Como decorar a sua sauna ?

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

A história da sauna não é recente. Os primeiros registros do uso da fumaça à vapor apareceram na região da Finlândia, aonde a população local utilizava-se desta como instrumento de rituais e cerimônias religiosas. Já o banho de vapor ou sauna úmida, surgiu bem depois, na antiga Grécia. No entanto, foram os turcos que de fato se aprofundaram na técnica, com caldeirões de águas quentes, inventaram o famoso banho turco.

A técnica da sauna umedece, limpa as vias respiratórias, desintoxica e purifica. É comum realizar a queima de plantas como o eucalipto que proporcionam uma sensação de bem estar, embora nos dias de hoje, a prática de exalar um odor com fins terapêuticos, tenha sido ampliada para tratamentos cardíacos, respiratórios e até mesmo digestivos.

Quem possui uma sauna sabe o quanto esta é um ambiente de prazer e relaxamento. Por este motivo, seu espaço deve ser bem aproveitado e decorado, mas muitas vezes não sabemos como fazê-lo. Apesar de simples, você pode garantir uma decoração com o seu estilo com apenas alguns pequenos detalhes e atenção. Nesta matéria, você pode conferir algumas destas dicas e deixar a sua sauna com cara de um perfeito spa!

O piso

Existem dois tipos de sauna mais comuns: a sauna seca e a sauna a vapor. A sauna seca é construída com madeira, já a sauna a vapor deve ser construída com materiais impermeáveis como revestimentos cerâmicos. Por este motivo, a escolha do piso irá depender do tipo de aquecimento que for instalado, este pode ser à lenha ou elétricos. 

Paredes

O espaço da sauna deve manter um aspecto de local higiênico, a escolha do material de revestimento do local depende do aquecimento e segue normalmente o padrão em conjunto com o piso. Uma sauna seca pede materiais de madeira seca de fácil respiração, como é o caso do cedro e do mogno, já saunas à vapor necessitam de paredes de azulejo ou outros materiais impermeáveis.

Tendências

A decoração da sauna não precisa ser totalmente asséptica, sem colocar muitos objetos, é possível transforma-la em um ambiente mais versátil com apenas alguns detalhes. Um deles é a iluminação; um elemento essencial para trazer relaxamento. Uma tendência cada vez mais a ser explorada, são leds, luzes fluorescentes e luzes que suportem altas temperaturas. Lembre-se de utilizar a iluminação indireta com interruptor fora do ambiente.

Teto

O revestimento da sauna seca deve incluir o teto, este de preferência deve ser rebaixado para que o calor não se dissipe. Por este motivo, o isolamento térmico pode ser feito com vermiculita – mineral com propriedades térmicas e acústicas. Já o teto da sauna a vapor, deve ter uma inclinação igual a 10% do seu prolongamento, assim o vapor ao se transformar em gotas, escorrerá para a extremidade mais baixa, evitando cair sobre as pessoas.

Iluminação

O escritório Lage Caporali Arquitetas priorizou a neutralidade mantendo aspectos refinados com um design minimalista. Ao optar pelo mármore branco, o desenho geométrico de linhas retas com leve inclinação mantém um equilíbrio entre forma e material. Janelas grandes valorizam a vista para as montanhas e a iluminação natural favorece aspectos da arquitetura.

Objetos decorativos e tiras de madeira

Através de pequenos detalhes como relógio, iluminação, ou cestos de palha, toalhas é possível decorar o ambiente interno e externo. Elementos como tapetes na área externa da porta são funcionais inclusive evitar acidentes e o choque térmico ao sair da sauna. Para uma sauna seca, as tiras de madeira garantem um charme e um aspecto nórdico ao ambiente, lembrando que a madeira deve ser colocada por cima de uma camada de forro de lã de vidro.

Tipos de madeira

Para saunas secas, a predileção pela madeira é unanime, esta deve passar por um processo de secagem especial antes de ser aplicada. A espécie que está em primeiro lugar na lista é o cedrinho, seguida pelo mogno, cumaru, cedro e angelim. Recomenda-se que a madeira não seja muito dura, para maior facilidade ao dar acabamento. O cedrilho apresenta um tom avermelhado, mas existem opções mais claras. Os assentos da sauna de madeira devem ser móveis para facilitar os encaixes e manutenção do local.

Pronto para dar uma repaginada na sua sauna?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!