8 Ótimos exemplos sobre como usar tapete na sala de estar | homify 8 Ótimos exemplos sobre como usar tapete na sala de estar

8 Ótimos exemplos sobre como usar tapete na sala de estar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Apartamento Publicitária Johnny Thomsen Arquitetura e Design Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Colocar um toque a mais de aconchego em casa é sempre uma boa ideia para o inverno. Afinal, se confortar dentro de casa enquanto o friozinho corre solto lá fora é, sem dúvidas, uma sensação gostosa. 

Um dos bons truques para garantir que isso aconteça, é utilizando tapetes na decoração da sala de estar e até mesmo do quarto. Sejam eles de pelo alto e fofinhos ou de pelos baixos e estampados, seguir algumas dicas sobre como utilizar tapetes na decoração, é sempre interessante -- principalmente quando temos à disposição um time com os melhores arquitetos e decoradores do mundo, que estão aqui, no homify.

Por isso, queremos convidar você mais uma vez a se juntar conosco entre as ótimas ideias que selecionamos abaixo e, assim, ter à disposição boas soluções quando a ideia for comprar um tapete novo ou trocar os que você já utiliza em sua sala de estar.

Vamos conferir juntos? Siga conosco e inspire-se!

Como escolher o tapete para a sala de estar

A variedade de tapetes disponíveis no mercado sempre traz dúvidas quanto à melhor escolha. Mas antes de ver tantas opções disponíveis, é importante já saber qual é a melhor opção que se adequa à sua sala de estar.

A principal dica para não errar nessa escolha é sempre consultar um bom designer de interiores, que dará excelentes insights sobre as combinações de acordo com o tamanho de sua sala de estar, o tipo de piso, os elementos nas paredes e até mesmo o tipo de iluminação que está na sua casa.

Contudo, se não houver a possibilidade de fazer essa consulta, uma boa dica é combinar o tapete com as cores da cortina e das almofadas. Esse tipo de combinação é infalível e propõe elegância ao espaço, resolvendo muito bem qualquer dúvida sobre esse ponto. Quanto ao tamanho, escolha uma peça que seja suficientemente grande para cobrir o espaço entre o sofá e a TV. Isso reforça a sensação de conforto para a sala.

Quer dicas ainda melhores? Confira a lista que separamos abaixo!

1. Tapete estampado em sala pequena

Apartamento Jardim Oceânico homify Salas de estar modernas
homify

Apartamento Jardim Oceânico

homify

Neste projeto, a sala de estar com pouco espaço ficou incrível a partir das escolhas decorativas, como os revestimentos com cerâmicas em mosaicos de cor branca, colaborando com visual moderno na decoração. A iluminação reforça a sensação de aconchego. 

Como escolha do tapete, a estampa em preto e branco ganhou excelente destaque e deixou o ambiente absolutamente incrível. 

2. Um toque a mais de aconchego

Sala de Estar homify Salas de estar modernas
homify

Sala de Estar

homify

Aqui, temos outra sala de estar com pouco espaço, mas perfeitamente acolhedora. O que contribui para essa sensação são as escolhas pontuais, como a presença do painel com textura de madeira entre o mobiliário minimalista de cor branca e a ótima escolha para o tapete, que proporciona uma transição suave entre as cores do ambiente.

3. Simplicidade colorida

Para soluções mais jovens e despojadas, o uso de cores é sempre ótimo. Aqui, temos a sala de estar decorada com elementos simples, mas muito interessantes. Os quadros distribuídos na parede e as almofadas coloridas foram ótimas escolhas. Quanto ao tapete, o visual com listras coloridas é ótimo. 

4. Preto e moderno

A decoração com elementos de cor preta é sempre interessante. E nesse ponto, também cabe a escolha por um tapete dessa cor. Além de ser atemporal, pois fica bem em qualquer época, é uma escolha excelente para fazer com que o espaço pareça mais moderno e elegante.

5. Pura elegância

Além de maior acolhimento ao ambiente, a presença do sofá pode também colaborar com um visual mais elegante no espaço. Nesse projeto, o tapete malhado ficou ótimo em meio ao mobiliário de cores claras no espaço. 

6. Pontual e acolhedor

Essa sala de estar incrível tem na aplicação de tijolinhos o toque aconchegante que traz o estilo rústico para a decoração. Aqui, vale a pena reforçar uma dica que sempre fica boa para combinar elementos rústicos, como a madeira, a pedra ou tijolos: o complemento visual com cores claras, como bem observamos no lindo painel e no tapete que faz da sala muito mais confortável. 

7. Decoração com dois tapetes

Se houver indisponibilidade de um tapete que cubra todo o espaço da sala de estar, a escolha por duas ou mais peças pode cair muito bem. A dica é utilizá-las de maneira que se complementem, como bem vemos nessa sala de estar moderna. 

8. Intensidade vermelha

Por fim, nos despedimos com esse projeto que esbanja intensidade com a escolha do tapete em cor vermelha, que traz personalidade absolutamente incrível à decoração da sala de estar. Uma ótima opção para obter contraste com o mobiliário de cores claras e complementar muito bem o visual sofisticado do espaço.

9. Tapete liso ou tapete estampado para a sala de estar? O que é melhor?

A grande dica para essa dúvida está nos elementos que complementam a sala de estar. Suas paredes são claras e possuem poucos elementos decorativos? Aposte sem medo em um tapete estampado. Dessa maneira, a peça terá maior destaque no visual da sala e não sobrecarregará a decoração, que poderia ficar visualmente cansativa com a presença de muitos elementos.

Caso decida por uma sala mais clean, levando os destaques para as decorações nas paredes, prateleiras e móveis, escolha tapetes lisos que combinem com a cor do sofá. Com isso, sua sala de estar ganha unidade e elegância de maneira simples e prática.

10. Como usar tapete na sala pequena

Saber como usar tapete na sala pequena é importante para reforçar a sensação de conforto do ambiente e marcar a área de uso da sala de estar, o que é especialmente interessante quando falamos de ambientes integrados.

Nesse caso, o tapete foi organizado embaixo do sofá e segue até a parte inferior do rack. A impressão que temos é que o tapete sala de estar precisa ser realmente grande para isso, mas depende apenas do espaço necessário em sua sala. Na dúvida, vale comprar um tapete sob medida.

Confira mais exemplos em nossa página exclusiva de projetos para ambientes modernos.

11. Tapete para sala grande

Quando a sala é mais espaçosa, o tapete grande é importante para abranger toda a área de descanso. Perceba como nesse projeto a sala com tapete foi interessante para reunir os convidados de maneira bem confortável. As cores vibrantes do puff e sofá complementam encontram no tapete branco o fundo perfeito para se destacarem ainda mais.

Para ter um projeto como esse sem gastar muito, fale com nossos arquitetos de interiores que atendem online.

12. Tapete na sala: 50 modelos para se inspirar

Gostou das nossas dicas? Então fique conosco porque vem mais! Confira esta lista com 50 tapetes de diferentes tendências para se inspirar e escolher o seu!

De qual ideia você mais gostou?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!