SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Dicas para as suas máquinas de lavar durarem mais

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Todos os utensílios que temos em casa podem precisar de alguns cuidados especiais para que durem mais. Ás vezes, por pequenos hábitos errados, acabamos comprometendo o bom funcionamento do equipamento. Uma consulta ao manual, por exemplo, pode ajudar a entender melhor as necessidades e mecanismos dos equipamentos e até economizar a visita de um técnico.

No caso das máquinas de lavar roupas ou louças a história não é diferente. Até o local que escolhemos para elas podem interferir em sua vida útil. A umidade é uma das principais vilãs das máquinas. Se máquina de lavar roupas fica em um local onde ela pode pegar chuva, melhor achar outro cantinho. Pense bem antes de planejarsua lavanderia.

Reunimos abaixo algumas dicas sobre como cuidar melhor de suas máquinas de lavar para que a durabilidade delas seja maior e você ainda consiga evitar reparos desnecessários. Confira!

Gavetas ou dispenser

Não pense que aquelas gavetinhas com marcações exatas para sabão, amaciante e alvejante estão ali por puro modismo ou conveniência. Elas foram desenvolvidas para trazer as medidas exatas de cada um dos produtos que devem ser usados durante um ciclo de lavagem. Se você costuma colocar qualquer um dos produtos a mais dentro da lava roupas, saiba que está fazendo errado! O excesso de qualquer um dos produtos pode chegar a entupir a lavadora. Antes de programar a lavagem, tenha noção da quantidade e do tipo de roupa a ser lavada. Isso vai influenciar diretamente na quantidade de produtos a serem depositados nas gavetas. Sabão ou amaciantes a mais podem causar até acumulo de gordura dentro da máquina, prejudicando seu desempenho e comprometendo peças internas como placas e rolamentos.

Visor

O visor ou a tampa também podem ser vítimas de sujeiras indesejáveis. O ideal é mantê-lo limpo, fazendo uma rápida limpeza uma vez por semana. O produto mais indicado para esse uso é o sabão neutro. Limpa vidros ou outros produtos mais corrosivos podem danificar o vidro e também a pintura da máquina de lavar. Nem álcool, removedores ou outros produtos que contenham substâncias abrasivas devem utilizadas nesse tipo de limpeza. Pode acontecer uma reação química com o esmalte utilizado e comprometer, além da superfície da máquina, a saúde de quem estiver aplicando o produto.

Essa dica é válida para máquinas de lavar roupas ou louças. Não importando sua marca, capacidade ou revestimento externo.

Lacre das portas ou tampas

A borracha que reveste as portas, tampas e muitas vezes até as travas das máquinas de lavar também precisam de limpeza periódica para que se mantenham em perfeito estado. O sabão e água que podem ficar acumulados ali podem formar uma crosta e impedir que as portas se fechem com segurança. Em alguns modelos é possível remover essa peça e limpar com água e sabão neutro. Se isso não for possível em sua máquina de lavar roupas ou louças, você pode fazer o serviço utilizando um pincel e um pano úmido com uma solução de água e sabão. Depois da limpeza, seque bem todas as partes com um pano limpo e seco. Lembre-se de não deixar resíduos acumulados.

Filtro

Apartamento Lago Norte: Cozinhas  por Carpaneda & Nasr
Carpaneda & Nasr

Apartamento Lago Norte

Carpaneda & Nasr

Há máquinas de lavar que permitem que o filtro seja retirado com mais facilidade. Outras, só uma lavagem mensal – que você aprende logo abaixo – pode alcançar essa peça. Antes de cogitar fazer esse tipo de procedimento, verifique o manual para ter certeza onde se encontra essa peça em seu equipamento e quais as instruções para limpeza. Há também períodos determinados para que a limpeza seja feita. É recomendado que sejam usados produtos neutros ou vinagre branco, porém, se o manual de instruções indicar outro produto, obedeça!

Condensador

Algumas máquinas que comungam as funções lava e seca para roupas utilizam o condensador para a função de secagem. Essa peça tem como função aquecer o ar para que a roupa seque, e depois recolhe-lo e esfriá-lo, transformando o conteúdo em água novamente. Em algumas máquinas essa água é dispensada pela mangueira e em outros é preciso retirar após o final do ciclo.  

Esse tipo de máquina é perfeito para quem mora em apartamento e não tem espaço para secar roupas, no entanto, o condensador deve ser limpo tão frequentemente quanto os outros filtros e acessórios. Algumas máquinas já possuem condensadores auto limpantes, que facilita esse trabalho. Porém, esses modelos costumam ser um pouco mais caros que os comuns, já que o trabalho exige paciência.

Peneira de fiapos

Diferente do filtro da máquina de lavar, que tem como função filtrar os resíduos que podem vir junto com a água, e impedir que eles caiam no sistema de lavagem, o filtro de fiapos retém pequenos fiozinhos que se desprendem das roupas no momento da lavagem. O problema é que se você não limpar essa peneira, todo resíduo acumulado ali pode se espalhar para as roupas nas próximas lavagens. O ideal é que assim que termine o ciclo, a peneira seja limpa com água corrente. Outra dica bastante importante é reservar um dia para lavar toalhas e outros tecidos que são campões em fiapos. Não misture com roupas do dia-a-dia, além de ficar mais difícil de tirar os resíduos da máquina de lavar, você pode estragar alguma roupa que adora.

Essa lavanderia, que pode ser utiizada como modelo para a sua casa, foi desenvolvida pelo escritório de Porto Alegre, Ideia1 Arquitetura.

Extra: Como remover maus odores

Depois | Lavanderia :   por Studio M Arquitetura
Studio M Arquitetura

Depois | Lavanderia

Studio M Arquitetura

Não tem jeito, sempre algum mau odor pode acabar aparecendo em sua máquina. Para evitar que isso aconteça, é recomendado que pelo menos uma vez por mês se faça uma lavagem preventiva. O ideal é programar a máquina para uma lavagem completa, com o nível máximo de água permitida. Alguns colocam um litro de alvejante, outros preferem colocar meio litro de água sanitária e outros ainda preferem substituir os produtos por vinagre branco destilado. A decisão fica ao gosto do cliente, porém, nesse caso, vale recorrer novamente ao manual de instruções. Se sua máquina tiver a opção de água quente, coloque no máximo. Dependendo do uso da máquina no dia-a-dia e dos cuidados para sua manutenção, essa limpeza pode ser feita de dois em dois meses.

Para prevenir os maus odores entre essas limpezas, a indicação é deixar a tampa da máquina aberta por alguns minutos até que o tambor ou o cesto sequem completamente. Usar um pano seco, macio e limpo para secar o compartimento interno da máquina também auxilia nessa tarefa.

Deixar a roupa por muito tempo parada na máquina, depois de um ciclo de lavagem também contribui para que o mau cheiro se instale. Fique atento, assim que a lavagem terminar, pendure a roupa e deixe a máquina aberta.

Gostou das dicas? Quais delas você pretende começar a seguir hoje?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!