8 coisas que você deve jogar fora agora!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Que tal aproveitar que o ano finalmente engrenou para fazer aquela limpeza que você está adiando faz tempo? Pois é, não parece, mas a gente acaba acumulando alguns itens totalmente dispensáveis em nossas casas. Por falta de tempo, ou por julgar que sua validade é quase eterna, acabamos deixando uma série de coisas se acumularem.

Além de ocupar espaço, essas pequenas coisas também acumulam energia, segundo os conceitos do Feng Shui. Essa energia acumulada muitas vezes, representa um atraso de vida, pois não permite que as coisas fluam naturalmente. Então, não perca mais tempo, livre-se da energia parada e ainda ganhe mais espaço!

Esponja de lavar louças

Apartamento Itaim Bibi - 90m²: Cozinhas minimalistas por Raphael Civille Arquitetura
Raphael Civille Arquitetura

Apartamento Itaim Bibi – 90m²

Raphael Civille Arquitetura

A maior vilã da contaminação na cozinha é a esponja de lavar louças. Muita gente pode nem perceber, mas ela esconde milhares de microrganismos que podem fazer um estrago e tanto na saúde de todos da casa. Alguns cuidados, antes de substituir a esponja, podem fazer com que ela dure mais e fique limpinha para novos usos, afastando esses agentes de contaminação.

O indicado é, após um dia de uso, lavar muito bem a esponja para retirar qualquer resíduo de sabão e coloca-la de molho em uma solução de um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária por cinco minutos. Depois disso, é preciso retirar a esponja da solução, espremer muito bem, e ainda retirar o excesso em um pano seco. Depois da limpeza, guarde a esponja em local seco e não a deixe próxima a qualquer outro produto de limpeza.

Se você notar que sua esponja está suja, esfarelando ou está diferente de sua forma original, jogue fora agora! Para determinar a validade de uma esponja, observe seu uso. Se sua família é grande, a tendência natural é que existam mais louças a serem lavadas no final de cada refeição. Para esse tipo de família, o ideal é que as esponjas sejam trocadas toda semana. Se sua família é menor e você tem pouco louça para lavar todos os dias, sua esponja pode durar até 20 dias. Nessas horas, o que conta é o bom senso.

Escovas de dentes

A recomendação dos dentistas é para que as escovam de dentes sejam trocadas em um prazo de 3 meses. Esse prazo é baseado em estudos que comprovam que após esse período as escovas começam a perder sua capacidade de limpar bem os dentes, deixando para trás placas e outros resíduos. Mas, o que muita gente não sabe, é que após uma gripe, uma infecção ou dor de garganta, a escova deve ser substituída. É bastante comum que os germes, bactérias ou vírus que desencadearam a infecção, fiquem impregnados na escova de dentes e causem uma reinfecção no paciente. Jogando fora a escova, as chances de isso acontecer são bem menores.

Para aquelas pessoas que têm o hábito de escovar os dentes com muita força, o desgaste das escovas acaba acontecendo muito antes do período estipulado pelos dentistas. Observe as cerdas, elas devem estar alinhadas e limpas. Caso sua escova esteja degastada e com alguma pigmentação que não seja sua cor original, já passou da hora de trocar!

Sapatos velhos, roupas e lingerie

Dormitório Masculino | Petrópolis: Quartos  por Monte Arquitetura
Monte Arquitetura

Dormitório Masculino | Petrópolis

Monte Arquitetura

Confesse, sempre tem aquele sapato, aquela blusinha ou aquela calcinha que você não se desfaz. Por serem mais usados eles parecem ser ainda mais confortáveis. Porém, não é sempre que dá para usar essas peças… . Por isso, mantê-las, geralmente, são um problema. Sempre acaba faltando espaço para pelas mais novas porque aqueles estão ali, tomando lugar.

Desapegue agora! Reúna as peças que você não usa há meses, separe aquelas que ainda estão em condições de uso e encaminhe para a caridade ou para alguma obra social. Tem sempre gente precisando de donativos.

As outras, jogue fora! Se alguma ainda puder ser customizada para você usar um pouco mais, faça. Há diversos artigos na internet que ensinam a dar cara nova e novos usos à artigos antigos.

Revistas velhas

Sabe quais são as chances de você reler uma revista? Praticamente nenhuma! Essa afirmação pode parecer dura para aqueles que adoram os prazeres da leitura, mas é a realidade. Pouquíssimas pessoas têm o hábito de reler revistas. Os livros ainda fogem dessa estatística, pois são atemporais e o apego com eles pode ser emocional.

Alguns assinantes de revistas chegam até a acumular certos números para colecionar enquanto outros nem têm tempo de ler. Seja lá qual for o seu caso, está mais do que na hora de rever o que realmente interessa e colocar para aquelas revistas que você não precisa mais. Do mesmo modo como as roupas, talvez alguma publicação ainda pode ser de grande valia para alguém. Ao separá-las, pense se algum amigo ou parente pode ser interessar por aquela leitura.

Tecnologia obsoleta

Decora Lider - Campinas - Escritório: Escritórios  por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Lider – Campinas – Escritório

Lider Interiores

Aquele notebook lindo que você comprou há cinco anos não funciona mais? Não existem mais peças para substituição e você teve que comprar outro novinho? Então, caro amigo, está na hora de desapegar e jogar o notebook obsoleto fora. O mesmo se aplica para pequenos aparelhos que quebraram e você nunca foi atrás de conserto. Relógios, rádios, televisões e outras relíquias podem estar entre a lista.

Se você não se interessa mais pelo objeto, procure um local de descarte correto e faça. Pilhas, baterias e outros insumos que contenham substâncias tóxicas ou nocivas ao meio ambiente já possuem locais de coleta específicos em alguns bairros e municípios. Caso na sua cidade ainda não tenham instalado pontos de coleta como esses, envie o material para lojas de reparos ou para a própria assistência técnica da marca. Eles saberão dar a destinação correta para esses objetos. Lembre-se que jogar no lixo comum é errado e isso pode trazer vários danos ao meio ambiente. Seja consciente.

Maquiagem, comida e remédios vencidos

Para as mulheres, talvez essa seja a parte mais difícil da limpeza. Jogar fora a maquiagem vencida pode não ser um hábito entre as mulheres, mas essa prática se faz necessária pois esses produtos podem desencadear alergias e infecções gravíssimas. As maquiagens vencidas são agentes proliferadores de fungos e bactérias que podem colocar em risco a saúde.

Comida vencida então, nem se fala! São um veneno para a saúde de todos na casa. Comer comida fora do prazo de validade pode desencadear uma infecção alimentar e dependendo do caso, algumas pessoas podem ir parar no hospital. Preste muita atenção e vasculhe bem as prateleiras das geladeiras e armários.

Se você possui remédios que já usou e não vai usar mais e eles ainda estão no prazo de validade, doe em algum posto de saúde. Certamente alguém que não tem condições de comprar vai agradecer. Agora, se eles já passaram do vencimento, não pense que jogá-los no lixo ou no vaso sanitária vai solucionar seu problema. Todo medicamento é um produto químico, que se em contato com os lençóis freáticos ou solo podem ser agentes de contaminação. Para o descarte correto, muitas cidades no Brasil disponibilizando junto às farmácias ou postos de saúde coletores específicos para esse tipo de material. Procure em sua cidade onde há esses postos e faça o descarte consciente.

Baterias velhas e lâmpadas

Showroom Eurobike - Porsche: Concessionárias  por 1:1 arquitetura:design
1:1 arquitetura:design

Showroom Eurobike – Porsche

1:1 arquitetura:design

Assim como os remédios e os aparelhos eletrônicos, as baterias e as lâmpadas precisam de descarte correto. Se na sua cidade não houver encaminhamento correto para as lâmpadas, coloque-as para que o lixeiro as leve. Mas preste bastante atenção ao colocar esse tipo de material no lixo. Enrole em um jornal e coloque em um saco separado. Se possível avise que ali tem vidro. Os lixeiros estão trabalhando e não podem correr riscos com o mau descarte que você faz!

Se você pretende jogar fora uma bateria de carro, por exemplo, leve-a a alguma oficina mecânica. É o melhor modo de descartar esse tipo de material.

Roupa de cama e toalhas velhas

É normal que depois de boas lavagens as roupas de cama e as toalhas fiquem mais fininhas, mais velhas. É hora de trocar o enxoval e jogar fora essas peças. Para ter uma casa com sempre cara de asseada e novinha esses itens são fundamentais. Tente escolher fibras que resistam mais às lavagens e cores que não mostrem tanto a incidência das lavagens.

Esse projeto lindo foi desenvolvido por Renata Mueller Arquitetura de Interiores.

Quando pretende começar sua limpeza? O que mais você jogaria fora?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!