Dicas homify: como remover o mofo do banheiro!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Em alguns ambiente da casa, por mais que tomamos muito cuidado, não estamos livres das ações do tempo principalmente em um ambiente como o banheiro. Um grande vilão deste cômodo é sem dúvida o mofo. Ninguém gosta de ter mofo ou bolor em casa, além de serem desagradáveis para o nariz e os olhos, eles podem representar riscos sérios à saúde das pessoas, causando alergias e doenças respiratórias.

 O mofo pode começar como apenas uma pequena mancha e tornar-se uma visão feia e  repugnante. Felizmente, você não precisa de materiais caros para resolver este problema doméstico. Basta seguir esse passos simples para retirar o mofo rapidamente, logo você terá um ambiente limpo, e um ambiente agradável.

banheiro é um ambiente que necessita de cuidados diários, dá para incorporar estas soluções práticas e simples no dia-a-dia. É possível evitar o mofo.  Torna-se mais fácil de limpar se você faz com frequência. Com essas dicas, espero que você consiga manter seu banheiro sempre limpo e livre dessas indesejáveis bactérias. 

Principais causas do mofo

O mofo é um de fungo que surge através dos espórios, células quase microscópicas que encontramos flutuando no ar. Os espórios crescem em áreas mal ventiladas e ambientes fechados e preferem locais escuros e úmidos para realizar a reprodução, por isso o mofo é um incômodo frequente em chuveiros e outras partes do banheiro. Ele pode ser bastante prejudicial à saúde, dependendo da quantidade de mofo e de quão grande é a área que cobre. Por isso, é muito importante detectar e se livrar do mofo para manter você e sua família saudável, uma vez que pode desencadear reações alérgicas e prejudicar seus pulmões se for inalado diretamente.

 Mantenha um banheiro arejado e limpo como este banheiro desenvolvido pela arquiteta Renata Matos.

O que você vai precisar:

Além das receitas caseiras, existem nos supermercados produtos tira-mofo, que normalmente vêm em embalagem com borrifador. O uso de um removedor de mofo e bolor é a opção mais prática, visto que esses produtos não exigem preparação prévia e, geralmente, contêm cloro como ingrediente ativo, eliminando de maneira eficaz os esporos que causam o mofo. Mas antes de comprá-los, fique atenta aos componentes daquilo que você pretende adquirir. “O mais é importante notar se na composição se há cloro, formaldeído ou glutaraldeído, ou hidróxido de sódio que são as substâncias mais eficazes em eliminar estes microrganismos. Aplique o produto na área em que se encontra o mofo, aguarde alguns minutos e use uma esponja para remover.

Este banheiro é projetado pela arquiteta de interiores Anaíne Vieira Pitchon.

Removendo o mofo das paredes e pisos

Com o passar do tempo as sujidades e o mofo podem ficar impregnadas no rejunte, tornando mais difícil e demorada a tarefa da limpeza ou até mesmo impossível ser removido, resultando num aspecto bastante desagradável. Para acabar como o mofo das paredes e pisos do banheiro a receita é simples: para cada litro de água misture 100 ml de água sanitária e passe essa mistura usando uma esponja áspera nos locais onde houver mofo. Além das receitas caseiras, existem nos supermercados produtos tira-mofo, que normalmente vêm em embalagem com borrifador. Aplique o produto na área em que se encontra o mofo, aguarde alguns minutos e use uma esponja para remover. Outra boa dica de como evitar o mofo é pintar as paredes e o teto do banheiro usando tinta anti-mofo. Antes de aplicá-la é importante limpar bem a superfície usando a mistura de água sanitária, para evitar que o mofo retorne.

Removendo o mofo da banheira

O acúmulo de umidade e a falta de circulação de ar em uma banheira podem levar ao crescimento desses esporos desagradáveis. Para se livrar do bolor e das manchas na banheira, use a mesma solução caseira utilizada para a remoção do mofo nos azulejos do box, deixe agir,  e depois limpe. Logo, sua banheira estará higienizada e pronta para o uso. 

Este banheiro é um projeto de Brunette Facarolli Arquitetura e Interiores.

Removendo o mofo da pia

Nosso primeiro AP: Banheiro  por Coutinho+Vilela
Coutinho+Vilela

Nosso primeiro AP

Coutinho+Vilela

A pia é a parte do banheiro mais usada e, por isso, precisa de cuidados diários. O segredo é manter esse item sempre limpo e higienizado. Além da limpeza frequente na pia do banheiro, também é necessário fazer uma limpeza mais profunda para evitar mofo e outros  residuos mais resistentes 

Prevenindo o mofo

Se seu banheiro tem problemas frequentes com o crescimento de fungos, e você não tem um local que permita que o ar passe, considere a instalação de janelas ou respiradouros, como ventilação interna ou uma saída pequena de ar, assim, o ambiente ventila de forma adequada.  É ideal que a luz do sol incida em todos os cômodos, deixe a casa sempre ventilada, especialmente as áreas úmidas, como banheiro. Uma boa dica valiosa para evitar que o mofo invada seu banheiro novamente , é pintar as paredes do teto do banheiro com tinta anti-mofo. Antes de aplicar a tinta é importante limpar bem toda a superfície para evitar que o mofo retorne. 

Estas dicas foram úteis para você ? Comente aqui. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!