Eleja o material para o seu banheiro

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

A hora de escolher os revestimentos para as áreas molhadas sempre são um dilema. Nem sempre, entre tantas opções, ficamos certos sobre aquele ou este material. Principalmente no banheiro, onde a umidade e as lavagens constantes podem danificar os revestimentos, ficamos mais inseguros ainda. Se você está vivendo esse dilema, fique calmo! É normal surgirem dúvidas em relação à qualidade e à durabilidade com tantas opções de materiais de revestimento.

Para tentar te ajudar nessa missão, reunimos aqui algumas dicas e considerações sobre os diversos materiais mais comuns para os banheiros. Leia as características e cuidados que devemos ter com cada um deles e descubra qual o melhor para a sua casa ou apartamento.

Diferente materiais, diferentes efeitos

Banho Suíte: Banheiro  por FV
FV

Banho Suíte

FV
FV
FV

Antes de escolher, é bom conferir o que aquele revestimento ou acabamento pode causar no ambiente do banheiro. Se você materiais fáceis de limpar e de longa duração, as melhores escolhas são as cerâmicas, os porcelanatos e as mármores sintéticas. Mas é bom salientar que nenhum desses materiais é capaz de trazer conforto térmico como as madeiras e o carpete, por exemplo.

Antes de comprar qualquer um desses materiais, vale conferir também as condições que o banheiro oferece. Se seu banheiro estiver em local onde a iluminação ou a ventilação não são muito favoráveis, vale apostar em materiais menos permeáveis para evitar fungos e mofo. Tenha em mente que sua escolha vai determinar o conforto de seu banheiro.

Madeira

Engana-se quem pensa que a madeira não pode ser usada no banheiro. Em alguns países da Europa esse revestimento é muito comum. Além de conferir autenticidade ao banheiro, as madeiras apresentam boa durabilidade e nunca saem de modo. Porém, o segredo para escolher a madeira certa pode fazer a diferença. O ideal é optar por madeiras mais duras, que não apresentem tantas modificações quando colocadas em ambientes úmidos e molhados. Alguns bons exemplos são cumaru, ipê, jatobá, itaúba, garapeira e teca. A preparação para que a madeira fique conservada por mais tempo, mesmo estando no banheiro, é fundamental para que sua aparência e sua durabilidade sejam preservadas. O ideal é lixar, nivelando todas as imperfeições, remover manchas e secar muito bem toda a superfície. O profissional que irá instalar as peças de madeira no banheiro deverá fazer isso antes do acabamento. Para finalizar, ressaltando o brilho da madeira e protegendo-a, deverá ser aplicado um selador ou um primer. Assim, com a madeira pronta para impermeabilização, na etapa seguinte devem ser aplicados verniz e resinas específicas ou tinta à base de poliuretano. Manutenções regulares devem ser feitas a fim de manter as características da madeira e prevenir danos.

Azulejo e piso

Os azulejos e pisos cerâmicos são a escolha mais comum para o revestimento do banheiro. Por representarem excelente custo benefício, eles costumam figurar entre os primeiros itens da lista de quem pretende construir ou redecorar. Com estampas e acabamentos diversos, eles podem se adequar a qualquer estilo pretendido. Para escolher os melhores, é bom ficar atento quanto à dureza do material. Há uma escala que determina sua durabilidade conforme seu uso e aplicação. Por isso vale a pena considerar esses aspectos antes de fechar negócio. Caso você acabe comprando peças que apresentem baixa resistência para o seu banheiro, saiba que o risco desse azulejo ou piso descolar ou quebrar-se. Além desses cuidados na escolha, é preciso mão de obra especializada para a colocação.

Caso você tenha escolhido algum piso sem camada antiderrapante, é possível aplicar uma resina para que o piso adquira essa característica, impedindo quedas e escorregões. As vantagens em relação aos outros revestimentos é que a cerâmica impede a proliferação de fundos é de fácil limpeza e não requer muitos cuidados em relação à manutenção.

Mármore falsa

O mármore é um revestimento de altíssimo custo. Assim como o granito, eles costumam figurar em residências de quem prefere o luxo acima de tudo. Como alternativa, surgiram no mercado materiais sintéticos indicados para o mesmo uso e efeito. O custo, no entanto, continua alto, porém, esses materiais, diferente das pedras naturais, não são porosos, oferecendo maior durabilidade e resistência à fungos e outras bactérias. Alguns deles possuem propriedades específicas de dureza e facilitam a manutenção, quando necessário, é trocada apenas a parte atingida. Eles também são mais resistentes à riscos e ao calor. Conhecidos como mármores falsas, estão entre os mais famosos o Corian e o Silestone. Leia esse artigo para conhecer um pouco mais sobre o Corian.

Piso antiderrapante

Projeto Apartamento Luxemburgo: Banheiros modernos por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Projeto Apartamento Luxemburgo

Laura Santos Design

Extremamente necessários em banheiros e áreas molhadas, os pisos antiderrapantes podem ser facilmente encontrados em casas de material para construção. Seu custo não é alto, se comprado aos azulejos e pisos sem esse tratamento. É um erro pensar que apenas em casas com idosos e crianças o piso antiderrapante é necessário, afinal, todos estamos sujeitos à queda em lugares molhados com piso escorregadio.

Os pisos antiderrapantes têm como característica superfícies rugosas, que permitem que a água seja escoada mais facilmente. Usado também em áreas externas, esse tipo de piso é ideal para quem busca segurança e estilo, sem gastar muito.

Porcelanato

Diferente da cerâmica, o porcelanato para banheiros oferece maior durabilidade. Entre as diferentes características, ele pode ser encontrado em diversos formatos e texturas, facilitando assim para aqueles que pretendem dar novos ares ao banheiro. Alguns imitam texturas de madeira, mármore ou outros materiais.

O único cuidado ao escolher o porcelanato como revestimento para seu banheiro é que geralmente, esse material costuma ser liso que os pisos cerâmicos. Por sua composição ter como um dos ingredientes principais a porcelana, isso torna o material liso e impermeável. Alguns porcelanatos mais modernos possuem leves ranhuras que podem tornar o material mais aderente. Se você pretende que seu banheiro ganhe um ar moderno e sofisticado, essa será sua melhor aposta!

Esse projeto foi desenvolvido por Angela Meza Arquitetura & Interiores.

Carpete no banheiro

Banheiro  por GAL srl
GAL srl

Cristallo fisso in cristallo e acciaio inox_AC6 YOUNG

GAL srl

Pouco usual no Brasil, o carpete inteiriço no banheiro é de uso comum em casas e apartamentos nos Estados Unidos e na Europa. Nesses países, o clima interfere diretamente nessa escolha, afinal, ninguém quer passar frio depois de sair do banho. Por aqui, essa ideia poderia ser usada em algumas regiões com clima igualmente frio. O carpete oferece maior conforto térmico e isolamento acústico. No inverno ele se tornar um aliado e traz economia de energia. Banheiros acarpetados por inteiro são muito mais confortáveis, pois seu revestimento permite além do conforto térmico, um toque macio aos pés, promovendo uma incrível sensação de relaxamento.

Se você busca o mesmo conforto, mas não está nem um pouco a fim de colocar um carpete inteiro no banheiro, é possível ter o mesmo resultado com tapetes menores. Procure as versões de carpetes mais absorvente e que podem ser lavados constantemente.

Banheira de cerâmica

A banheira, antes tida como artefato de gente rica, se popularizou. Hoje é comum em muitos lares. A diversidade de materiais e modelos fez com que a banheira pudesse caber nos orçamentos e também nos banheiros de diversos tamanhos. A peça em cerâmica, ou louça, é uma das conhecidas e desejadas. As banheiras clássicas remetem ao passado e trazem conforto e praticidade de instalação. Por seu material, são ideias para que busca limpeza e durabilidade. Hoje em dia, podem ser encontradas em diversos tamanhos e cores, o que beneficia o material. Por isso, saem na frente de banheiras de hidromassagem ou de outros materiais, que acabam precisando de mão de obra especializada para instalação e diversas manutenções ao longo do tempo. Práticas, bem menores e sem necessidade de motores ou de alvenaria específica, as banheiras de louça são lindas! Quem pretende ter um lugar para relaxar no final do dia, está aí uma bela aposta.

Gostou das dicas? Já escolheu qual vai usar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!