Como seu apartamento pode te ajudar a emagrecer!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Emagrecer pode representar um desafio para muita gente. As escapadinhas da dieta podem acabar acontecendo na rua, onde as tentações estão a todo tempo disponíveis. Em casa, no entanto, esse apelo deve ser bem menor. Mas, muita gente que tenta começar a dieta pode acabar sendo boicotada por seus próprios hábitos em relação à comida e o pior – dentro de sua própria residência!

Para se livrar de hábitos que prejudicam a perda de peso, é preciso organizar a casa antes de pensar em emagrecer. Saiba que você precisa se livrar dos quilos a mais, mas, mais do que isso, você precisa manter o novo peso. Para isso, é preciso aprender a comer melhor, sem deixar que tentações estraguem seu objetivo.

Para saber como seu apartamento ou sua casa podem te ajudar nessa missão, leia as dicas abaixo e comece agora mesmo a coloca-las em prática.

Faça a limpa de doces e comidas não saudáveis

Lapa | Decorados: Cozinhas modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Lapa | Decorados

SESSO & DALANEZI

Você é do tipo que esconde chocolates no fundo do armário? Ou gosta de sempre ter um snack no criado mudo? Se sim, saiba que você está se prejudicando ao colocar a prova a sua dieta! Para fugir dessas tentações, o primeiro passo é retirar da casa todo e qualquer doce ou comidas não saudáveis.

Comece se despedindo das frituras, pratos congelados, macarrões desidratados, balinhas, pudins, bolos, bombons, e o que mais de calórico houver dentro de casa. Doe para o porteiro, para um vizinho ou mande para algum parente. O importante é exterminar de uma vez por todas qualquer tentação que possa te ajudar a fugir da dieta.

Abra armários, geladeira, freezer, gavetas e onde mais houver a possibilidade de estarem escondidas guloseimas. Além da cozinha, se lembre se você não anda espalhando nada por aí…

Deixe frutas e snacks saudáveis a vista

Depois de ter eliminado todas as comidas não saudáveis e doces, é hora de renovar. No lugar onde havia as comidas erradas, devem ser colocadas opções saudáveis. Uma das dicas que mais funcionam é sempre deixar a vista opções não calóricas e que podem servir como quebra galho na hora em que bate aquele desejo por um doce ou por alguma comida que não caiba no seu novo cardápio.

Deixe sempre à vista frutas que além de serem fontes de fibras e vitaminas não são tão calóricas quanto um doce. A pêra, por exemplo, possui apenas 85 calorias por unidade e é rica em fibras, que auxiliam o trânsito intestinal e ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue. As bananas possuem entre 87 e 120 calorias por unidade e possui propriedades que ajudam a dar a sensação de saciedade, tirando aquela impressão de fome. Os morangos são ricos em ferro e vitamina C e possuem 45 calorias em 100 gramas!

Esse lindo projeto é de Adriana Pierantoni Arquitetura & Design

Convide apenas os amigos certos

Você já parou para pensar em quais tipos de programas você faz com cada um de seus amigos? Aposto que você consegue identificar logo aqueles que não são nem um pouco preocupados com dietas. Eles sempre têm uma desculpa para comer alguma coisa, nunca recusam repetir o prato principal e a sobremesa e sempre que te chamam para sair, o passeio invariavelmente envolve comida.

Outros já preferem uma vida mais ligth, por mais que algum passeio inclua uma refeição ela é sempre equilibrada e balanceada e dificilmente essas pessoas têm algum problema com a balança. Geralmente, esses seus amigos praticam atividade física regularmente e até te chamam para acompanhar.

Não é preciso ser muito esperto para saber quais são os amigos com quem você vai precisar conviver mais, pelo menos por agora, no início de sua reeducação alimentar. Peça dicas, observe a rotina deles e veja no que você precisa mudar para adquirir novos hábitos saudáveis.

Mantenha a amizade com a turma da sobremesa, mas explique para eles sua meta. Eles com certeza irão te apoiar!

Baixe a temperatura

As temperaturas mais baixas forçam o organismo a trabalhar mais para manter a temperatura interna sempre na casa dos 35º C ou 36º C. Esse pequeno esforço do corpo faz com que o metabolismo trabalhe mais rápido, e por isso, a perda de peso seja acelerada. Se você conhece aquela sensação de fome no inverno, saiba que a razão é unicamente essa. Seu corpo pede mais comida pois está trabalhando um pouco mais.

Se você está tentando emagrecer, use esse artifício como aliado. Coloque dois graus a menos no ar condicionado e tente se acostumar com o friozinho a mais.

Abra as janelas, deixe o sol entrar

decoração despojada, acolhedora de linhas retas: Salas de jantar modernas por karen feldman arquitetos associados
karen feldman arquitetos associados

decoração despojada, acolhedora de linhas retas

karen feldman arquitetos associados

Pouca gente sabe, mas a luz solar é uma excelente aliada na perda de peso. Poucos minutos de exposição diária ao sol, especialmente pela manhã, pode ajudar o organismo a fixar vitamina D. Não por acaso, a vitamina D auxilia no controle de células adiposas, acelera o metabolismo e impede diversas doenças ósseas de se instalarem. A vitamina D também têm funções ligadas a diversos outros mecanismos do corpo. Se você toma pouco sol e não se exercita frequentemente, as chances de sua dosagem de vitamina D estarem baixas é grande. Procure um médico!

Faça pratos pequenos

Se você já ouviu aquele ditado que você possui os olhos maiores que boca, é sinal que você precisa maneirar! Não adianta nada seguir as sugestões da nutricionista, eliminar doces e quando chega na hora do almoço e da janta você come como se toda a comida do mundo fosse terminar ali.

Saber se servir de doses menores, fazendo com que haja equilíbrio nas escolhas é a base para qualquer dieta. Pergunte à nutricionista qual sua cota ideal de comida por refeição. Há indicações específicas para cada pessoa a cada determinado horário. É possível também que algumas medidas sejam adotadas para que você não tente burlar a dieta.

Desligue a televisão

Lembra daqueles amigos que gostam de praticar atividade física? Pois é a hora de topar aqueles programas como caminhadas, pedaladas ou um futebol de domingo. Saia já da frente da televisão e vá gastar calorias na rua.

Movimentar-se com regularidade também deve se tornar um hábito. Se você já conseguiu fazer progressos importantes com relação aos novos hábitos alimentares, é preciso também incluir a atividade física como parte fundamental para o sucesso da mudança.

Além de nos deixar com sensação de bem-estar, a atividade física fortalece ossos e músculos e ajuda a prevenir diversos problemas posturais, respiratórios e cardíacos, melhorando níveis e taxas importantes para a boa saúde.

Já começou a se organizar? Conte para nós o seu progresso!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!