Dicas para deixar aconchegante o seu banheiro pequeno

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Banheiros pequenos são sempre um desafio à imaginação. Geralmente, eles parecem pouco atraentes, desconfortáveis, sem graça, pouco acolhedores, por mais que a gente tente dar uma levantada no visual deles. 

Mas não é tão difícil assim tornar os banheiros pequenos lugares confortáveis, aconchegantes e bonitos. A primeira medida, naturalmente, é a limpeza e a organização. Depois, vale a pena investir nos azulejos ou outros revestimentos das paredes, para lhes dar mais vibração e personalidade.

O revestimento do piso é outra coisa que conta muito. São inúmeros os tipos de revestimento para piso e a madeira ou materiais que a imitam têm a vantagem de transmitir aconchego.

Também pode acontecer de o banheiro ter paredes de alvenaria e aí o grande truque é saber escolher a cor perfeita que torne o ambiente convidativo. Mas detalhes também são muito importantes: por exemplo, a pia escolhida pode dar todo um toque especial ao banheiro. E não só isso: um simples pote dispensador de sabonete líquido, feito em cerâmica neutra ou colorida, pode dar um charme inesperado à pia do banheiro.

Uma medida incontornável nos banheiros pequenos é caprichar nas soluções de armazenagem de produtos de beleza, artigos de higiene, papel higiênico, toalhas e outros itens. Para finalizar, os cuidados com a decoração, como a presença de plantas, luminárias criativas e até quadros, dão o arremate que falta para tornar o banheiro pequeno aconchegante.

Confira as nossas dicas e as coloque em prática. Em pouco tempo, o seu banheirinho vai se tornar um banheiro de respeito!

Limpe e organize

Banheiros modernos por INTERAZULEJO
INTERAZULEJO

Marat Porcelánico imitación a madera

INTERAZULEJO

Nenhum banheiro, grande ou pequeno, pode ser aconchegante se não for perfeitamente limpo e organizado. Bagunça e sujeira não combinam com beleza e, menos ainda, com aconchego. Então, a regra número 1 é tentar manter seu banheiro limpo e organizado, sem excessos, sem toalhas e roupas jogadas pelo chão, com todos os cantinhos livres de mofo e umidade, um perfume de frescor e limpeza pelo ar que convida a pessoa a entrar e utilizar o espaço na certeza de que ele é totalmente higiênico. Assim, trie as coisas que você mantêm no banheiro e só deixe aquilo que for absolutamente necessário. Lave o banheiro inteiro todas as semanas e, todos os dias, mantenha a pia e o espelho limpos, varra e passe um pano úmido, mas deixando o chão seco. Só isso já vai melhorar muito a aparência do seu banheiro pequeno.

Invista nos revestimentos para as paredes

Banheiros modernos por Standal
Standal

Baño baldosas hidráulicas – Reforma París | Standal

Standal

Azulejos coloridos com desenhos geométricos podem dar uma cara nova ao seu banheiro pequeno, tendo uma função decorativa que não se pode desprezar. O bom é que existem centenas e até milhares de opções nos mais diferentes estilos, cores e padrões. Com certeza, você vai encontrar o revestimento que mais encanta o seu coração e transmite exatamente a ambiência que você busca para o seu banheiro. Combine-os com o mobiliário e a decoração e, assim dê maior unidade ao conjunto. Você também pode optar por azulejos em cores lisas na maior parte do espaço e utilizar azulejos decorados apenas dentro do box ou em frisos no alto ou no meio das paredes, o que dá um efeito mais delicado. Mas pode também ousar e revestir o banheiro com pedra ou outros materiais com volume ou brilho.

Invista no piso do seu banheiro

Os pisos claros valorizam os banheiros pequenos porque dão sensação de amplitude. Os pisos claros, neutros e com texturas discretas são os melhores para revestir qualquer banheiro e dificilmente precisam ser trocados. Piso cerâmico e pastilhas são boas opções no revestimento do banheiro, mas o porcelanato continua sendo o melhor de todos. Ele se apresenta em três tipos:o polido, versão mais comum, lisa e com brilho; o acetinado, que é fosco e gera menos desconforto visual; e o rústico, que é antiderrapante. O revestimento que menos se aconselha a ter no banheiro é a madeira, por causa da umidade diária que a deteriora. Mas há revestimentos para piso que imitam madeira e podem ser utilizados para dar aquela sensação de aconchego que esse material traz.

Use cores para destacar o seu banheiro

Se o seu banheiro tem paredes de alvenaria, você pode apostar no uso de cores para dar mais vida ao ambiente. O amarelo das paredes do banheiro acima torna o espaço vibrante e luminoso, mesmo que só haja uma fonte de luz e não tenha janelas. Além disso, fica supermoderno e criativo. Você também pode usar o vermelho para conseguir efeito semelhante, embora o laranja seja mais caloroso. Mas nada o impede de pintar o banheiro com cores relaxantes, como azul claro e verde claro, tornando o ambiente delicado e suave, o que pode ir muito bem com uma decoração mais rústica ou romântica. 

Ouse em acessórios e louças

Apartamento FL: Banheiros modernos por Bastos & Duarte
Bastos & Duarte

Apartamento FL

Bastos & Duarte

Às vezes, um pequeno detalhe muda toda a cara do banheiro. No projeto de Bastos & Duarte, a pia em acrílica verde transformou o ambiente todo claro e discreto do banheiro (a imagem é de Marcelo Negromonte). Então, gaste tempo procurando pias originais, suportes de toalhas, espelhos, tampos, boxes, cestas, nichos, prateleiras, enfim, pesquise todos os detalhes da estrutura e da decoração. Vai valer a pena encontrar aquela peça em cobre, aquela torneira com um design especial, o chuveiro perfeito.

Tenha plantas no banheiro

APARTAMENTO PK: Banheiros ecléticos por Bastos & Duarte
Bastos & Duarte

APARTAMENTO PK

Bastos & Duarte

Por menor que o seu banheiro seja, sempre há um jeitinho de cultivar umas plantinhas nele, pois elas dão uma sensação de vida que nada mais dá. Além disso, fica sofisticado e embeleza de forma delicada e natural. Assim, faça uma pesquisa com paisagistas para saber que tipo de planta você pode ter no seu banheiro. Tudo vai depender da entrada de luz natural através das janelas, mas certamente alguma alternativa um especialista vai encontrar para o seu banheiro. A imagem é de Marcelo Negromonte.

Dê atenção à iluminação

Por fim, algo essencial em qualquer banheiro, especialmente nos pequenos, é a iluminação. Procure ter fontes de luz indireta e uniforme no teto e fontes diretas junto ao espelho. Mas você pode também escolher ter uma iluminação mais suave e intimista, utilizando pendentes ou pequenos lustres em cores neutras. É possível até dar um ar mais exótico ao ambiente com luminárias étnicas ou orientais. Para outras dicas sobre banheiros pequenos, leia este artigo.

Qual é a sua dica para deixar um banheiro pequeno mais aconchegante?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!