeto de Arquitetura de Interiores - Apartamento Família: Cozinhas ecléticas por Sarah & Dalira
Sarah & Dalira

Projeto de Arquitetura de Interiores – Apartamento Família

Sarah & Dalira

Os diferentes tipos de acabamento utilizando o mesmo material como base, pode trazer a variedade na decoração que você procura na sua cozinha. Nesta imagem, temos dois tipos de armário. Um em madeira maciça que abriga uma adega – perfeito na composição e soma com a mesa e outro com portas brancas e iluminado que traz a sensação de modernidade ao ambiente. Um truque na decoração, é o caso com rolhas que abriga uma pequena planta. A ideia é das arquitetas gaúchas, de Caxias do Sul, Sarah & Dalira. 

Da avó

A sensação de aconchego olhando este ambiente é tão grande, que é quase possível sentir o cheirinho do bolo de fubá quentinho e o cafezinho que acabou de ser passado, ou seja, o lar querido da avó. Neste ambiente a rusticidade é toda evidente e presente em todos os armários de cozinha. Nas portas para guardar os utensílios que estão próximas à cozinha e na mesa antiga branca que equilibra e embeleza a decoração. A ideia é genial e pode ser seguida facilmente para quem busca este resultado no lar. 

Branco

A utilização do branco não foge à esta ideia que traz um conjunto lindo de armários rústicos nesta cozinha projetada na área externa de um casarão.

Preto e branco

Cozinhas campestres por British Standard by Plain English
British Standard by Plain English

The Original British Standard Kitchen

British Standard by Plain English

Se o branco anteriormente deixou o seu charme, não podemos esquecer da combinação mais tradicional entre todas: o preto e branco. Esta soma ficou perfeita nesta casa charmosa e toda em madeira. Os armários na cor preta somam-se perfeitamente às peças brancas da decoração.

Tradicional

Por fim, não vamos esquecer de um planejado muito comum nos lares brasileiros: os armários em madeira que ficam perfeitos na cozinha. Muitas vezes encontrados como modulados, a escolha quando o material é em madeira, sempre traz bons resultados. O projeto é do escritório paulistano Ruta Arquitetura e Urbanismo.

Qual destas você queria para você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!