7 dicas para ter mais silêncio em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

O lar muitas vezes é refúgio. É o local que buscamos manter a serenidade das horas calmas, o conforto do nosso canto e a paz do silêncio. É bem verdade que, dependendo do local onde você vive, nem sempre a paz do silêncio reinará absolutamente no lar. Isto, porque em meio a grandes cidades, à beira de bairros movimentados e grandes avenidas, fica difícil contemplar qualquer silêncio. Seja pelos ronca dos motores urbanos ou pela movimentada vizinhança, o silêncio parece algo que, acaba dependendo muito de nossas ações para que realmente aconteça. 

Mas se é desta forma, como agir para ter mais silêncio nas quatro paredes de nosso lar? Obrigar a cidade a abaixar o volume de ruídos é impossível. Por isso, uma medida inteligente e que vale muito a pena tomar, é a instalação de materiais que evitam a entrada de ruídos externos em nosso lar. 

Estas medidas são tomadas com a utilização de materiais que proporcionam isolamento acústico no lar e, ao mesmo tempo, trabalham de maneira a manter a decoração de uma forma interessante. Para que você aprenda um pouco mais sobre as maneiras de se fazer isso em sua casa, trouxemos algumas soluções práticas e muito interessantes que, certamente, trabalharão de forma eficaz em favor do silêncio reinar entre as quatro paredes de sua casa.

Por isso, venha conosco e aprenda alguns truques que poderão ser perfeitamente utilizados por você que sofre com os ruídos alheios. Esperamos que, com estas dicas, você possa se sentir muito mais confortável e, enfim, possa eliminar os ruídos externos que entram na sua sala, cozinha ou quarto sem pedir a menor licença.

Venha conosco, anote as dicas e aproveite estas boas ideias! 

Parede reforçada

Salas de estar rústicas por Uptic Studios
Uptic Studios

Lucky 4 Ranch

Uptic Studios

Se o seu lar tem em uma das paredes a divisórias para outra casa, você, vez ou outra, já deve ter se sentido incomodado com o ruído alheio. Se este vizinho é um bar ou casa de som, então este incômodo será uma certeza. No entanto, já existem soluções que podem diminuir os ruídos que atravessam paredes. Uma destas ótimas soluções é o sistema de isolamento acústico chamado Dry Wall. Este sistema de paredes industriais é revestido com chapas de aço internas e gesso acartonado. Sua instalação é limpa, rápida e fácil, permitindo que em pouco tempo a parede possa ser utilizada e assim, rapidamente reduzir os ruídos externos no lar. 

Teto contra ruídos

Alguns elementos podem ser utilizados amplamente na decoração do nosso lar, se adaptam muito bem a qualquer ambiente, e sua combinação com outras cores fica perfeita: estamos falando da madeira. A utilização de peças em madeira, não só para móveis, como também para estruturas da casa, oferece uma solução eficaz para que os ruídos internos sejam rebatidos com menor intensidade pela estrutura e, assim, propiciar uma melhor sensação de conforto acústico. A instalação de peças em madeira no teto do lar é uma excelente alternativa principalmente quando são explorados por meio de forros, que além de tornar o isolamento acústico mais eficiente, auxilia no rebaixamento do pé-direito, deixando o ambiente mais acolhedor. 

Um ótimo exemplo pode ser visto neste belo projeto, que utilizou amplos móveis de madeira maciça na cozinha, combinando com o ambiente de cor neutra. O teto em madeira no local ficou ótimo para a utilização das criativas luminárias que deixaram o ambiente ainda mais interessante. 

Portas

Casas modernas por homify

O isolamento acústico direcionado contra os ruídos externos devem ser instalados principalmente nos locais que limitam os espaços com a rua. Seja na instalação dos portões ou na instalação das portas internas, apostar em portas de madeira maciça que, com sua grande massa estrutural, permitem um isolamento perfeito dos ruídos, é uma excelente opção. Além de feitas em diversos tamanhos e formatos, este modelo de porta é uma opção de longo prazo, já que oferece resistência e durabilidade mesmo em condições adversas de clima. A grande dificuldade, no entanto, dá-se quanto a sua instalação, já que o material é pesado e precisa de reforços em toda a estrutura onde será instalada. 

Janelas

Casas modernas por build different
build different

Schoolmasters eco house

build different

As janelas, assim como as portas, oferecem excelentes possibilidades de isolamento acústico. Para as janelas, no entanto, o principal reforço dá-se com a instalação de caixilhos acústicos feitos de PVC que proporcionam uma vedação acústica perfeita para o ambiente. Outra excelente solução é a utilização de janelas com vidros reforçados com duas ou três camadas que oferecem uma melhor resistência à vibração emitida pelo som. A instalação deste tipo de janela é rápida e segura e sua origem deve ser sempre conferida pelo comprador, com as devidas certificações exibidas sobre o produto. Com a instalação destas janelas, certamente o resultado será por um ambiente mais silencioso e aconchegante. 

Cortinas reforçadas

Quartos  por kababie arquitectos
kababie arquitectos

Departamento DL

kababie arquitectos

Para escolher cortinas que proporcionam isolamento acústico, a melhor opção é procurar por produtos que oferecem reforço na confecção das peças. Cortinas de tecidos mais grossos e pesados são perfeitas para diminuírem a vibração externa. A melhor opção para esta finalidade, são as cortinas com uma das camadas feitas em vinil. Com diversas cores e tamanhos, estas cortinas são perfeitas ainda para diminuir a incidência de luz no ambiente, deixando o local mais aconchegante e privativo. A soma desta cortina com janelas perfeitamente vedadas, darão ao ambiente um silêncio perfeito em qualquer agitação externa, fazendo com que a paz reine absoluta no ambiente onde estiverem instaladas. 

Estofados

Apartamento em Cascavel: Salas de estar modernas por Evviva Bertolini
Evviva Bertolini

Apartamento em Cascavel

Evviva Bertolini

Embora muitas pessoas desconheçam esta funcionalidade, os estofados são ótimos não apenas para a decoração, mas servem também como filtros naturais para a absorção do som. Por isto, se você mora em um ambiente onde os altos ruídos são comuns, optar por um amplo conjunto de sofás e pufes estofados fará com que o som se reverbere por menos tempo no ambiente. Outra ótima opção para que o som seja absorvido é a utilização de tapetes felpudos, muito bons também para evitar que o som ecoe por muito tempo no ambiente. 

Um excelente exemplo de ambiente perfeitamente decorado a fim de evitar a propagação de grandes ruídos, é esta sala de estar perfeitamente projetada pelo escritório Evviva Bertolini, de Bento Gonçalves (RS), que optou por peças de gesso para o painel da TV, estofados distribuídos no ambiente e um lindíssimo tapete felpudo para tornar o ambiente ainda mais aconchegante. 

Piso

Outro ótimo exemplo é a opção por pisos em material vinílico que, mais macios, proporcionam uma menor propagação do som no ambiente. Semelhantes aos pisos vinílicos, os pisos laminados também oferecem um ambiente acusticamente mais agradável. As diferentes texturas e a fácil aplicação dos pisos contribuem para que sejam excelentes opções para que sejam escolhidos para a decoração. 

Você também sofre com os ruídos externos em casa? O que achou destas dicas? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!