Piso vinílico: onde utilizar?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O vinil é o segundo tipo de plástico mais produzido no mundo. Os primeiros produtos de vinil foram produzidos por Walter Semon. Estes eram as bolas de golfe e os saltos de sapatos. Nos dias de hoje, centenas de produtos são feitos de vinil, como cortinas para chuveiro, capas de chuva, fios, aparelhos, tintas, revestimentos de superfície e os pisos. 

Como todos os materiais de plástico, o vinil é feito a partir de uma série de processos que convertem as matérias-primas, como petróleo, gás natural ou carvão em materiais sintéticos e únicos chamados polímeros.

Os pisos vinílicos apareceram pela primeira vez em 1930. Eles geraram um grande impacto no mundo da arquitetura e decoração nos anos após a Segunda Guerra Mundial. Por volta de 1950, foi um grande concorrente para as outras opções resilientes. O piso de vinil ganhou a posição do linóleo como uma opção de revestimento resistente à água e com baixo custo.

Aqui, você ficará por dentro dos benefícios e de dicas sobre este revestimento. Confira e informe-se sobre como e onde usar este ótimo material na sua residência.

O que é?

Quarto  por Jigsaw Interior Architecture
Jigsaw Interior Architecture

The Cotton Exchange – Bedroom

Jigsaw Interior Architecture

O piso de vinil é um material produzido a partir de PVC e alguns minerais. Ele pode ser aplicado em ambientes fechados ou cobertos nas casas, escritórios e até ambientes corporativos. A instalação deste material é muito simples, podendo ser feita diretamente sobre o piso antigo. Sendo que o piso deve estar seco, limpo e firme. No entanto, não se pode fazer na madeira. Esse tipo de piso pode oferecer versatilidade para a residência. Ele ainda pode ser encontrado em diversas cores e estampas.

Vantagens

O piso de vinil é geralmente considerado um material altamente durável que, se for instalado devidamente, pode durar entre dez e vinte anos. No entanto, a qualidade do material que você está comprando e a maneira como ele foi fabricado vão determinar a quantidade de tempo que ele vai durar. Os pisos em vinil são muitas vezes resistentes aos danos causados por arranhões e riscos. O vinil nunca vai ficar gelado no inverno e é geralmente macio. Algumas folhas de vinil e telhas têm uma camada acolchoada que pode fazer do seu ambiente ainda mais agradável.

Desvantagens

Vinil de alta qualidade pode ser durar bastante. Enquanto o material de baixa qualidade pode ter rasgos e arranhões sempre. Infelizmente, o revestimento de vinil não pode ser reparado. Quando ele for danificado, precisa ser removido e substituído. Os produtos químicos utilizados no fabricação de vinil podem causar um proporcionar um fluído tóxico após o piso ser instalado. Isso pode liberar produtos químicos voláteis em uma casa, o que pode levar a problemas respiratórios, irritação dos olhos ou até mesmo a asma. 

Na cozinha

Adicionar um piso de vinil vai adicionar na sua cozinha um toque todo novo de vida! Instalação de algum modelo de revestimento para o piso da cozinha em vinil vai trazer um charme elegante para a sua casa. Disponível em uma variedade de padrões e cores, a sua cozinha vai ficar mais bonita e sempre limpa. Afinal, este material é fácil de limpar e perfeito para ambientes onde há uma circulação constante. Caso derrube molhos ou ingredientes, o piso certamente não ficará marcado, mesmo que for claro.

No banheiro

Banheiro  por Drummonds Bathrooms
Drummonds Bathrooms

Drummond's Case Study: London Townhouse, Notting Hill

Drummonds Bathrooms

O piso vinílico é a opção perfeita para muitos banheiros. Além de este ser um revestimento fácil de ser instalado, ele permite que o banheiro fique sempre limpo e higiênico. Estes materiais são confortáveis em questões térmicas, pois eles são confeccionados em PVC, um material que não troca calor com a pele humana. Além disso, eles são conhecidos por proporcionar uma capacidade impermeável, impedindo a umidade e a proliferação de fungos ou bactérias. Para mais dicas sobre escolher pisos de banheiro, confira 7 dicas espertas para escolher pisos de banheiro.

Alternativa: papel de parede em vinil

Sala de estar  por Formafantasia
Formafantasia

Vinil Decorativo

Formafantasia

O vinil também pode oferecer outros tipos de serviço, como o de decorar a parede com adesivos feitos dele mesmo. O escritório de decoração português Forma Fantasia utiliza em seus projetos diferentes estilos de adesivos em vinil recortado. Estes materiais podem decorar qualquer ambiente da casa ou do seu escritório. Com cores fortes e formatos inusitados, eles preenchem as paredes trazendo vida e um clima divertido para seu espaço!

Manutenção

Linha Venza: Quarto  por Henn
Henn

Linha Venza

Henn

O revestimento em vinil é um método relativamente fácil de ser mantido nas residências. É bom se certificar de que a sujeira e o pó serão sempre varridos, mantendo a superfície do chão livre de poeira e desordem. Você pode utilizar um esfregão úmido junto a um produto de limpeza para piso de vinil para remover as manchas e imperfeições temporárias.

Você utilizaria piso vinílico em sua casa? Em qual cômodo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!