Como usar o smartphone a favor em uma casa inteligente

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Que a popularização da tecnologia trouxe grandes benefícios, ninguém duvida. Atualmente, ter todo o tipo de tecnologia em mãos é mais barato e prático do que poderíamos imaginar há 20 ou 30 anos. E o responsável por facilitar nossas vida tecnologicamente, sem dúvidas, é o smartphone. 

Mais do que úteis, os smartphones viraram itens necessários para o dia a dia de todas as pessoas. Profissionalmente, estes aparelhos trazem grandes facilidades, como o recebimento e envio de e-mails, conferência de planilhas e comunicação instantânea sem grandes custos com o uso de aplicativos para mensagens de texto. Esta facilidade também é incrivelmente útil para o uso de serviços públicos, como conferências de horários para o transporte urbano, check-in em voos e agendamento de viagens. E, com tantas facilidades assim, não poderíamos deixar de citar as facilidades que este pequeno aparelho pode trazer na rotina do nosso lar.

No lar, o uso de smartphones vem sendo cada vez mais associado ao uso da automação de nosso lar. A automação é a forma de controlar os equipamentos eletrônicos de nossa casa de forma inteligente. Ou seja, com a automação, é possível controlar praticamente qualquer aparelho eletrônico de sua casa utilizando apenas o seu smartphone. Este controle é possível principalmente quando a decoração de seu lar possui peças decorativas que integram todos os aparelhos com o uso do Wi-Fi. Para facilitar este controle, já existem diversos tipos de aplicativos voltados para o controle de iluminação, som, TV, computadores e quaisquer outros objetos inteligentes em seu lar. 

Para que você possa utilizar o seu smartphone com segurança e praticidade em qualquer ambiente, trouxemos algumas dicas que poderão ser ótimas para facilitar o seu dia a dia. São dicas de organização, segurança e praticidade que, certamente, poderão ser utilizadas amplamente no seu lar. 

Por isso, venha conosco, confira algumas ótimas dicas e veja o quanto você pode fazer do seu lar inteligente apenas utilizando a tecnologia que está na palma de sua mão! 

Pense estratégicamente

Quando pensarmos na utilização do smartphone como aparelho facilitador na decoração do lar, logo precisaremos direcionar um lugar ideal para que o seu uso esteja sempre à mão. Definir um espaço na decoração não será tão difícil, já que o aparelho e pequeno e precisará apenas que tomadas e carregadores estejam próximos para facilitar a recarga. Um bom local para que o aparelho seja guardado com segurança e ainda some-se a outras peças tecnológicas da casa, é na estante de sua sala de estar. Seja em uma prateleira específica ou em nichos pela parede, é na sala de estar que, provavelmente o seu aparelho wi-fi estará conectado e isto será um facilitador para ter um sinal sempre potente.

Um ótimo exemplo de espaço livre para o smartphone, são prateleiras vazias na estrutura da estante, como neste projeto da Arabesco Arquitetura, de Campinas (SP), que utilizou uma grande estante projetada em toda a parede para organizar perfeitamente todos os itens decorativos da sala de estar. 

A música está na ponta dos dedos

Fim do dia. Você chega em casa com o cansaço de mais um dia de trabalho. Vai direto para a poltrona de sua sala. Mas, já perto poltrona relaxar. Mas, depois de sentar, você lembra o quão seria bom ouvir uma música relaxante enquanto o pensamento flui e relaxa o seu corpo. Se antes, a ideia de ter que levantar para poder ajustar o som, não era muito agradável, agora você nem precisa mover os pés para escolher a sua playlist preferida. Para isto, basta ter um bom conjunto de caixas de som e aplicativos de músicas instalados na TV ou notebook e no celular. Ligue o som das caixas pelo seu smartphone e conecte o aplicativo para funcionar no notebook. Pronto! Música ambiente perfeita para deixar a casa com o clima totalmente relaxante. 

Se a sua sala for tão incrível quanto a deste projeto do Espaço do Traço Arquitetura, de Florianópolis (SC), então tudo ficará ainda melhor!

Você está no controle total

Já que falamos de todos as formas de ter o controle dos seus aparelhos domésticos na palma da mão, por que não deixar de lado os outros controles remotos do lar? Para isto, aposte na automação do ambiente com o uso do controle remoto. Existem ótimas empresas e profissionais que podem dar o melhor direcionamento para que os melhores aplicativos sejam utilizados em seu smartphone. 

No final, certamente o seu descanso e a praticidade desta escolha farão toda a diferença no seu lar!

Na imagem, uma sala multimídia projetada pelo escritório Régua Arquitetura, de Jundiaí (SP), que deixou o local perfeito para um total relaxamento!

O segredo de cada tomada

A casa pode ser perfeita para o uso dos smartphones em cada pequeno espaço. No entanto, se a decoração não beneficiar a estrutura com instalações de tomadas, nem tudo será perfeito. Por isso, é imprescindível que você lembre de espalhar tomadas em pontos estratégicos do lar, como próximos a sofás, poltronas, mesas e camas e até mesmo o piso. Existem ótimas opções de instalações que deixam as tomadas discretas na decoração do ambiente, beneficiando a estrutura sem ter a impressão de uma decoração tecnologicamente poluída. No mercado existem móveis, como mesas de centro e poltronas com adaptadores laterais que permitem uma instalação perfeita para que o uso de aparelhos eletrônicos seja o mais confortável possível. 

Dê vida aos aparelhos

Falando em integração e facilidades com o lar, fica impossível não associar o uso da tecnologia do smartphone integrado a outros aparelhos eletrônicos da casa. Como já falamos anteriormente, além do home theater e notebook, seu smartphone pode ser utilizado com outras muitas opções do seu lar. Seja na iluminação, fogão, geladeira, TV ou outro componente doméstico que permita o controle com tecnologias integradas, as possibilidades só acrescentam para que as facilidades sejam plenas na sua rotina doméstica. 

Quer um bom exemplo? Este projeto maravilhoso decorado pelo escritório L+A Arquitetura de Iluminação, de Belém (PA), pode ficar ainda mais incrível com a possibilidade de controle da intensidade das lâmpadas, home theater, TV e todo o aparato tecnológico do ambiente – tudo isto controlado por um só aparelho. 

Inteligência no banheiro

Outra atenção fundamental que se deve ter é quanto o uso do smartphone e outros aparelhos eletrônicos no banheiro. Por ser um local com grande incidência de umidade, os banheiros demandam um pouco mais de cuidado nas instalações elétricas. Evite acidentes ao planejar um nicho ou prateleiras específicas para que o smartphone seja devidamente guardado e protegido. Mesmo que seu aparelho seja à prova d'água, é essencial que todo o cuidado seja tomado para que sejam evitados acidentes com ele e, assim, você perder toda a conectividade com o seu lar e até mesmo profissional.

Como você aproveita a tecnologia do seu smartphone em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!