Coifa, exaustor ou depurador de ar: veja qual escolher!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Poucas atividades são mais prazerosas no lar, do que o ato de cozinhar. Poder ficar totalmente confortável em meio aos utensílios e livros de receitas é quase uma terapia, afinal, cozinhar é esquecer um pouco dos problemas. No entanto, um dos problemas em cozinhar está justamente no momento de utilizar o fogão. Com a queima de gordura, é normal que toda a cozinha sofra com o cheiro enjoativo do óleo e, pior, fique totalmente engordurada.

Para evitar este estresse com uma atividade que deveria ser apenas prazerosa, a instalação de equipamentos para a purificação do ar na cozinha e, consequentemente, que evitam a sujeira com gordura, é fundamental. Para isto, uma ótima opção é a utilização de equipamentos como coifas, exaustores e depuradores de ar. O problema, é que muitos destes equipamentos ainda são desconhecidos pela maioria das pessoas. Com esse desconhecimento, entrar em uma loja e escolher o produto que melhor atende as necessidades, acaba sendo uma tarefa mais difícil.

Com a intenção de ajudar em sua busca pelo produto correto que irá manter a limpeza de sua cozinha mesmo com litros de óleo sendo esquentados, trouxemos a você um pequeno guia sobre as principais características, diferenças, e, ainda, os prós e contras dos  produtos que poderão manter a cozinha sempre agradável. Assim, pretendemos ajudar em suas dúvidas iniciais e básicas para que a sua escolha para uma coifa, exaustor ou depurador de ar seja a mais correta o possível.

Por isso, siga junto conosco e aproveite para conferir algumas ideias incríveis de projetos lindíssimos desenvolvidos por nossos profissionais ao redor do mundo. Aproveite esta carona, venha junto conosco e aproveite as inspirações em sua cozinha!

Principais diferenças

As principais diferenças entre os três principais modelos de purificação do ar ambiente na cozinha estão quanto ao tamanho e funções e preços. Para escolher o modelo correto, você deverá levar em conta o tamanho de sua cozinha, a distância entre o fogão e o teto e a possível instalação de uma chaminé no ambiente. Quanto as diferenças de uso, podemos citar que, enquanto o depurador e o depurador filtram o ar da cozinha, devolvendo-o limpo para a cozinha, a coifa suga o ar da cozinha e o expele externamente por meio da chaminé. Quanto aos valores e instalação, a coifa tem um valor consideravelmente maior do que os outros aparelhos. Contudo, sua utilização é mais eficaz para manter a limpeza do ambiente. Além disto, a utilização da coifa é ideal em cozinhas decoradas com ilhas, como podemos ver neste projeto da arquiteta Pauline Kubiak, de Curitiba (PR).

Coifa: vantagens

Grandes, notáveis e perfeitas para dar mais volume à decoração, a utilização de coifas é uma forma interessante de deixar sua cozinha com aspecto mais moderno. Além disto, o principal diferencial da coifa é que o aparelho filtra o ar do local, expelindo em seguida por meio de seus dutos com saídas externas. A coifa elimina ainda, 90% dos odores na cozinha. Caso sua escolha seja por este modelo, fique atento às principais vantagens de seu uso:

- As coifas possuem design moderno e podem ser utilizadas tanto próximas a parede, quanto sobre ilhas nas cozinhas. O desenho imponente e volumoso das coifas pode ser uma atração decorativa muito interessante para a cozinha, já que existem modelos de diversos formatos e desenhos. As coifas possuem calhas que permitem um melhor direcionamento de água e gordura. Sua limpeza é ainda mais prática, já que não possui filtros.

Um ótimo exemplo de boa decoração com a coifa, é este belo projeto de cozinha, que contou com uma larga coifa para cobrir a ilha no ambiente, aproveitando o material externo do aparelho para trazer uma boa combinação com a moderna geladeira do ambiente.

Coifa: desvantagens

Cozinhas modernas por CATO creative
CATO creative

Bishops Park SW6

CATO creative

Por outro lado, mesmo com o tamanho e a forma interessante de utilizar a coifa na decoração, é preciso ficar atento às suas desvantagens quanto a escolha:

- O custo das coifas é bem mais caro do que o dos exaustores e depuradores, muitas vezes chegando a ter um preço maior do que o dobro comparados a estes aparelhos. Não é o mais indicado para casas e apartamentos pequenos, já que seu tamanho é grande e pode trazer dificuldades para o uso. A instalação, assim como a compra, também é mais cara do que a de outros aparelhos. 

Depurador: vantagens

Cozinha: Cozinhas ecléticas por ArkDek
ArkDek

Cozinha

ArkDek

O depurador é também uma excelente opção para que o ambiente de sua cozinha fique sempre limpo, afastando o cheiro desagradável de gordura do ambiente. O depurador age reciclando o ar gorduroso, devolvendo-o em seguida limpo para a cozinha. Suas principais vantagens são:

- Para a decoração, os depuradores podem oferecer maior variedade de cores e tamanhos, ajustando-se facilmente ao estilo decorativo de sua cozinha. O preço dos depuradores é bem menor do que o das coifas. São mais eficientes e indicados em cozinhas de tamanho pequeno. É bem menor do que as coifas, tendo uma instalação mais fácil. 

Uma boa escolha para a decoração com a presença de depurador, pode ser visto neste lindo projeto do escritório C+H Arquitetura, de São Paulo (SP), que optou por um modelo de depurador  laqueado colorido e perfeito para compor a decoração do espaço. 

Depurador: desvantagens

Se o depurador tem ótimas vantagens quanto ao custo e instalação, o depurador também mantém desvantagens para seu uso, como podemos ver abaixo:

- Menor potência com relação ao uso de coifas. É necessário manter uma atenção especial quanto a manutenção do aparelho, já que seu filtro exige uma limpeza mensal, devido ao acúmulo de gordura no filtro. A instalação da peça só pode ser feita na parede, ao contrário da coifa que tem a opção de ser instalada em ilhas. 

Exaustor: vantagens

Cozinhas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

ДОМ В ПОСЕЛКЕ ПОЛИВАНОВО

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

O exaustor, assim como os outros tipos de aparelhos, permite que a cozinha tenha o ar mais filtrado e fresco. Suas principais vantagens são:

- Trazer o vento fresco externo para o ambiente por meio de dutos com saídas externas. Custo muito baixo, semelhante ao do depurador. Tem um rendimento melhor para ambientes pequenos. Instalação econômica comparado à coifa. Ocupação de menor espaço, o que é perfeito para cozinhas em menor tamanho.

Exaustor: desvantagens

Cozinhas ecléticas por CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS
CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

VISTA DE LA COCINA AL PRIMER ESPACIO ABIERTO PARA VENTILACIÓN E ILUMINACIÓN NATURAL

CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

Assim como o uso de outros aparelhos, o exaustor também traz algumas desvantagens quanto ao seu uso:

- A principal desvantagem comparada aos outros aparelhos é a de que o exaustor não tem um sistema de limpeza da gordura na cozinha, já que ele apenas filtra o ar local. Embora não acumule gordura, o exaustor deve ser limpado com frequência, já que acumula gordura facilmente. A potência do exaustor é menor comparada a depuradores e coifas.

Qual destes é o melhor para a sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!